Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

MPT firma protocolo para proteger tripulantes de cruzeiros marítimos contra a Covid-19

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Secretaria de Comunicação Social da PGT
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

Documento assinado pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil) e pelas empresas Costa Cruzeiros e MSC prevê a exigência de comprovante de vacinação e a realização de testagem da tripulação antes e durante o embarque

O Ministério Público do Trabalho (MPT) firmou nesta quinta-feira (16) protocolo com o presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil), Marco Ferraz, e com as empresas Costa Cruzeiros e MSC para proteger tripulantes contra a Covid-19 durante a temporada 2021/2022. O documento contém uma série de medidas sanitárias que minimizam os riscos de contágio de coronavírus.

O protocolo de retomada prevê a realização de testagem da tripulação antes do embarque, autorizando o ingresso na embarcação apenas daqueles que apresentarem teste do tipo RT-PCR negativo realizado em até 72 horas antes e comprovante de vacinação. De acordo com o documento, será feita testagem diária de 10% da tripulação e testagem semanal total da tripulação, garantindo o desembarque prioritário do trabalhador em caso de suspeita ou confirmação de infecção por Covid-19, acompanhamento médico, além da impossibilidade de redução de pagamento do salário dos tripulantes durante o período do afastamento.

Segundo a coordenadora nacional de Trabalho Portuário e Aquaviário (Conatpa) do MPT, Flávia Bauler, "o trabalho em regime de confinamento acelera a propagação do vírus, de modo que as medidas de segurança em navios precisam ser ampliadas, sempre com base no princípio da precaução".

Para o procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, "a adoção do protocolo é necessária para que os tripulantes de cruzeiros marítimos desempenhem suas atividades com segurança."

Além da coordenadora nacional da Conatpa, participaram das tratativas que resultaram no protocolo o vice-coordenador nacional da Conatpa, Gustavo das Chagas, e o gerente do projeto estratégico “Mar a Mar”, Augusto Meirinho.

Mar a Mar – Instituído em novembro de 2020, o projeto estratégico “Mar a Mar”, da Conatpa, tem o objetivo de estabelecer estratégias de atuação para realização de ações em âmbito nacional que visem a promoção e melhoria de condições de trabalho a bordo dos navios. A iniciativa abrange navios de cruzeiro, embarcações de apoio marítimo, apoio portuário, longo curso, cabotagem e navegação em rios e hidrovias.

Entre as medidas previstas pelo projeto estão o combate ao meio ambiente de trabalho precário, a promoção da regularidade dos contratos de trabalho, a prevenção contra a discriminação, o direito à repatriação e a garantia de empregabilidade de brasileiros a bordo de embarcações que prestem serviços em águas jurisdicionais brasileiras.

Outras iniciativas - A Conatpa tem buscado diversas parcerias para promover melhores condições de trabalhadores de embarcações. Além do protocolo de retomada dos cruzeiros marítimos, a coordenadoria atuou na elaboração dos acordos de cooperação com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e com a Marinha do Brasil, também assinados neste mês.

https://mpt.mp.br/pgt/noticias/mpt-firma-protocolo-para-proteger-tripulantes-de-cruzeiros-maritimos-contra-a-covid-19


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar