Brasil,

Preservação das nascentes na Serra do Japi é estratégica para a segurança hídrica futura

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Livia Haddad
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo

Evento em Jundiaí abordou a importância das águas subterrâneas, além de destacar outros temas relevantes para a preservação da água e da Serra

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, Jundiaí recebeu nesta semana intervenções culturais com projeções de vídeo para sensibilizar a comunidade sobre a importância da conservação da água e da Serra do Japi. Dia 22, à tarde, também aconteceu ciclo de palestras no Centro de Referência em Educação Ambiental (CREAM), no bairro Santa Clara, inserido no território da Serra do Japi, que abordou temas relevantes como a importância das águas subterrâneas e a necessidade do uso de fontes de água local para abastecer a região. O evento contou com a participação de autoridades, entre elas, o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, o prefeito de Limeira e presidente do Consórcio PCJ, Mário Botion.

Ainda participaram do evento, o diretor de Mananciais da DAE Jundiaí e vice-presidente do Consórcio PCJ, Martim Ribeiro, o gerente de assuntos corporativos da Coca-Cola FEMSA Brasil, André Porto, o coordenador regional da América do Sul da Global Environment & Technology Foundation (GETF), Márcio Dionísio, a presidente da SAB Santa Clara, Hanah Traldi, a superintendente da Fundação Serra do Japi, Vânia Nunes, a gerente técnica do Consórcio PCJ, Andrea Borges, e o gerente de Sustentabilidade da Coca-Cola para América Latina e representando a The Coca-Cola Foundation, patrocinadora do projeto Olhos da Serra, Rodrigo Brito.

Para o prefeito de Jundiaí, o Projeto Olhos da Serra tem uma característica especial. “Esse trabalho está embasado no tripé que envolve setor público, a iniciativa privada e a sociedade civil organizada, na atuação pela preservação a partir das suas competências”, disse Machado durante a abertura do evento.

O prefeito de Limeira e Presidente do Consórcio PCJ atentou para os temas atuais que impactam a segurança hídrica regional e a importância de projetos como esse para a mitigação dos reflexos dos eventos hidrológicos extremos, que só serão solucionados com o envolvimento de todos os stakeholders. “Os desafios atuais da gestão de recursos hídricos serão superados com a integração de municípios, empresas e sociedade. Exemplo disso é o Sistema Adutor Regional, que levará água das novas barragens, em Amparo e Pedreira, para várias cidades das Bacias PCJ e nesse contexto, a participação de Jundiaí é de extrema relevância, inclusive com a adesão do município como membro oficial do Consórcio PCJ para termos mais força política nessas negociações”, comentou Botion.

André Porto, gerente de Assuntos Corporativos da Coca-Cola FEMSA Brasil, observou que a parceria no Projeto Olhos da Serra está alinhada ao compromisso da empresa em colaborar para o desenvolvimento local e para a preservação do meio ambiente nas comunidades onde atua. “Em Jundiaí, onde estamos presentes desde 2003, temos buscado ser reconhecidos não somente como bons vizinhos, mas, sobretudo, como parceiros efetivos do município em ações e iniciativas voltadas à promoção de transformações essenciais para o futuro, como é caso do Projeto Olhos da Serra”, destacou.

O ciclo de palestras começou com a abordagem sobre a relevância da biodiversidade da Serra do Japi e a importância de preservá-la, realizada por Vânia Nunes. Em seguida, a presidente da SAB Santa Clara, acompanhada da pesquisadora Raquel Carnivalle, explicaram acerca do papel da Associação na preservação do local e as atividades previstas do Projeto Olhos da Serra.

O diretor de Mananciais da DAE Jundiaí e vice-presidente do Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ, Martim Ribeiro, ressaltou a demanda futura de água para a região e os projetos para ampliar a disponibilidade hídrica a partir das fontes de água presentes na Serra do Japi, demonstrando como o local é estratégico para o desenvolvimento sustentável da sub-bacia. “São mananciais de qualidade muito boa. A preservação é estratégica no sentido de proporcionar segurança hídrica para o município. E essa parceria com agentes privados e sociedade civil é uma das premissas de missão e valores da empresa, pois fazemos uma gestão compartilhada dos recursos hídricos”.

O evento foi concluído com as apresentações sobre: Impactos de uso do solo nas bacias hidrográficas; Desafios das Bacias PCJ, Sorocaba-Médio Tietê e Alto Tietê para a segurança hídrica; Responsabilidade socioambiental corporativa da Coca-Cola Brasil; e Plataforma de projetos da Fundação Coca-Cola na América Latina; ministradas por Afonso Peche (pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas), Andréa Borges, Rodrigo Brito e Marcio Dionísio, respectivamente.

Projeções de vídeo em pontos estratégicos de Jundiaí

A ação cultural aconteceu em cinco pontos da cidade: na DAE Jundiaí, Igreja Santa Clara, Igreja Nossa Senhora do Desterro (Matriz), Prefeitura de Jundiaí e no Maxi Shopping Jundiaí.

O vídeo projetado mostra as diversas formas da água e sua relevância para a vida na terra. As imagens eram acompanhadas de sons de movimentos da água, dando plasticidade sonora com o intuito de sensibilizar e emocionar o público que esteve assistindo.

O objetivo foi engajar as pessoas a conhecerem sobre o Projeto Olhos da Serra, e sensibilizar a população a participar na preservação dos recursos hídricos, já que a Serra do Japi é muito rica em nascentes, que abastecem mananciais da região. A iniciativa contou com o apoio e patrocínio da DAE Jundiaí.

Sobre o Projeto Olhos da Serra

O projeto Olhos da Serra tem como objetivo sensibilizar moradores, comunidade local, órgãos gestores e turistas sobre a importância da preservação e conservação da Serra do Japi (Jundiaí/SP), território caracterizado por sua relevante biodiversidade e riqueza hídrica. As ações desenvolvidas visam também incentivar os moradores a colaborar com as ações de monitoramento e fiscalização.

O projeto está sendo conduzido pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) e a Associação dos Amigos dos Bairros de Santa Clara, Vargem Grande, Caguassu e Paiol Velho (SAB Santa Clara), com o patrocínio da Coca-Cola Foundation. Também apoiam a iniciativa a Prefeitura Municipal de Jundiaí, a Coca-Cola FEMSA Brasil, a Coca-Cola Brasil, a Fundação Serra do Japi, DAE Jundiaí e a Global Environment & Technology Foundation (GETF).

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar