Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Boletim Mensal Braztoa: Réveillon se reafirma como a data comemorativa mais vendida, seguida pelo Carnaval 2022 e pelo Natal

Boletim Mensal Braztoa: Réveillon se reafirma como a data comemorativa mais vendida, seguida pelo Carnaval 2022 e pelo Natal

Não é de hoje que os planos de viagem dos brasileiros têm saído cada vez mais do papel e se tornando uma feliz realidade pelo Brasil ou pelo mundo afora. Apesar de os índices mostrarem uma redução da sazonalidade das viagens, com os dias do ano que não correspondem ao período de férias e feriados representando 30% das vendas, as férias de verão têm seu lugar de destaque e protagonismo nos planos das pessoas com a chegada da estação mais quente do ano, ficando com 21% das comercializações, seguida pelo Réveillon, com 14% das vendas até outubro.

Esse é o tema central do Boletim Mensal Braztoa, estudo realizado por meio de uma parceria entre a BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) e a UP Soluções, com o objetivo de gerar inteligência de mercado a partir de informações das associadas, que também trará os resultados das operadoras de turismo no mês de outubro.

Em outubro, 21% das operadoras superaram o faturamento da média histórica e 31% já ultrapassaram o patamar dos 50% desse índice, enquanto 48% ainda não alcançaram 50% do faturamento pré-pandemia.

Quando comparado ao mês de setembro de 2021, 93% das operadoras apontaram crescimento gradativo, mês a mês, o que mostra que o caminho de recuperação segue passos cautelosos, sustentáveis e firmes quando o assunto é manter uma curva ascendente.

Outros indicativos reforçam a linha evolutiva do setor: pela primeira vez, desde o início do Boletim Mensal Braztoa, 100% das operadoras realizaram vendas para destinos internacionais. Além disso, em outubro, 73% dos embarques nacionais foram de novas vendas (em setembro esse índice ficou em 61,4%) e, no internacional, 72% dos embarques vieram de vendas novas (no mês anterior, esse indicador esteve em 62%), o que evidencia a resiliência e credibilidade das operadoras, entregando o contratado e com residual de remarcações de forma fluida.

Para 89% dos operadores, o ticket médio das viagens nacionais se manteve ou aumentou, enquanto no internacional, esse índice se manteve para 27% das operadoras, e aumentou em até 50% para 54% das empresas. “Os valores são frutos da flutuação da oferta e demanda, de forma geral, mas há outros fatores como inflação e câmbio, por exemplo, que afetam diretamente os preços. No nacional, o peso do aéreo na composição da viagem é maior e puxa esse ticket para cima, já no internacional, o câmbio e as vendas para grupos acima de 10 pax representando 25% das comercializações formam fatores determinantes nesse resultado”, disse Roberto Haro Nedelciu, presidente da BRAZTOA.

O mercado nacional segue representando a maior parcela das comercializações e o Nordeste se mantém como região mais vendida. No ranking dos destinos, o primeiro lugar ficou com Gramado, seguido de Natal e Salvador na segunda colocação, e Fortaleza, Maceió e Rio de Janeiro em terceiro lugar. Entre os destinos com crescimento expressivo no período figuram Bonito, Jalapão e São Luís.

Sobre a data de realização das viagens nacionais comercializadas em outubro, o imediatismo ganha destaque. Um quarto das vendas foram para embarque no próprio mês e 63% terão embarques ainda em 2021. Outros 30% foram para o 1º semestre 2022 e apenas 6% das viagens contam com planejamento a longo prazo e se realizarão no 2º semestre do próximo ano ou depois.

“A vontade e a necessidade de viajar para o bem da saúde mental, além das promoções de última hora aliadas às incertezas sobre as fronteiras e suas restrições de circulação, se mantêm refletidas em uma compra muito próxima ao embarque. Ainda fica evidente, olhando para o big data das mídias digitais, que o viajante está pesquisando muito e sendo influenciado por amigos e parentes na decisão de escolha do destino" disse Sidnei Pfau, CEO UP Soluções.

No internacional, América Central, Caribe e Europa foram as regiões mais vendidas. Entre os destinos, destaque ficou com Cancún, Portugal, Paris e Estados Unidos, mostrando que as recentes aberturas de fronteiras já começaram a mudar as preferências de viagens para fora do Brasil, já que por muitos meses, por exemplo, destinos da Ásia figuraram neste ranking.

Em relação aos embarques internacionais, 13% das vendas foram para embarques ainda em outubro, 72% para o final de 2021 e verão do Hemisfério Sul, e 12% para o segundo semestre 2022.

Perspectivas para as festas de fim de ano

Como mencionado no começo do texto, os dias do ano não correspondentes ao período de férias e feriados representam 30 % das vendas de 2021 até o momento, o que reforça uma flexibilidade no planejamento das viagens, indicando uma redução na sazonalidade. As férias de verão aparecem em segundo lugar com 21% das comercializações até outubro, valores que devem aumentar com a proximidade da alta temporada, visto que o comportamento de compra está cada vez mais próximo da viagem.

Se considerarmos que os dados analisados são de outubro, vale ressaltar que o Réveillon merece grande destaque, pois, sozinho, alcançou o volume das férias de julho, representando 14% das vendas, seguidos pelo Carnaval e demais feriados com 8% cada. Já o Natal, sendo tradicionalmente um momento no qual se está com a família, representa 6% do total das vendas das operadoras. O que demonstra uma grande expectativa para o próximo ano com o retorno das viagens, sobretudo do Carnaval.

