WTM Latin America 2022: com centenas de expositores confirmados, edição está consolidada como evento completo, democrático e plural

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcia Leite
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo

Evento será de 5 a 7 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo, marcando a abertura do calendário de eventos de grande porte do turismo na América Latina

Relacionamento. Conexão. Conteúdo qualificado. Reflexão. Estabelecimento de parcerias e fechamento de negócios. Essas são algumas das palavras atribuídas pelos expositores quando questionados sobre o porquê de suas participações na WTM Latin America.

Hoje, distante apenas um mês do evento e sob o comando do diretor Simon Mayle, a WTM Latin America 2022 confirma mais uma edição com centenas de organizações do mundo todo, reunidas para um encontro de exposição, relacionamento e debate de conteúdo qualificado sobre as pautas mais atualizadas da indústria.

Entre alguns dos expositores, estão a Autoridade Turística do Egito, Costa Rica Tourist Board, Disney Destinations, Estados Unidos, Maldivas, Ministério do Turismo do Uruguai, Pró-Colombia, Promperú, Serviço Nacional de Turismo do Chile (Sernatur), Turismo de Portugal, Visit Orlando (representantes de destinos e de governos internacionais); AM Resorts, Accor, Best Western, Hilton Worldwide, GJP Hotéis, Grupo DiRoma, Hotéis Othon, Iberostar Bahia, Meliá International Hotel, Palladium Hotel Group, Wyndham Hotels & Resorts (redes e operadoras hoteleiras nacionais e internacionais); Avis Budget Group, Localiza Rent a Car (locação de veículos); GTA -- Global Travel Assistance, Vital Card (seguro viagem); Resorts Brasil (associações e entidades de classe), Omnibees (distribuição); Costa Cruzeiros, Norwegian Cruise, Discover Cruises (cruzeiros); Europlus Operadora, FRT Operadora, MG3, Orinter Tour & Travel, Personal Brassil e Schultz (consolidadores, receptivos, operadoras e agências).

Sob a temática “A Magia Está de Volta”, esta edição segue com o propósito de conectar a América Latina ao mundo e o mundo à América Latina. “Como sempre, traremos expositores do mundo inteiro e não estamos medindo esforços para oferecer um conteúdo que circulará pelos nossos três pilares principais, que são Tecnologia, Diversidade & Inclusão, e Turismo Responsável. Entramos no último mês de preparo de um evento que é muito rico e tem muito a oferecer para todos que o integram”, diz Mayle, complementando que “a gente sabe que a pandemia não acabou e que há inúmeros outros desafios no mundo -- social, política, ambiental e economicamente falando. E tudo isso precisa ser considerado quando reunimos players de uma cadeia tão importante quanto o turismo, que movimenta outros mais de 50 setores econômicos.”

A Resorts Brasil compactua e confirma a reflexão apresentada por Mayle. “Esta edição da WTM Latin America é muito especial para a Resorts Brasil e para nossos associados. Os últimos dois anos foram muito desafiadores para o mundo e para o setor de turismo. Mas também aprendemos bastante neste período. Participar da WTM novamente é uma grande oportunidade de voltar a nos conectar fisicamente com os parceiros do setor e debater juntos o futuro do turismo. Queremos levar inspiração para a feira, provocando reflexões sobre importantes temas para o turismo, como inovação e sustentabilidade”. diz Ana Biselli Aidar, presidente Executiva.

Pavilhão da retomada

A WTM Latin America faz parte de um dos maiores organizadores de eventos do mundo e a retomada do pavilhão presencial vem sendo esperado pelos vários setores -- nacionais e internacionais.

A realização deste evento ocorre em linha com todas as recomendações e implementação de todos os protocolos sanitários necessários para cuidar de nossos os participantes do evento e que incluem, entre outros, a obrigatoriedade do uso de máscaras, a apresentação do certificado de vacinação, o distanciamento social e o uso de álcool em gel, além de outros que podem ser conferidos neste link.

“Sabemos que a pandemia ainda não acabou e que, muito provavelmente, vamos precisar viver com seus protocolos por muito tempo. Neste sentido, aprendemos ainda mais sobre a importância dos players do setor para dar confiança ao consumidor para viajar. Estamos falando de agências de viagens, operadoras, empresas hoteleiras, de locação de veículos e seguradoras, para dar alguns exemplos”, diz Simon Mayle, complementando que “o mundo voltou a investir em experiências e o viajante precisa estar seguro de suas escolhas. Por isso, precisamos criar conexões e vamos oferecer um pavilhão repleto e profundo neste sentido”, finaliza.

É na retomada dos eventos presenciais, também, que está a expectativa de expositores como a Wyndham Hotels & Resorts e Schultz. “Ser expositor na WTM Latin America faz parte da nossa estratégia de negócio, pois trata-se de um evento que nos possibilita visibilidade qualificada para a marca e também potencialização de vendas por meio de nossos parceiros operadores e agentes de viagem. Já é tradição nossa participação e nossa expectativa para este ano é ainda maior, uma vez que essa realização marca a retomada oficial do turismo em toda a nossa região”, diz Ilka Padula, diretora de Vendas Globais LATAMC da Wyndham Hotels & Resorts.

Aroldo Schultz, fundador e presidente da empresa que leva seu nome e que atua em diferentes nichos na indústria (de seguros à tecnologia, passando por operadoras e agências de viagem), também confirma a importância do evento presencial. “Nós participamos de todas as edições da WTM Latin America, incluindo sua edição virtual, no ano passado. Não temos dúvida de que os profissionais da indústria precisam se encontrar, tanto que nós mesmos estamos às vésperas de convenção anual”, diz o executivo.

“Nós já participamos de várias edições da WTM Latin America e confiamos no evento como uma de nossas estratégias de apoio à transformação da indústria, a fim de levar a tecnologia hoteleira a todos os parceiros. Não há dúvidas de que este é um dos maiores pontos de encontro do trade turístico latino-americano e que nossa presença está em linha com nosso projeto de desenvolvimento na região”, diz Rodolfo Delphorno, Diretor de Vendas e Marketing Omnibees.

Importância do Brasil para destinos internacionais

O mercado brasileiro segue estratégico para destinos internacionais que já confirmaram presença na WTM Latin America 2022.

Entre eles está a Colômbia, com seus inúmeros atrativos. “O Brasil continua sendo um dos mercados mais importantes para o nosso turismo e, justamente por isso, é muito importante estarmos preparados para a retomada do pavilhão da WTM Latin America. Vamos reunir líderes e empresários que, juntos, vão falar sobre as inúmeras oportunidades que nosso destino oferece ao mundo inteiro e aos brasileiros”, afirma Nicolás Casasfranco, Diretor da Procolombia Brasil.

É do turista brasileiro, também, que se originam os visitantes considerados muito estratégicos para o Chile, país que detém a marca do deserto mais árido do mundo e de inúmeros contrastes, com várias opções turísticas que estão posicionando o destino como um dos preferidos pelos brasileiros. “O Brasil é um dos nossos principais emissores, com gasto médio individual diário de US$ 95,30 (em 2019, último ano antes da pandemia), o segundo maior mercado emissor, atrás apenas do mercado chinês. Nossa expectativa este ano é receber 164 mil brasileiros”, diz Andrea Wolleter, diretora do Serviço Nacional de Turismo do Chile (Sernatur). A executiva complementa que “dada a importância do mercado brasileiro para o Chile, a WTM Latin America é um evento muito relevante para o nosso país e nossa participação será muito estratégica, capaz de apresentar nossas atrações e novidades”, conclui.

Para além da região sul-americana, a América do Norte também vê o turista brasileiro por sua importância estratégica. “O Brasil sempre foi e continua sendo um dos principais mercados internacionais para o SeaWorld Parks & Entertainment. Mesmo durante o período das restrições de viagens e fronteiras americanas fechadas, nós mantivemos a nossa presença e o relacionamento próximo com o trade brasileiro. Agora, estamos ansiosos para participar da WTM Latin America, que reúne os grandes players do nosso mercado. A edição deste ano será ainda mais especial, pois poderemos reencontrar presencialmente os nossos principais parceiros, os agentes de viagens, e apresentar as nossas mais novas atrações dos parques: a Ice Breaker no SeaWorld Orlando e a Iron Gwazi no Busch Gardens Tampa”, conta Leonardo Fortes, gerente de Marketing e Vendas do SeaWorld Parks & Entertainment no Brasil.

Sobre o World Travel Market

O portfólio do World Travel Market (WTM) compreende os principais eventos de viagens, portais online e plataformas virtuais em quatro continentes, gerando mais de US$ 7,5 bilhões em negócios do setor.

Sobre a WTM Latin America

A WTM Latin America ocorre anualmente em São Paulo e atrai cerca de 19 mil profissionais de turismo durante três dias de evento. A feira oferece conteúdo qualificado, além de networking e oportunidades de negócios. Em sua nona edição -- a primeira 100% virtual, realizada em 2021 -- a WTM Latin America seguiu seu foco na geração efetiva de negócios e atingiu a marca de 4.200 encontros realizados entre compradores, agentes de viagens e expositores.