Supera Turismo encerra missão e deixa saudade

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marily Miranda
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo

Na celebração de encerramento, no Museu da Casa Brasileira, na noite de 28 de Outubro de 2021, sobressaiu a atmosfera de protagonismo coletivo dos participantes

Desde o lançamento oficial do Movimento Supera Turismo Brasil, em 1º de Junho de 2020, uma das marcas singulares da iniciativa foi a pluralidade. O espírito de união preponderou sobre as individualidades, numa demonstração exemplar de entrega voluntária ao bem comum. O cronograma programático do Supera, aliado de primeira hora do movimento Unidos pela Vacina, encerrou-se, mas as sementes de boa cepa ficaram, para a reconstrução do turismo brasileiro.

A entrega de prêmios e as manifestações sucintas de cada homenageado contaram com o carisma dos influenciadores digitais Patty Leone e André Coutinho, que pilotaram o cerimonial. Ambos, que se diga, batalhadores incansáveis pelo engajamento alinhado com o propósito do Supera e do Unidos pela Vacina. Para abrir a celebração, o vídeo de lançamento do Movimento Supera Turismo.

Agradecimentos pontuais a patrocinadores e apoiadores do evento – Localiza, Movida, Gol, Latam; Accor, Blue Tree Hotels e Intercity. Todos contribuíram para a vinda dos influenciadores, de diferentes localidades do país, além do suporte logístico ofertado ao longo de todo o projeto. Patty Leone mencionou o papel maiúsculo da imprensa na difusão do Supera e do Unidos pela Vacina.

Para externar gratidão ao empenho de todos os voluntários, André Coutinho fez alusão ao papel determinante dos cofundadores do Supera, Carlos Prado, do Grupo Tour House, Aldo Leone, da Agaxtur e a Marina Figueiredo, da PompTur e Braztoa. O trio acreditou, engajou e difundiu o mantra de que a união poderia abreviar a retomada, poderia preservar empregos e vidas.

Coutinho salientou a proatividade do Head de Comunicação, Alexandre Butrico, que deixou as atividades no Grupo Tour House para se dedicar full-time aos movimentos Supera Turismo Brasil e Unidos pela Vacina. Ambos trouxeram ao time parceiros importantes, como Ana Laura Ravgnani, da Jam.Co Comunicação, Rafael Muner, da RM3 Filmes e também Luiz Henrique Miranda, da Agência Amigo. Lembrou o trabalho e experiência de Lúcio Oliveira, que ajudou a nortear os objetivos da iniciativa.

Na oportunidade, Butrico destacou o apoio da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, que cedeu o espaço do Museu da Casa Brasileira para a realização do evento.

A sequência das manifestações sucintas dos patrocinadores e protagonistas foi entremeada por vídeos curtos das instituições de cada um. Segue a síntese.

Paulo Henrique Pires, da Localiza: “O Movimento Supera soube unir todos os elos da cadeia turística. Saímos fortalecidos”.

Jamil Jarrus, da Movida: “O Movimento Supera reacendeu a chama da união, em momento tão difícil para o turismo”.

Mateus Passos, da Tour House Eventos: “Salve o trabalho de tantas pessoas brilhantes, em prol de uma indústria pujante e que vai entrar nos trilhos, de novo”.

Pedro Mesquita, da Projetec: “Colocamos, a serviço do Supera, 30 anos de história e toda nossa estrutura voltada para a produção de eventos”.

Carlos Prado enalteceu o engajamento dos patrocinadores do evento, onde concorrentes comerciais deram-se as mãos para somar. Destacou o papel da Localiza, da Movida; da Gol e da Latam.

“Como conselheiros do Supera, com muita generosidade, todos tiveram participação assídua em nossas reuniões. O fato é o nosso esforço valeu a pena – o turismo doméstico está bombando. Devemos muito ao Unidos pela Vacina. Sem vacinação, não há turismo. A força do Mulheres do Brasil fez a diferença. E o turismo quer um Brasil mais justo e inclusivo”, diz Prado.

Em vídeo, Luiza Trajano faz depoimento emocionado e emocionante, de reconhecimento ao Movimento Supera e à relevância do turismo. Alexandre Butrico chama ao palco representantes do Grupo Mulheres do Brasil, Cristina Potomati, Sonia Hess e Chieko Aoki, que manifestam a alegria de participarem do Supera e do Unidos pela Vacina. Projetado um vídeo sobre a atuação da entidade ‘Amigos do Bem’.

Premiação do Conselho Consultivo de Mercado - Troféus

Jerome Cadier, Latam (manifestação em vídeo): “O Movimento Supera Turismo ensinou que era possível trabalhar juntos e, também, continuar competindo. Isso ficou muito claro no transporte, gratuito, das vacinas, Brasil afora”.

Estela Farina, da Norwegian Cruise Line: Fala do retorno das atividades dos cruzeiros marítimos e da crença na superação.

Jamil Jarru, da Movida, agradeceu o troféu e a oportunidade em participar do Supera.

Chieko Aoki, da Blue Tree: “Já estou com saudades do Supera. Movimento maravilhoso. Um dos legados é que nós nos tornamos muito amigos”.

Paulo Henrique Pires, da Localiza; João Bork Saad e Caio Luiz de Carvalho (Grupo Bandeirantes de Comunicação) receberam seus troféus, seguidos de Loraine Ricino, da Gol. Ao representar Paulo Kakinoff, disse que o evento de encerramento do Supera foi o primeiro de que participou, depois da pandemia.

Bruno Wendling, do Fornatur: “Tenho 42 anos e a metade deles dedicados ao turismo, que está em nossas mãos. Sou grato ao Movimento Supera”.

Conselho Consultivo de Entidades

Marina Figueiredo, Carlos Prado, Aldo Leone e Roberto Nedelciu recebem os troféus, simultaneamente. Nedelciu, da Braztoa, diz que o Movimento Supera conseguiu “manter as pessoas pensando no turismo, até porque, no início, ninguém tinha noção da extensão da pandemia”.

Magda Nassar, da ABAV: “Unidas, as entidades buscaram, desde o primeiro momento, encontrar sustentabilidade para o turismo, por meio de ações que gerassem leis, decretos, medidas provisórias, entre outros. Que protegessem a sobrevivência das nossas empresas. O pouco que conseguimos ajudou muito”.

Gervasio Tanabe, da Abracorp: “Do fundo do meu coração, rendo homenagem a esses dois Cavalheiros – Carlos Prado e Aldo Leone. Além de união, a pandemia despertou a importância da disciplina, conforme sempre nos ensinou Chieko Aoki”.

Eduardo Sanovicz, da Abear: “No encerramento do Movimento Supera, quero lembrar que as associadas Abear tomaram a decisão de transportar todas as doses de vacinas, gratuitamente. Hoje, calculamos que essa operação já registra o transporte de 250 milhões de doses. O sentimento de solidariedade precisa nortear os nossos próximos passos”.

Elenice Zaparoli, da Unedestinos, representando o presidente da entidade, Toni Sando; e Ana Paula Rodrigues, do FOHB, por Orlando de Souza, Diretor Executivo da entidade, recebem, gratificados, os troféus.

Em seguida, os membros do Conselho Executivo – um time multidisciplinar, enxuto e coeso que abraçou a causa e tornou o projeto um sucesso. No palco, Carlos Prado, Aldo Leone e Marina Figueiredo, para receberem seus troféus. Os três manifestaram sentimentos relacionados à alma do Supera: o turismo está vivo, vamos construir um Brasil mais inclusivo, nosso aprendizado foi um grande legado.

Ana Laura Ravagnani, da Jam.Co: depois de cumprimentada por Alexandre Butrico, diz que “o tempo dedicado ao Supera foi de muito aprendizado, muito trabalho e muita realização”. Rafael Munner, da RM3 filmes, falou que “esse troféu chancela nossa entrada, como produtora de vídeos corporativos, no universo do turismo”.

Luiz Henrique Miranda, da Agência Amigo: “O turismo é o caminho mais curto para o Brasil elevar o IDH em um território repleto de riquezas, até então, conhecidas e valorizadas por poucos. Sejamos muitos, a partir dos princípios do ESG”! Agradeceu, também, o apoio inestimável dos colegas jornalistas e da imprensa especializada.

Alexandre Butrico, do Grupo Tour House: “Sinto-me emocionado e toda minha gratidão pelo imenso aprendizado que o Supera nos proporcionou”.

Patricia Leone, do Patty Leone Travels: depois de enaltecida por Alexandre Butrico, Patty disse sentir-se privilegiada “por compartilhar seu trabalho com tantos amigos do turismo, entre eles o Aldo Leone, meu marido, que me ensinou muito”.

Lucio Oliveira, da Tolift: “O Supera foi, acima de tudo, um movimento de pessoas. Acredito nas pessoas. Ocorre-me a frase ‘quanto mais tecnológicos, mais psicológicos temos de ser’. Quem transforma as coisas são as pessoas – ponto”.

Jerusa Hara, da Abav: “Meu agradecimento aos nossos associados, que se engajaram e aderiram ao Movimento Supera”.

Peterson Prado, da Avipam manifesta “otimismo pela retomada do turismo de lazer e agora, em âmbito nacional, também no mercado de viagens corporativas”.

Monica Samia, da Braztoa não pôde comparecer. E Gervasio Tanabe, já homenageado como presidente executivo da Abracorp, recebe o segundo troféu pela participação no Conselho Executivo do Movimento Supera.

No fecho da cerimônia, Patty Leone anuncia a divulgação, em primeira mão, do vídeo de encerramento do Movimento Supera Turismo Brasil. Agradecimento especial à RM3, por todos os vídeos que tanto emocionaram durante os meses de luta.