Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Cancelamento de viagens na pandemia: como contornar a ansiedade nessa situação

Especialista explica como lidar com a frustração de não poder viajar e ver o momento como uma oportunidade de repensar os planos para os próximos meses

Ter habilidade para lidar com problemas intermediários, entre eles o cancelamento de viagens, tem gerado impacto além do bolso na vida dos brasileiros. A mudança de planos também mexe com o emocional, podendo ser um gatilho para uma crise de ansiedade. Os “gatilhos emocionais” como chamamos, é qualquer situação que nos desperta uma reação emocional -- como raiva, frustração, tristeza, entre outras --, a partir de uma experiência negativa ou estressante, e pode nos colocar em um estado de adoecimento psíquico causando depressão, estresse, ansiedade etc. Segundo dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo. O estudo também revelou que 9,3% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade.

“O cancelamento de uma viagem gera um sentimento desagradável porque é algo que foi planejado, mas não teve as expectativas atendidas, fazendo com que a pessoa se sinta frustrada, prejudicando o estado emocional e acarretando momentos de raiva, frequência cardíaca acelerada, inquietação e outras sensações que são características de crises de ansiedade”, explica o coordenador do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, José Franco.

No entanto, o especialista também esclarece que, poder adiar a viagem possibilita ter um tempo para respirar e repensar os planos para os próximos meses. “Quem pretendia viajar nas férias, principalmente para o exterior, se adaptou a uma nova realidade com o momento de pandemia mundial que vivemos desde 2020, por exemplo. Reduzir visitas com risco de aglomeração ou priorizar destinos domésticos estão entre as saídas.

Além disso, é importante ressaltar que a culpa não é do indivíduo e que situações como essa estão ocorrendo no mundo todo. Buscar um pensamento positivo para essa questão e investir as energias em hobbies e novos projetos é uma forma de focar na solução dos problemas e sempre ter em mente que novos planos podem ser feitos a qualquer momento”, ressalta Franco.

Busque ajuda e apoio

Ficar chateado, triste e até mesmo desapontado, é normal e faz parte do processo de crescimento do Ser Humano. Mas quando esses sentimentos ficam mais frequentes e intensos, prejudicando a rotina, o trabalho e os relacionamentos pode ser um sinal de transtorno de ansiedade. Nesse momento, é necessário recorrer a um profissional. “Quando a frustração não passa, o acompanhamento médico é fundamental para fazer o diagnóstico, pois a doença pode se manifestar de formas diferentes em cada pessoa, o que requer atenção e tratamento adequados” reforça o docente.

Franco também destaca que reorganizar a rotina é um dos primeiros passos que podem ajudar na retomada em fazer algo novo após o cancelamento de uma viagem. “A organização deixa mais claro sobre como buscar conhecimento e saber lidar com os obstáculos que estão fora do seu controle. Procure listar as coisas que pretende fazer, como em um “checklist” de objetivos num papel ou criar um cronograma, isso ajuda a enxergar o tamanho real do problema para poder contornar essas situações com mais experiência, e ter ânimo para colocar em prática novos planos”. Você também pode exercitar o famoso “ Plano A” ou “ Plano B”, ou seja, se algo der errado, quais as seriam as alternativas, finaliza o docente.

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse o site e o blog da Anhanguera.

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 936 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.259 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo