Voetur Turismo lança seguro-viagem e projeta crescer 50% em vendas

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Humberto Cançado
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo

Empresa desburocratiza contratação com proposta de aquisição em quatro cliques

Rápido, fácil e econômico. Esses são os atributos que caracterizam o processo de contratação do seguro-viagem lançado pela Voetur Turismo. “É uma quebra de paradigma no segmento que faz de nós a primeira agência a verticalizar o produto seguro em sua operação, com integrações sofisticadas por interfaces de programação que trazem agilidade ao processo”, pontua Humberto Cançado, diretor comercial da Voetur Turismo.

O produto ficará sob a responsabilidade da Voetur Seguros, insurance tech criada com a proposta de desburocratizar a aquisição do item que ganhou relevância durante a pandemia da covid-19. De acordo com Cançado, antes da crise, o seguro-viagem não era tão considerado pelos brasileiros, exceto nos roteiros para destinos da União Europeia e outros países que exigem a contratação. A disseminação do vírus trouxe muitas incertezas ao setor de viagens, o que transformou o seguro em item imprescindível, inclusive para deslocamentos dentro do território nacional.

Uma projeção realizada em abril pela Research & Markets, empresa focada em pesquisas e sediada na Irlanda, comprova esse ganho de relevância. O relatório “Travel Insurance Global Market Trajectory & Analytics” (Trajetória e Análise do Mercado Global de Seguro Viagem) aponta que esse segmento deverá ter um crescimento global de 57% nos próximos anos, alcançando US$ 33,7 bilhões até 2027 – o valor estimado em 2020 era de US$ 21,5 bilhões. Consideradas apenas as viagens domésticas, segundo o estudo, o aumento previsto é de 6,2% ao ano, levando o segmento ao patamar de US$ 14,5 bilhões até 2027.

Mais completos e econômicos

A equipe da Voetur levou em conta a experiência de compra do usuário final para criar o espaço de venda do novo seguro-viagem “Por ser uma plataforma inovadora, na qual a tecnologia permeia 100% da operação, todo o processo é finalizado em quatro cliques”, explica Cançado. Basta ao viajante consultar os produtos disponíveis, preencher os dados, fazer o pagamento e receber a apólice.

Outra vantagem é o custo, em média 40% abaixo do que é praticado por outros players em produtos com as mesmas características. A economia está relacionada ao modelo de negócios, com estrutura enxuta, que dispensa intermediação. “Além do valor, o produto conta com mais de 30 coberturas e assistências que outros cobram como opcionais”, pontua. Concierge, transferência de fundos, prorrogação de estada, hospedagem de acompanhante e assistência jurídica para acidente de trânsito são algumas delas.

O seguro foi lançado em três versões – SuperVoetur, MaxiVoetur e UltraVoetur, com coberturas que começam em US$ 50 mil e vão até US$ 150 mil para viagens aéreas, marítimas e terrestres, nacionais e internacionais. A contratação cobre a prática de esportes de risco para atletas amadores e também vale para viagens de intercâmbio. Já a cobertura para despesas médicas e hospitalares por covid-19 diagnosticado durante a viagem pode ser contratada junto com a apólice. “Basta selecionar essa opção quando estiver fazendo a cotação”, explica Cançado.

Nessa fase inicial, a Voetur Seguros terá dez colaboradores dedicados exclusivamente ao desenvolvimento tecnológico, vendas e suporte ao usuário, com atendimento em português 24 horas durante os sete dias da semana. “O produto foi criado em parceria com uma startup do ramo de seguros, com muita tecnologia embarcada e a credibilidade de uma grande seguradora”, acrescenta o executivo. Totalmente integrado à plataforma da Voetur Turismo, o seguro será vendido tanto para agências parceiras quanto direto ao consumidor. “O go live com o público B2C foi um sucesso e, em breve, faremos o lançamento para B2B”, adianta o diretor.

A meta da empresa é aumentar a receita de comercialização de seguros em, no mínimo, 30% nos próximos meses. Para 2022, a Voetur projeta um incremento de pelo menos 50% nas vendas de seguros, na comparação com o resultado obtido em 2019.

Sobre a Voetur Turismo

Fundada em 1984, a Voetur Turismo atua na gestão de viagens corporativas para empresas de todos os portes nos segmentos público e privado. Oferece produtos e serviços customizados, em sinergia com as outras dez empresas do Grupo Voetur, para os segmentos de turismo, MICE, logística e mobilidade. Com três escritórios no Brasil, mais de 300 colaboradores e parceria global exclusiva com a AllStars Travel Group (ATG), a Voetur Turismo é uma das dez maiores Travel Management Companies (TMCs) do Brasil.