Em relação aos feriados de 2021, as vendas foram maiores para a semana do saco cheio (12 a 15 de outubro), 7 setembro, 15 novembro e 2 de novembro aparecem na sequência, respectivamente.

No geral, as experiências mais buscadas para as festas de fim de ano foram, respectivamente: Sol e Praia, Cruzeiros, Luxo, Viagens para Montanhas e Campo e Resorts. É importante registrar que essas indicações de preferências não devem delimitar a interpretação, uma vez que, na prática, eles têm grande miscigenação entre si.

Fazendo um recorte por evento, para o Réveillon as experiências mais buscadas foram Sol e Praia (26%), Luxo (19%) e Resorts (15%). Quando o assunto é o tipo de viagem, o destaque fica para os roteiros completos, com aéreo e terrestre (26%). Entre os destinos mais vendidos, Rio de Janeiro e Dubai lideram a lista.

Em relação ao Carnaval 2022, viagens de Sol e Praia (26%) e o Luxo (23%) são as mais buscadas, sendo que as experiências completas ficam no topo das preferências (25%), com Salvador em destaque.

Já no Natal, o luxo (23%), viagens de para montanhas e campo (20%), e os Resorts (18%) figuram entre as experiências mais buscadas. Aqui, os roteiros completos também foram protagonistas, representando 25% das compras com Gramado figurando no topo das buscas.

Por fim, para os feriados no decorrer de 2021, o produto mais vendido foi o terrestre (21%), locação de automóveis (20%) e experiência completa com aéreo + terrestre (16%), o que confirma o protagonismo das viagens de proximidade para os pequenos períodos de folga.

“A coleta de dados junto aos associados Braztoa nos permitiu compreender os produtos e as experiências mais buscadas. A análise de Big Data da Plataforma Sentimonitor nos ajuda a entender que os pacotes de 7 dias seguem sendo os mais procurados, independente do feriado e do público. Os amigos e familiares encontram no Natal e no Réveillon o momento de busca por permanências mais longas, de 15 e 30 dias, contribuindo para a formatação de produtos específicos a este público. Também identificamos que outubro alcançou o pico de menções pelo Natal e Réveillon e, agora em Novembro, o Carnaval já começa a ganhar evidência e protagonismo nas publicações. É a partir da análise combinada de diversas fontes em tempo real que conseguimos ser cada vez mais precisos na tomada de decisão”, aponta Rayane Ruas, Head of Intelligence da UP Soluções.

Destacamos, por fim, que os Cruzeiros Marítimos que representaram 15% das vendas para o Carnaval, 12% para o Réveillon e 11% para o Natal. Com protocolos robustos e experiências que oferecem transporte, hospedagem, alimentação e entretenimento em uma única viagem, a navegação vem ganhando força entre as opções escolhidas pelas pessoas e volta às vitrines de agências e operadoras, que representam 90% das vendas desse tipo de viagem.

“A venda de uma experiência completa que inclui o modal de transporte e os serviços terrestres, inclusive com seguro viagem incluso, tiveram uma enorme representatividade e isso evidencia a importância do papel das operadoras nesse momento de recuperação em que o viajante quer voltar a realizar sua viagem com o apoio de profissionais que assegurem sua tranquilidade e segurança”, completa Marina Figueiredo, vice-presidente da BRAZTOA.

Sobre o Boletim Mensal Braztoa

Desde abril de 2020, a BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) tem provido o mercado com levantamentos mensais sobre o setor de Turismo. Em junho, essa pesquisa evoluiu, ganhou parceiros, nova roupagem e recebeu um nome: Boletim Mensal Braztoa. Como parte da Academia de Excelência Braztoa, o estudo passa a ser realizado por meio de uma parceria entre a entidade e a UP Soluções, com o objetivo de gerar inteligência de mercado a partir dos dados das operadoras.

A cada mês, as pesquisas terão dados para compor a série histórica e dados temáticos, que serão exibidas ao mercado em formato que vai além do release, promovendo encontros online para sua apresentação e um infográfico com os principais destaques, que ficará disponível no website da Braztoa. Em cada encontro, os dados serão contextualizados e interpretados de forma prática por um time de especialistas interno e convidados.

Sobre a BRAZTOA

A BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo e parceiros – de negócios e institucionais - responsáveis por estimados 90% das viagens organizadas de lazer, comercializados pela cadeia produtiva no Brasil.

Em 2020, ano atípico e altamente impactado pandemia da COVID-19, as operadoras associadas à Braztoa faturaram R$ 4 bilhões e embarcaram 3,3 milhões de passageiros durante todo o ano.

Entidade de vanguarda e sem fins lucrativos, a BRAZTOA promove ações e parcerias que valorizam as atividades empresariais dos associados, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável.

Sobre a UP Soluções

A UP Soluções em Turismo é uma consultoria especializada que atua no Brasil e Portugal com planejamento da atividade turística, diagnósticos, pesquisas, soluções tecnológicas, treinamentos e qualificação. Focados em sustentabilidade e transformação digital, possui um portfólio completo de soluções próprias nas áreas de Big Data, experiências turísticas e qualificação continuada.

Seu time multidisciplinar é composto por profissionais com sólida trajetória em gestão de destinos, observatórios de turismo, desenvolvimento territorial, desenvolvimento de produtos e projetos turísticos de base tecnológica e referência em marketing digital para o turismo.

Essa equipe já impactou mais de 40 destinos e trabalha cada vez mais embasada em dados, ações continuadas, soluções integradas, métodos ágeis, inovadores e disruptivos em todas as suas ações.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo