Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Conheça o Vale Europeu a partir de Blumenau

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Global Vision Access
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

Com uma localização privilegiada no Vale Europeu, Blumenau é o ponto de partida ideal para se visitar e descobrir as atrações de destinos menores na região. O Vale Europeu reúne mais de 15 cidades que têm em comum a presença da rica herança cultural europeia. A descendência alemã, italiana, polonesa e russa é viva por todo o Vale do Itajaí, não à toa, a região passou a ser chamada oficialmente de Vale Europeu. Para conhecer a região em detalhes, confira a seguir três opções de roteiros que partem de Blumenau.

Blumenau e Pomerode: a cultura alemã no Vale Europeu

Blumenau, colonizada por alemães, é o registro concreto da influência da cultura e dos costumes daquele país. O centro histórico de Blumenau é a atração certa para descobrir esse importante legado europeu. Ali estão reunidos os principais museus da cidade: o Museu da Cerveja, o Museu da Família Colonial e o Museu de Hábitos e Costumes. Reserve a manhã para visitá-los e descubra memórias e curiosidades que retratam a história da cidade e das pessoas que a povoaram. O Museu da Família Colonial, por exemplo, é a antiga casa do fundador da cidade, Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau e possui 6.200 peças pertencentes ao fundador e sua família. É, sem dúvida, uma atração imperdível.

Outra opção para compreender mais sobre a história da colonização alemã na região é passar uma tarde na cidade mais alemã do Brasil, Pomerode. A apenas 30 km de Blumenau, a cidade é parada obrigatória para aqueles que desejam conhecer o Vale Europeu. O município de Pomerode abriga o maior número de casas em estilo enxaimel (estilo arquitetônico típico alemão). A Rota do Enxaimel é um dos principais passeios da cidade. Nela os turistas podem conhecer o estilo arquitetônico presente especialmente em Testo Alto, localidade tombada pela UNESCO. Além da arquitetura, é possível visitar ateliês de artesãos e artistas locais.

Uma visita aos dois destinos é uma verdadeira viagem ao passado e às tradições construídas pelos imigrantes e seus descendentes.

Blumenau e Apiúna: aventura e contemplação pela Mata Atlântica

Para os aventureiros e amantes da natureza, o Vale Europeu é o lugar certo. Com grande parte da Mata Atlântica conservada e diversos rios, a região convida para a prática de esportes radicais e para a contemplação da natureza.

O dia pode começar no Parque Nacional da Serra do Itajaí, em Blumenau. Com 57.000 hectares de Mata Atlântica, o parque permite a prática de rafting, rapel, trilha e cicloturismo. O parque da Nascentes, dentro do Parque Nacional, possui quatro trilhas com diferentes graus de dificuldade e percursos por rios e pelas montanhas. Será difícil não se encantar pelas belezas naturais da região.

Para continuar o dia em meio a natureza, a cidade de Apiúna vale uma visita na sequência. A apenas 50km de Blumenau, Apiúna é uma cidade cujo principal atrativo é o ecoturismo. De trilhas a rapel e rafting, o destino oferece diversas possibilidades para se aventurar pelas florestas, cachoeiras e rios ou mesmo relaxar nas águas de uma cachoeira. A Cachoeira das Andorinhas é uma das mais belas e acessíveis da cidade. Lá é possível contemplar a natureza em uma piscina natural.

Para finalizar o dia com chave de ouro, a dica é a Maria Fumaça pela Estrada de Ferro de Santa Catarina. Saindo de Apiúna, a locomotiva percorre 2,8 km, que inclui um túnel e um viaduto de pedra com arcos em estilo romântico. A partir de certo trecho, o passeio adentra a Mata Atlântica, onde se observa o Rio Itajaí-Açu, considerado um dos melhores rios para a atividade de rafting no Brasil. O passeio entre as duas cidades revela as inúmeras atrações naturais disponíveis no Vale Europeu.

Blumenau e Nova Trento: fé e história no Vale Europeu

Igreja Luterana do Espírito Santo em Blumenau – Crédito: Rogério Pires

A religião é um traço forte no Vale Europeu. Catedrais e igrejas de diferentes fés marcam a história da região. A partir de Blumenau é possível conhecer alguns dos mais importantes espaços religiosos da região.

Blumenau, que foi bastante influenciada pelo movimento protestante em sua colonização, abriga a primeira igreja luterana do Vale Europeu. Construída em 1868 perto do centro histórico da cidade, a Igreja Luterana do Espírito Santo foi tombada pelo IPHAN como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Sua arquitetura possui o estilo neogótico. Nos fundos, há um cemitério onde estão enterrados alguns dos primeiros colonizadores de Blumenau.

Já a Catedral São Paulo Apóstolo surpreende por seu tamanho e imponência. Originalmente erguida em 1868, a igreja teve que ser reformada à medida que a colônia de imigrantes em Blumenau expandia. O novo projeto arquitetônico, inaugurado em 1963, fugiu do conceito tradicional das igrejas. Além de construída com pedras de granito vermelho e vitrais coloridos, a catedral ganhou uma torre com três sinos que simbolizam Jesus, Maria e José com 45 metros de altura. A Catedral é um dos cartões-postais da cidade.

Para se conhecer mais do turismo religioso do Vale Europeu, a alternativa é programar uma visita a Nova Trento. Marcada pela influência da colônia italiana, a cidade é o segundo destino religioso mais importante do Brasil e reúne diversos fiéis no Santuário Santa Paulina. A 80 km de Blumenau, vale a pena passar uma tarde na cidade para conhecer o Complexo do Santuário Santa Paulina, que homenageia a primeira Santa do Brasil. A cidade possui mais de 30 igrejas e capelas e é palco de diversas celebrações católicas ao longo do ano.

Para saber mais sobre Blumenau, acesse www.turismoblumenau.com.br e o site www.gvanoticias.com.

Sobre Blumenau

Município do Estado de Santa Catarina, situado na região do Vale Europeu, Blumenau foi colonizada em 1850 pelo médico farmacêutico e filósofo alemão Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau, que chegou à cidade acompanhado de outros 17 colonos, também da Alemanha. Mais tarde, chegaram imigrantes vindos da Itália e Polônia. Blumenau possui uma série de atrativos como museus, monumentos, praças e casas no estilo enxaimel, além de organizar eventos e festas responsáveis pelo incremento da economia local e pela movimentação de milhares de turistas. A cidade sedia a Oktoberfest Blumenau, a segunda maior do mundo e a maior festa alemã das Américas, e é oficialmente a Capital Brasileira da Cerveja. Blumenau está entre as dez maiores e melhores cidades do Brasil e é detentora dos selos Safe Travels, da WTTC, e Viaje+SC, da Santur, que a qualifica como um destino seguro para o turismo.

Sobre a Global Vision Access

A Global Vision Access é uma empresa de comunicação e marketing em turismo, reconhecida no mercado nacional e internacional. A GVA facilita a entrada e a consolidação de destinos turísticos no mercado brasileiro, oferecendo serviços de planejamento estratégico, marketing e relações públicas e sempre se destacando com os projetos especiais que desenvolve. Fazem parte do portfólio da empresa Blumenau, Jordânia, Mônaco, Ilhas Seychelles e Turkish Airlines. Também inclui-se ao portfólio da GVA parcerias estratégicas com organizações e empresas de outras indústrias que buscam maximizar exposição, oportunidades de negócios e retorno sobre o investimento para cada cliente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar