Como a tecnologia ajuda a reativar o setor hoteleiro no pós-pandemia

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  REGINA RUIZ
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo

No evento HITEC 2021, um dos maiores do mundo destinado ao setor hoteleiro,produtos que dispensam o contato físico foram o destaque, ao lado de soluções de IoT e IA

Por Esteban Hernández*

Após mais de um ano de incertezas, entramos agora em um período de busca poruma nova normalidade. Atividadescomuns como sair de férias ouhospedar-seemum hotelforam suspensasou postergadas e agora começam a sair do papel. Segundo um levantamento realizado pelo Ministério do Turismo no Brasil, os hotéis das principais cidades turísticas do país registraram taxas de ocupação acima dos 75% no último feriado de finados.

Mas com um período de restrições para visitar outros países e regiões, tornou-se imprescindível queosetor hoteleirofizesse mudanças e inovações quegarantissem aimplementação de sistemas inteligentes que mantivessema atenção às medidas sanitárias edistanciamento social, além de fornecer uma gestão superior da capacidade de redeemum hotel, parasatisfazeras novasnecessidades dos chamados viajantes digitais.

A era docontactless

Durante o evento HITEC 2021 (um dos maiores do mundo destinado ao setor hoteleiro), realizado recentemente emDallas, foi possívelestabelecer um diálogo maispróximocomos participantes,com a oportunidade de abordar tendênciasqueserãoextremamente relevantes em um futuro não muito distante, onde a nova normalidadeapresentará outros tipos de desafios.Embora no evento tenham sido apresentadas ferramentas maduras paraInteligência Artificial (IA), o tema principal foi mesmo como promover uma experiência positiva para ohóspede, eisto se refere aos serviços personalizados etecnologiascontactless,que hojeum hotel deve oferecer ao seu público.

Os dispositivos móveis se tornaram cruciais na dinâmica entre os serviços hoteleiros e seus clientes. Por meio desmartphones, por exemplo,o hotel pode enviar notificações aos usuários promovendoatividades ouprodutosespecializados. Este método não apenas estabeleceoinício de uma atenção personalizada, mas também evita o contato físico com as pessoas, o que é crucial neste momento. Estastecnologiascontactlessinclusiveevitam o uso excessivo de chaves para entrar em um quarto, comas fechaduras eletrônicas e aplicativos de controle de acesso.

Da mesmamaneira, por meio doProperty Management System (PMS) dos hotéis, é possível coletarinformações sobre o usuário para personalizar serviços e produtos de acordo com as suas preferências. Já há aplicativos disponíveisque detectam a localização dousuário, ecomeles é possível, por exemplo, dar gorjeta medianteQRcodesque cadagarçom carrega consigo. Isto evita o contato físico e minimiza o risco de contágiopor Covid-19.

Qualidadecomanálise de dados

Outra tendência que ganhaespaço é a melhoria da experiência dos hóspedespor meio da coleta de dados. Para isto, é preciso levar em conta que existemdois tipos de dados a serem considerados na operação deum hotel: um se refere a dados da redee seu estado,enquanto o segundo, diz respeito aos dados dousuário.Quando a meta do hotel é priorizar umaexperiência positiva para ohóspede, a chave está na compreensão dos interesses de cada pessoa ao se hospedar. Graças a estas análises podemser integradosserviços personalizados,o que torna sua estada mais confortável e confiável.

Em relaçãoaos dados operacionais da rede, estes não existemapenas para conhecer ostatus da infraestrutura esuacapacidadede operação econectividade, mastambém como um elemento para poder capturar tanto dados de usuários, como da rede. Sistemas avançados de analyticspermitem monitorar odesempenho da rede e contarcominteligênciaartificial para prever futuros problemas.

Ocrescimento daIoT

A pandemia e os novos hábitos dos usuários geraram grandes mudanças no setor de hotelaria, onde a tecnologiaé cada vez mais relevante. Ocrescimento constante dainternet das coisas (IoT)oferece grandes vantagens e vários aplicativos, que dão impulso à inovação e aocrescimento da indústria. Porém, com mais dispositivos, tambémsurgemnecessidades de gerenciar cada um deles, as redes e os dados de forma segura, para isso os administradores devem contar com soluções que os ajudema realizarestesprocessos.

As soluções e dispositivos de IoTajudam a melhorar aconectividadenos locaise tambémfacilitamofluxo dos dados. Tal como ocrescimento daIoTalavancou as smartcities,o mesmoacontece nos hotéis, que cada vez mais buscamcriar quartos inteligentes para seus hóspedes, permitindo a personalizaçãoe conexão dos usuários, aomesmo tempo em quepermitem ao hotel digitalizar etornar mais eficiente agestão das suas redes.Com soluções como a Connectedentry, para fechaduras wirelessde portas, os administradoresde hotéis podem utilizar equipamentos de última geração conectadosà IoTpara acesso aos quartos, para que a segurança da sua organização seja mais fácil de gerenciar.

Wi-Fi poderoso para os desafios do presente e do futuro

Sem dúvida, uma boa conectividadeno hotel não garante só a satisfação do cliente, mas oprocessamento dos dados darede e dos usuários. Comum Wi-Fi em boas condições, os aplicativos conectados aos hotéisrecebeminformaçãoconfiávelsobre ohóspede, seminterrupções. E uma boa conexão de Wi-Fi já é determinante para que uma pessoa escolha ou não se hospedaremum hotel.Pesquisa feita pelo site de acomodações Booking.commostra que para 50% dos viajantes brasileiros entrevistados a conexão à internet é um item essencial na hora de escolher um hotel, superando inclusive itens como frigobar (apontado por 46% dos respondentes), piscina (39%) e restaurante (35%).

Devido àalta demanda derede IP, tornou-se imprescindível contar com soluções que ofereçamcapacidadepara otimizar as redes hoteleiras,com robustez eestabilidade. Tecnologias como Wi-Fi 6ajudam não apenas a coletar a informaçãoe manter o funcionamentoadequado de portas automáticas ou o acionamento do ar-condicionado, mas tambémoferecem aohóspede a segurança econfiança de poder estar conectado a uma rede de grandevelocidade, a qualquer momento e lugar do hotel e assim poder compartilhar suaexperiência, o que é primordial na era digital.

Aexperiência doshóspedesserá primordial na reativação econômica do setor hoteleiro, já que as pessoas estão começando a viajar mais, porém sempre coma confiança de viajar seguros. Neste sentido, é fundamental que estas e outras tendências sejam consideradas pelos donos de hotéis, bem como pelos provedores de serviços,na tentativa de fornecerestadascompletas, comconectividade e segurança.

Esteban Hernández é responsável na CommScope pelas áreas de hotelaria e provedores de serviço da CommSope no México