Brasil,

Uma experiência gastronômica em Moeda (MG)

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Malu Rabello
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

Recém-inaugurado, restaurante Trem traz as raízes mineiras à tona com boa gastronomia e música, em um espaço simples, requintado

O dialeto é a característica mais própria de um povo e no vocabulário ‘mineirês’, não existe nada mais próprio que a palavra Trem. Trem serve para tudo! Até mesmo para nomear o mais novo empreendimento gastronômico do charmoso município de Moeda, cravejado entre as belas alterosas de Minas Gerais.

Muito mais que um restaurante, o Trem Gastronomia Raiz é uma experiência para quem aprecia viver bons momentos em um ambiente que tornou contemporâneas as raízes mineiras e oferece aos visitantes pratos originais e com características individuais, música de qualidade e muitos causos. Um dos sócios, Luiz Antunes, descreve o espaço como simples e sofisticado ao mesmo tempo.

“O Trem é um simples sofisticado. Aqui, nós oferecemos aos clientes a mais tradicional gastronomia mineira de uma forma ímpar. Nossos pratos foram pensados com ingredientes bastante conhecido pelos mineiros, agraciados com um pouco de criatividade a partir das delícias que sem perceber consumimos no dia a dia. Falando assim, parece até que inventamos moda demais, né? Mas, não! Servimos comida mineira de uma forma na qual as pessoas vão imergir em um emaranhado de sabores e aromas típicos de Minas Gerais”, descreve.

Nada de clichê. Este é um lugar para admiradores da boa gastronomia, mas, acima de tudo, para aqueles que valorizam um bom atendimento, uma cerveja artesanal ou um bom vinho, e querem conhecer novos cantos, sair da cidade e experimentar um pouco de vida simples, sabor de raiz, memória de infância.

Para comer

Luiz também conta que os pratos são releituras de tracionais refeições do Estado. Um exemplo é o famoso mexido, transformado em Risoto Caipira e servido numa charmosa panelinha rústica. Outra sugestão, desta vez de sobremesa, é o Pudim de Tapioca, uma mistura de duas receitas amadas nessa região. Ainda há a dica do Trem de Asinha Recheada, uma asa de frango artesanal, desossada e recheada com provolone e calabresa.

“Para lembrar minha infância e quando eu e minha família ficávamos rodando o fogão a lenha da casa da vó, incorporamos ao cardápio a tradicional carne de lata acompanhada de farofa de jiló e mandioca. Aqui trafegamos entre o clássico e o moderno. Temos também porções de piabinha, de torresminho à pururuca, linguiça artesanal e outras coisas gostosas que a gente só come no interior”, conta Luiz.

A alta gastronomia não para por aí. Luiz ainda reforça que a linguiça, bem como a carne de lata e outros ingredientes a base da carne de porco, são produzidos na fazenda da própria família. Tudo feito de forma artesanal e sem conservantes. Aos sábados, o restaurante serve feijoada com open de caipirinha e sempre ao som de chorinho e samba raiz.

Para beber

A carta de drinks também é rica assim como o cardápio. Frutas da terra, ingredientes selecionados e típicos do Estado compõe a diversidade de possibilidades que são servidas tanto com o gin, quanto com a vodca e, evidentemente, com cachaça. Uma boa pedida para refrescar é o drink Moscow Mule, servido na caneca de cobre.

Além disto, a carta de cervejas também é farta de rótulos de cervejarias mineiras, chopp Krug e de vinhos renomados. “Temos a intenção de oferecer ao cliente a melhor opção possível. Por isso, pensamos minimamente em detalhes que podem contribuir para a melhor experiência possível. Sabemos que o paladar talvez seja a principal chave para cativar os visitantes. Então fazemos uma seleção criteriosa de qualquer ingrediente ou bebida que serviços”, explica o sócio.

Arquitetura

Foi pensando em oferecer conforto e privacidade para o público que o arquiteto Diego Jaques Teixeira idealizou o espaço. “O grande desafio desse projeto foi fazer um ambiente que transmitisse a raiz da mineiridade, sem entrar num clichê de restaurante mineiro com aquele estilo colonial ou de fazenda. O que fizemos foi criar algo moderno, de bom gosto, mas que também fosse simples”, ressalta.

Diego ainda confessa que o intuito é receber as pessoas e motiva-las a ficar. Como se fossem abraçadas pelo ambiente. Para isso, o arquiteto usou teto preto com alguns pontos verdes para destacar apenas a iluminação e induzir a visualização do cliente para todo espaço. E não bastasse este acabamento superior, a entrada do restaurante é inspirada na famosa estação ferroviária de Moeda.

“Na recepção fizemos um hall de entrada em homenagem a estação ferroviária da cidade. É um local instagramável, assim como vários pontos do restaurante. Para lembrar as pedras que são usadas nas ferrovias, utilizamos muro gabião decorativo e fizemos uma homenagem a Raul Seixas pela música ‘Olha o Trem’, porque a temática do espaço conversa com musicalidade”, finaliza, Diego Jaques Teixeira.

Música e cultura

De sexta-feira à domingo, a programação oferece música ao vivo. “Sabemos que o mineiro gosta de fartura, de reunir os amigos e familiares para conversar e passar o tempo, isso tudo fica melhor num local aconchegante, com cardápio original e boa música. Pensando nisso, e para que a experiência seja ainda mais completa, incluímos uma programação cultural com shows diversificados que vão do jazz ao samba de raiz”, explica Luiz.

Dentre as atrações residentes estão os grupos O Vitrola, Sérgio Danilo com Jazz com Bagatelas Quarteto, os violeiros Igor Moura e Zaqueu da Craviola, e a cantora de Belo Vale (MG), Lilian Cruz. Toda a programação cultural fica disponível na página do Instagram do Trem. A agenda pode ser conferida pelo Instagram.

Reservas
Comida boa, cultura, história e bom som, não tem quem resista. Para quem quer conferir tudo de perto basta fazer a reserva e chamar os amigos e parentes para se divertir e ter uma experiência única. Reservas pelo WhatsApp (31) 9 7241-3500.
Serviço Restaurante Trem
Endereço: Av. Valdevino Silva, 122 – Centro - Moeda (MG)
Horário de Funcionamento: Terça à sexta-feira a partir de 17h, sábado e domingo a parir de 11h.
Reservas pelo WhatsApp: (31) 9 7241-3500


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar