Brasil,

Vai viajar? Veja alguns hábitos ao volante que podem adiar a chegada ao destino

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rodrigo Samy
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

Na preparação de uma viagem de automóvel deve constar uma revisão detalhada, uma boa noite de sono e um planejamento assertivo (mapas, telefones úteis, percurso, paradas e distância). Todavia, nada adianta se antecipar com as tarefas que antecedem a saída se alguns hábitos ao volante forem mantidos. São detalhes, mas alguns podem acabar com o passeio. A maior parte deles se tornaram usuais por conta de ideias de outras gerações.

Um exemplo muito comum está na leve acelerada que o motorista dá antes de desligar o motor. Tal atitude, resulta num maior acúmulo de combustível dentro do cilindro, que por sua vez acaba não queimando por completo. O excesso da gasolina acaba contaminando o óleo e prejudicando o sistema como um todo. Acelerar o carro antes de desligar vem da época dos veículos com motores dois tempos, onde havia a mistura do combustível com o lubrificante. Aquela ‘pisadinha’ no pedal antes de estacionar servia para diminuir a presença do combustível e do óleo no cilindro, diminuindo assim o atrito para o próximo funcionamento.

Outra moda antiga que não pode ser usada e que alguns motoristas insistem em fazer é andar na banguela. Saiba que o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), classifica o ato de "[rodar] desligado ou desengrenado em declive" como infração média. A ideia de economizar aproveitando o embalo nas descidas nasceu com os carros alimentados por carburador. Com o motor desengatado, a rotação entrava em giro mínimo e o consumo diminuía. Porém, na era da injeção eletrônica, criada para otimizar o uso do combustível, tal hábito não faz sentido, além de sobrecarregar o sistema de freio.

Apoiar a mão em cima da alavanca de câmbio também é uma maneira de condução prejudicial. “Ao fazer um esforço extra, é possível que o trambulador, bem como os coxins (peças de borracha que suportam a estrutura das marchas) se desgastem com maior rapidez. Sem esses itens responsáveis pelo ajuste fino na hora das trocas é possível que o motorista fique na estrada sem a possibilidade de selecionar as velocidades do motor”, explica Bruno Cielo, especialista técnico de produtos e serviços da DPaschoal e responsável pela garantia da Qualidade dos fornecedores.

Outro ponto importante para destacar e que é muito comum entre alguns motoristas, vem do costume de dirigir com o pé encostado na embreagem, essa prática aumenta o desgaste do disco, diminuindo a vida útil da peça. Portanto, a dica é, mantenha o pé totalmente fora do pedal após a troca da marcha. Alguns carros têm até o suporte para você apoiar fora do pedal.

Com relação aos pneus, além da calibragem frequente e da manutenção corretiva (alinhamento e balanceamento), o técnico chama a atenção para alguns hábitos inadequados, que podem ser evitados. Um deles é estacionar com o pneu apoiado no meio-fio, hábito muito comum e que pode ser percebido facilmente pelas ruas, principalmente quando há vagas de 45 graus. “Estacionar com os pneus apoiados no meio fio pode ocasionar uma fissura na estrutura da malha interna de aço dos pneus, o mesmo pode ocorrer quando o veículo sobrepassa por uma calçada, onde o impacto é ainda maior”, reforça.

As rupturas na malha interna por utilização incorreta podem ser percebidas quando se perde rapidamente a pressão do pneu e quando ocorrem vibrações no volante em rodovias. “A bolha ou rachadura na manta de aço, ocasionada pela fissura, interfere no rodar suave, fazendo com que ocorra uma trepidação semelhante aos pneus desbalanceados”, reforça.

O meio-fio pode ser mais maléfico ainda se a avaria chegar a ser tão grande ao ponto de ela se transformar em uma bolha na parte lateral do pneu. “Muitas vezes ela estoura com o calor ou esbarrando em alguma pedra. Ou seja, prejuízo na certa e atrasos para a chegada ao destino. Por isso, reveja todos os hábitos ao volante”, finaliza o técnico da DPaschoal.

Sobre a DPaschoal

Desde 1949 a DPaschoal atua na prestação de serviços de manutenção automotiva para veículos leves e pesados com a premissa do SER – Sustentabilidade, Educação e Responsabilidade Social. Com 120 lojas em 08 estados e mais de 100 municípios, a DPaschoal busca economizar tanto para seus clientes, como para o planeta. Seu princípio é o de medir e testar, com ferramentas exclusivas, para avaliar a real necessidade de ter que trocar peças ou pneus com total transparência e honestidade. A DPaschoal possui uma universidade interna e o Centro de Treinamento Técnico e Inovação para garantir que os profissionais sejam altamente qualificados. O grupo DPaschoal também conta com Fundação Educar que atua ativamente na comunidade com projetos sociais, a DPK - especialista em distribuição automotiva para todo o Brasil e o Maxxi Training integrando fornecedores na capacitação de profissionais do mercado, além da Daterra que se preocupa em desenvolvimento de projetos e pesquisas agrícolas sustentáveis.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar