Brasil,

Parque das Neblinas é exemplo em Regeneração Natural Assistida

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Angélica Consiglio
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

A reserva foi apresentada como um case de sucesso no lançamento de estudo promovido pelo WRI Brasil (Resources Institute)

O Parque das Neblinas, reserva ambiental da Suzano gerida pelo Instituto Ecofuturo, foi destaque em evento promovido pelo WRI Brasil (sigla para World Resources Institute) para o lançamento do estudo “O papel da regeneração natural assistida para acelerar a restauração de florestas e paisagens”. A pesquisa levantou e sistematizou 24 experiências práticas que adotaram esta técnica de restauração como parte da sua abordagem, sendo 15 delas no Brasil – e o Parque foi um dos cases selecionados.

A Regeneração Natural Assistida (RNA) é um meio termo entre a recuperação natural e o semeio de árvores e foi a técnica escolhida para o manejo da maior parte do território que hoje é conhecido como Parque das Neblinas. A área, que atualmente protege 7 mil hectares de floresta em diferentes estágios de regeneração, passou por diversas transformações: a vegetação primária do local foi desmatada nas décadas de 1940 e 1950 por uma indústria siderúrgica para produção de carvão – com o mesmo fim teve início a silvicultura de eucaliptos na década de 1960. Já nos anos de 1990, a Suzano decide transformar o território em uma reserva de uso sustentável e, com a gestão do Ecofuturo, mudou a história da área.

Uma das principais ações de RNA aplicadas no Parque começou em 2008, com a reintrodução da palmeira-juçara (Euterpe edulis), espécie ameaçada pela extração ilegal do palmito, por meio da dispersão de sementes. As sementes são originadas de frutos comprados na região do Parque, fomentando a cadeia local e estimulando a renda da comunidade.

O evento, em parceria com Instituto do Homem e Meio Ambiente (Imazon), Instituto Centro de Vida (ICV) e Suzano, buscou incentivar a adoção das práticas de utilização do RNA na Amazônia, em especial nos estados de Mato Grosso e Pará.

“Ficamos felizes em compartilhar nossa experiência sobre a restauração do Parque das Neblinas. O Parque é a materialidade dos bons resultados que a técnica de Regeneração Natural Assistida pode oferecer quando implantada com estudo e conhecimento”, afirma Michele Martins, analista de sustentabilidade do Ecofuturo, que compartilhou a história do Parque no evento.

Acesse o estudo completo e confira o webinar Regeneração Natural Assistida: Como podemos ajudar a floresta a se recuperar.

Sobre o Instituto Ecofuturo

Organização sem fins lucrativos, fundada em 1999 e mantida pela Suzano, o Instituto Ecofuturo contribui para transformar a sociedade por meio da conservação ambiental e promoção do conhecimento. Entre as principais iniciativas está a gestão do Parque das Neblinas, onde são desenvolvidas atividades de educação ambiental, pesquisa científica, ecoturismo, manejo e restauração florestal, e participação comunitária. Conheça mais sobre o Ecofuturo em ecofuturo.org.br, e acompanhe em facebook.com/InstitutoEcofuturo, youtube.com/institutoecofuturo e instagram.com/ecofuturo.

Sobre o Parque das Neblinas

Reconhecido pelo Programa Homem e Biosfera da UNESCO como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, o Parque das Neblinas é uma reserva ambiental da Suzano, gerida pelo Ecofuturo, com 7 mil hectares. No local, são desenvolvidas atividades de ecoturismo, pesquisa científica, educação ambiental, manejo e restauração florestal e participação comunitária.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar