Brasil,

Roteiro de 5 dias pela Ilha da Madeira

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jessica Ferreira
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

Ponta de S Lourenco_Madeira_Natureza_052©Andre Carvalho Ponta de S Lourenco_Madeira_Natureza_052©Andre Carvalho

Confira lista do que não pode faltar em sua visita ao destino

O Arquipélago da Madeira tem inúmeras belezas naturais, monumentos históricos, vistas deslumbrantes e clima ameno o ano inteiro, além de contar com uma excelente infraestrutura com hotéis charmosos e ótimos restaurantes, tudo para tornar a sua visita ao destino inesquecível.

Se você está planejando uma viagem para a Madeira, não deixe de conferir este roteiro de cinco dias pela ilha.

1º dia

Funchal é o ponto de partida para quem pretende descobrir as belezas da maior ilha do arquipélago, a Madeira. Essa capital é cosmopolita, encantadora e muito receptiva, além de esbanjar cultura e uma gastronomia de qualidade. As atrações incluem restaurantes premiados, monumentos históricos e atividades que agradam a todos os visitantes.

A Zona Velha possui bares e restaurantes ideais para provar as lapas – um tipo de molusco local – e a poncha, bebida típica feita com aguardente de cana, limão e açúcar. Para comprovar a receptividade dos habitantes, faça uma visita ao Mercado dos Lavradores, que além de ser um dos principais centros comerciais da cidade, tem uma arquitetura magnífica.

Além disso, é nesta região que se pode embarcar para conhecer Monte, a parte alta da cidade. O percurso é feito a bordo de um teleférico e leva apenas 20 minutos, mas as paisagens ao longo da viagem são incríveis. No topo, não deixe de conhecer o Jardim Tropical Monte Palace. E para retornar até Livramento, utilize os carros de cesto – um transporte típico madeirense e bem divertido – para percorrer os dois quilômetros de descida.

Para conhecer os principais pontos históricos da cidade, uma excelente alternativa é o ônibus panorâmico. Este veículo com dois andares percorre os principais monumentos e pontos turísticos de Funchal. É uma verdadeira viagem pela história da ilha e da cidade.

2º dia

Dedique um dia inteiro para conhecer os muitos espaços verdes que existem na Madeira. Funchal, por exemplo, é conhecida como Cidade Jardim. São inúmeros parques, quintas e jardins para conhecer a variada flora madeirense. Entre as opções estão o Jardim Fortaleza do Pico e o Jardim Municipal, ótimos locais para curtir a natureza ao redor. O Jardim Botânico também não pode ficar de fora do passeio, com acesso pelo teleférico, que garante vista deslumbrante do vale da Ribeira de João Gomes.

Para quem busca uma maior imersão na natureza, caminhos centenários levam os turistas por recantos deslumbrantes da Madeira. Caminhar por um dos inúmeros canais de irrigação, mais conhecidos como levadas, é obrigatório. É impossível não se espantar com toda a beleza dos vales, rochedos e riachos, além do aroma das flores e a sensação do ar úmido da floresta na pele.

São cerca de 2 mil quilômetros de caminhos que dão acesso aos cenários exuberantes da Floresta Laurissilva, um Patrimônio da Humanidade de vegetação exótica, verdejante e única, que mais parece um cenário de filme. Aproveite a ocasião para praticar diferentes esportes radicais como canyoning, rapel, mountain bike, entre outros.

3º dia

A Ilha da Madeira é reconhecida mundialmente pelos seus vinhos. Devido à sua localização e processo de produção bastante curioso, o vinho madeirense é uma bebida complexa, de aromas ricos e intensos, que surpreende o paladar dos apreciadores. Por tudo isso, um passeio temático não poderia faltar no roteiro.

São diversas opções de passeios para quem quer degustar os famosos vinhos da Madeira. Uma delas é o tour que sai de Funchal com sentido às vinhas de Câmara de Lobos, principal município vitivinícola e produtor da bebida. O trajeto ainda percorre regiões emblemáticas do norte da ilha, como São Vicente e Porto Moniz, e inclui provas em adegas, passeios pelas vinhas, almoço típico madeirense e muitas outras atrações.

Outra opção é ir diretamente aos produtores, que mantêm adegas e wine bars espalhados pela ilha. Em Funchal, você pode provar o vinho de um dos mais de 650 barris que estão envelhecendo no Blandy’s Wine Lodge. O local também tem um museu sobre os vinhos produzidos pela Madeira Wine Company, uma das maiores produtoras da ilha.

4º dia

Com uma praia de nove quilômetros ininterruptos de areia dourada e águas de tons azuis, Porto Santo é um verdadeiro refúgio para os viajantes que querem tranquilidade e uma bela vista do Atlântico. A forma mais comum para chegar até esta outra ilha habitada do arquipélago é utilizar o ferry que sai pela manhã da Ilha da Madeira e retorna no fim da tarde.

O clima por lá é ideal para passar o dia todo na praia relaxando e curtindo a vista. A areia local tem propriedades terapêuticas comprovadas e a água do mar é usada em tratamentos de talassoterapia, devido às quantidades elevadas de estrôncio, crômio e iodo, elementos benéficos para a saúde.

Além de aproveitar o dia na praia, também é possível visitar a antiga residência do explorador Cristóvão Colombo transformada em museu. O ambiente recria com detalhes a casa onde o descobridor viveu, contendo retratos, mapas e outros itens antigos da época das navegações.

Não deixe de conhecer ainda o Pico de Ana Ferreira e o mirante da Pedreira, do qual se avista o Ilhéu de Fora e os picos do Facho e do Castelo. Aproveite as variadas opções de restaurantes da ilha e, após experimentar pratos deliciosos, curta um pôr do sol incrível saboreando uma lambeca, sorvete artesanal típico de Porto Santo.

5º dia

No último dia, aproveite para fazer atividades tranquilas, como um passeio de barco pela costa da Madeira para conhecer toda diversidade da fauna marinha da ilha. Esta é uma excelente oportunidade para conhecer melhor o arquipélago e avistar golfinhos, baleias e tartarugas. Além disso, durante os passeios é possível mergulhar, relaxar e curtir o dia nas praias e ilhas da região.

Um dos passeios é o de catamarã pela costa, chamado Rota das Fajãs. Saindo da Marina de Funchal, o trajeto percorre todo o sudoeste da ilha até chegar à Ponta do Pargo, passando por cenários incríveis e, muitas vezes, ainda intocados. A embarcação faz uma longa parada para a prática de esportes aquáticos, como snorkeling, stand up paddle e caiaque.

Outra opção é ir até as ilhas Desertas e conhecer o último refúgio do lobo-marinho, espécie que se encontra em recuperação populacional. Os viajantes também são convidados a nadarem em uma agradável baía de águas azuis. O local é uma área protegida e um importante centro de nidificação de aves marinhas.

Sobre a Ilha da Madeira

Considerado o melhor destino insular do mundo, a Ilha da Madeira é um pequeno paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. De origem vulcânica, sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. O arquipélago é formado por um conjunto de ilhas, sendo as principais e únicas habitadas Madeira e Porto Santo. Há excelentes opções em balneários, monumentos históricos e ótimos hotéis e restaurantes, onde se pode provar a deliciosa gastronomia e os premiados vinhos madeirenses.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar