Brasil,

Em alta, turismo em áreas naturais é uma das potências para a "retomada verde"

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Giovanna Leopoldi
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

Entre as oportunidades de desenvolvimento de novos roteiros de visitação responsável estão os destinos localizados na costa brasileira

Em 2019, último ano antes da pandemia, 15 milhões de turistas visitaram unidades de conservação no Brasil. O número representa um aumento de 300% em relação aos 13 anos anteriores, revelando um crescente interesse pela visitação a áreas naturais, conforme demonstra um estudo elaborado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, lançado recentemente. “Ainda que fortemente impactado pela pandemia, o turismo é capaz de se recuperar rápido e uma grande potência para contribuir com o chamado ‘recomeço verde’ e a nova economia global”, aponta Emerson Oliveira, gerente de Conservação da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário.

Entre as oportunidades de desenvolvimento de novos roteiros de visitação responsável estão os destinos localizados na costa brasileira que não se restringem ao turismo de sol e praia. O Brasil possui uma combinação de locais com a integração entre praias, rios e florestas, com biodiversidade ímpar que certamente pode gerar experiências marcantes para turistas do Brasil e do exterior. “Além disso, sempre há aspectos culturais e socioeconômicos envolvidos nas viagens. É possível desenvolver roteiros de base comunitária, gerando renda para as comunidades do entorno e sempre respeitando seus interesses”, frisa Ginessa Correa, gestora da Reserva Natural de Salto Morato, localizada no litoral paranaense.

Com 7.637 quilômetros de litoral e mais de 3,5 milhões de quilômetros quadrados de área costeira e oceânica sob sua jurisdição, o Brasil abriga grande número de espécies de flora e fauna marinha. Extensos estuários, lagoas costeiras e manguezais compõem paisagens naturais que também contam com 3 mil quilômetros de recifes de coral.

Atualmente, cerca de 25% da área marinha brasileira é protegida por unidades de conservação, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Entre as unidades marinhas costeiras mais visitadas, entre 2016 e 2020, estão o Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará, que recebeu 4,3 milhões de visitantes; a Reserva Marinha do Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro (3,8 milhões); a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, em Santa Catarina (3,3 milhões); o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (2,1 milhões) e a Área de Proteção Ambiental da Costa dos Corais, ambas em Pernambuco (1,2 milhão).

Apesar do aumento nas visitações nos últimos anos, o turismo em áreas naturais ainda tem grande espaço para crescimento econômico. O país possui 334 unidades de conservação em todo o território, mas uma pequena parte conta com infraestrutura adequada para visitação. O destino dos turistas ainda é bastante concentrado, já que somente os três parques nacionais mais populares – Parque Nacional da Tijuca (RJ), Parque Nacional do Iguaçu (PR) e Parque Nacional da Serra da Bocaina (RJ e SP) – foram responsáveis por 67% do total das visitas em 2019.

Entre os destinos ‘instagramáveis’ mais desejados pelos turistas – seguindo as previsões do setor que aposta em um turismo regionalizado – estão unidades de conservação sem que os turistas se deem conta de que são áreas naturais protegidas por leis. É o caso da APA da Baleia Franca, em Santa Catarina, que não contabilizava seus visitantes e, desde que estabeleceu o monitoramento, atingiu a marca de 3,3 milhões de visitas ao longo de seis meses de 2020, em plena pandemia.

O turismo ainda é realizado principalmente em unidades de conservação próximas a grandes cidades, com atrativos de destaque, acesso facilitado, rede hoteleira e serviços. “Viabilizar condições mínimas de infraestrutura em áreas naturais é uma estratégia fundamental para alavancar o turismo no Brasil, distribuir melhor a visitação, gerar renda para as comunidades locais e chamar atenção para a conservação do patrimônio natural do País”, explica Oliveira.

O potencial transformador da natureza

Com o objetivo de aproximar diferentes públicos, promovendo o diálogo entre o setor do turismo de áreas naturais, unidades de conservação, investidores e o poder público, a Fundação Grupo Boticário promove nos dias 3, 4 e 5 de novembro o evento “Destino Natureza - Turismo em Unidades de Conservação”.

O encontro é voltado ao trade turístico, empreendedores, órgãos gestores de unidades de conservação e suas comunidades de entorno, promotores, academia, organizações da sociedade civil, agências financiadoras, entre outros. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste site.

No primeiro dia, o diálogo estará voltado para a conexão de destinos de natureza e a gestão de unidades de conservação com o mercado de turismo. Entre os convidados estão Alexandre Sampaio, presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Confederação Nacional do Comércio (CTur-CNC); Vinícius Viegas, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta); e Marion Bartolomai, gerente de Ciência e Conservação da Fundação Grupo Boticário.

No segundo dia, a programação estará relacionada com o desenvolvimento socioeconômico e com estratégias de investimento em negócios do turismo de natureza. Estão confirmadas para o debate Jaqueline Gil, professora da Universidade de Brasília e CEO da consultoria Amplia Mundo; Débora Moraes da Cunha Gonçalves, secretária nacional de Atração de Investimento, Parcerias e Concessões do Ministério do Turismo; e Maria Cecília Wey de Brito, relações institucionais, supervisora e coordenadora de projetos do Instituto Ekos Brasil.

Já no último dia do evento, o debate estará voltado para processos de concessões de serviços de uso público em unidades de conservação e para a atuação do Ministério Público no fortalecimento de áreas protegidas. Participam Silvia Capelli, procuradora de Justiça no Rio Grande do Sul e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza; Camila Costa, chefe de departamento para Estruturação de Projetos de Concessões Socioambientais do BNDES; Alexandre Gaio, promotor de Justiça no Paraná e vice-presidente da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público do Meio Ambiente (Abrampa); Aline Archangelo Salvador, promotora de Justiça na Bahia e titular da Promotoria de Justiça Especializada de Meio Ambiente em Ilhéus; e Marcelo Azevedo Maffra, promotor de Justiça em Minas Gerais e ex-coordenador regional de Meio Ambiente do Ministério Público mineiro, que trarão suas opiniões e percepções sobre mecanismos legais, como concessões e compensação ambiental.

SERVIÇO:
Destino Natureza – Turismo em Unidades de Conservação
Data: 3,4 e 5 de novembro de 2021
Horário: 10h às 12h
Participação gratuita
Informações e inscrições: https://bit.ly/2ZgRjtU


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar