Haras Fazenda Mosquito: há 32 anos se destacando na criação do Quarto de Milha

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Veronica Formigoni
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo

Nesses anos de história na raça, o criatório já conquistou mais de 50 ABQM Awards, em oito modalidades diferentes

De propriedade de Geraldo Alves Ferreira Filho e Marcelo Waldemarim Alves Ferreira, o Haras Fazenda Mosquito, localizado em Penápolis/SP, começa o ano de 2022 já colhendo bons resultados, fruto de 32 anos de dedicação, trabalho e amor aos cavalos. Afinal, durante o 14º ABQM Awards, conhecido como o Oscar do Quarto de Milha - que será realizado no dia 21 de janeiro, em São Paulo -, o criatório se prepara para subir ao palco e receber 16 prêmios, em duas modalidades, ultrapassando agora a marca de 50 títulos ABQM Awards.

"É o título que a gente mais almeja, tanto que fazemos uma programação a cada ano hípico já pensando em ganhar algum troféu. Desde a primeira edição da premiação focamos em obter resultados nas provas oficiais e oficializadas", conta Marcelo Waldemarim. Ainda segundo ele, os mais de 50 títulos do Haras Fazenda Mosquito foram conquistados em oito modalidades diferentes: Apartação, Seis Balizas, Cinco Tambores, Performance Halter, Laço Cabeça, Laço Pé, Laço em Dupla e Laço Comprido Técnico.

Vale frisar que durante o 14º ABQM Awards serão premiados criadores, proprietários, competidores e cavalos que obtiveram a maior soma de pontos nas temporadas de 2020 (01/01 a 30/06/2020) e 2020/2021 (01/07/2020 a 30/06/2021), durante eventos oficiais e oficializados pela ABQM. Sendo assim, levando em conta este período, o Haras Fazenda Mosquito aparece 16 vezes no topo dos rankings de duas modalidades, Laço em Dupla e Performance Halter.

"Agora na temporada 2020/2021 está sendo muito especial ganhar, porque estamos na liderança dois anos consecutivos no Laço em Dupla, que é uma das maiores modalidades do Brasil. Já tinha acontecido isso uma vez, mas não é fácil, não", enfatiza Marcelo Waldemarim, que vê tais conquistas como uma forma dos animais, criadores e competidores por trás do Haras Fazenda Mosquito ficaram eternizados na história do Quarto de Milha no Brasil. "Afinal, esse é o maior título dentro da raça".

Porém, segundo o criador, nada disso seria possível sem o apoio de um grupo de pessoas que possibilitaram que tais conquistas, de fato, se concretizassem. "Neste caminho, nunca esquecemos da palavra “gratidão”, porque jamais, nesses 32 anos de história, a gente conseguiria qualquer coisa se não fossem os clientes, amigos, parceiros, equipe do haras e todos os profissionais que prestam serviços para a gente, na parte de reprodução, esporte e quem treina nossos cavalos, tanto os internos quanto os Centro de Treinamentos que a gente tem parceria “lembra o criador.

Sobre o Haras Fazenda Mosquito

Desde o início da criação, o maior objetivo do Haras Fazenda Mosquito sempre foi a melhora da qualidade genética de seus animais, bem como poder colaborar também com a do criatório nacional. Para isso, Geraldo e Marcelo investiram no que há de melhor quando o assunto é genética nacional e internacional do cavalo Quarto de Milha.

"Nesses 32 anos, o que eu aprendi é que a gente tem que ter uma base de matrizes muito boa, que é o maior investimento que o haras faz, e, daí montamos esse alicerce depois junto com os nossos garanhões, das melhores genéticas. Temos linhagens que dão resultado em pista, antigas e modernas, tudo para irmos acertando nos cruzamentos, e assim, termos resultados nas provas das mais diversas modalidades", enfatiza Marcelo.

Aliás, o esporte equestre é o que move a família por trás do Haras Fazenda Mosquito. É o motivo pelo qual eles estão há tanto tempo no meio do cavalo Quarto de Milha. "Meus pais que nos trouxeram para o esporte, para ficarmos sempre juntos, num ambiente muito saudável. Afinal, o Quarto de Milha é o cavalo da família brasileira. Agora nós temos a terceira geração, filhos e sobrinhos, que já estão começando a competir. O esporte do Quarto de Milha, em todas as suas modalidades, é o mais importante. É o que deixa essa raça tão forte", finaliza.

Confira os títulos do Haras Fazenda Mosquito no 14º ABQM Awards:

Ranking Oficial 2020

Laço em Dupla