Aeroporto Internacional de BH recebe carga da Anglo American no gigante Antonov AN-124

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Imprensa - Bh-Airport
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo

Segundo maior avião cargueiro do mundo fez pouso no terminal, nessa quinta-feira, para trazer equipamento da mineradora

Nessa quinta-feira, dia 16 de setembro, o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, recebeu a segunda maior aeronave de carga do mundo. O Antonov AN-124 pousou no terminal por volta das 8h, transportando um equipamento da mineradora Anglo American. A operação, que saiu da Alemanha, passou por Cabo Verde e seguiu para Minas Gerais, demandou licenças especiais de transporte, que foram viabilizadas pela DHL Global Forwarding.

Para que a operação com o Antonov se tornasse uma realidade, equipes das áreas de Soluções Logísticas Integradas, Operações e também de Segurança do aeroporto atuaram em conjunto com os parceiros, dedicados em avaliar a operacionalidade do voo com todos os processos de prevenção, uma vez que se tratava de uma aeronave gigante.

“Desde que o voo foi confirmado com a Anglo American e a DHL, iniciamos uma série de ações para determinar procedimentos específicos para esse voo. É a primeira vez, nesses sete anos de concessão da BH Airport, que recebemos essa aeronave e estamos muito satisfeitos por realizar a operação. Somos um hub logístico multimodal e esperamos viabilizar, em breve, mais cargueiros como esse, além de novas operações especiais”, ressalta Marcelo Farias, gestor de Soluções Logísticas Integradas da BH Airport.

O equipamento transportado no Antonov foi um Munhão da mineradora Anglo American, peça que compõe o moinho de bolas. O Munhão é responsável pela sustentação da carga de polpa, corpo moedor e o peso do próprio moinho para a movimentação do mesmo em uma das etapas do processo de redução do minério de ferro.

Após o recebimento da peça, a Anglo American usará superguindastes para içar o equipamento e efetuar a instalação em sua planta localizada no município de Conceição do Mato Dentro. O transporte da peça necessitou de licenças específicas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), já adquiridas pela empresa, tendo em vista o tamanho do maquinário que tem 51,5 toneladas.

“Para garantir o sucesso do transporte de nosso equipamento, avaliamos cuidadosamente questões logísticas, de prazo, de segurança da operação e de escolha dos nossos parceiros. Agradecemos o cuidado e empenho de todos para garantir a efetividade e a rapidez da operação”, observa o presidente da Anglo American no Brasil, Wilfred Bruijn. O equipamento sairá do Aeroporto de Confins seguindo o rotograma da mineradora, que passa pelos municípios de Curvelo, Datas, Serro e pela MG 010 até chegar em Conceição do Mato Dentro, na região Central de Minas Gerais.

A equipe de Logística Internacional da Anglo American foi a responsável por buscar a melhor solução logística para a operação, optando por parceiros experimentes. A DHL Global Forwarding, divisão de agenciamento de cargas, fretes aéreo, marítimo e rodoviário do Deutsche Post DHL Group foi a escolhida. Essa escolha levou em conta a parceria global que existe entre as duas empresas e, principalmente, sua competência e experiência neste tipo de transporte.

“Observar e estimular os fornecedores a apresentar as melhores soluções e analisar todos os pontos de atenção do processo foi fundamental para o sucesso da operação”, afirma Camila Acorsi, analista de importação da Anglo American. Segundo ela, assim foi possível escolher a aeronave que melhor se adequava às necessidades da operação, possibilitando seu pouso em Confins, reduzindo o tempo de deslocamento pelo modal rodoviário e os custos.

“Embora algumas companhias aéreas de passageiros tenham retomado as operações, a situação no mercado de frete aéreo permanece crítica. Como líder desse segmento, a nossa principal prioridade é fornecer aos clientes capacidade suficiente e confiável de frete aéreo. E isso nos trouxe a oportunidade de fretar o Antonov para a Anglo American, pousando no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte ", afirma Eric Brenner, CEO da DHL Global Forwarding Brasil.

Já o despacho aduaneiro do equipamento ficou por conta da LT Serviços Aduaneiros. “O nosso trabalho, enquanto empresa destinada ao despacho aduaneiro, é de extrema importância para aparar arestas e evitar prejuízos na chegada de cargas como essa de grande vulto. A madeira, por exemplo, requer liberação do Ministério da Agricultura, dentre outras liberações que são necessárias. Uma carga como essa precisa de cuidado e atenção especial”, ressalta Morvan Diniz Ribeiro Jardim, gerente de Operação da empresa.

Sobre a BH Airport

A BH Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 40 anos na gestão de aeroportos no Brasil, que tem 49% de participação

Sobre a Anglo American

A Anglo American é uma empresa líder global em mineração e nossos produtos são essenciais em quase todos os aspectos da vida moderna. Nosso portfólio de operações competitivas de classe mundial, que inclui uma ampla gama de opções de desenvolvimento futuro, fornece metais e minerais para um mundo mais limpo, mais verde e mais sustentável, atendendo ao rápido crescimento das demandas diárias de bilhões de consumidores.

Com nossas pessoas no coração dos nossos negócios, utilizamos práticas inovadoras e as mais recentes tecnologias para descobrir novos recursos e minerar, processar, movimentar e comercializar nossos produtos, os quais possibilitam a vida moderna para os nossos clientes – de forma segura, responsável e sustentável.

Como produtora responsável de diamantes (por meio da De Beers), cobre, metais do grupo da platina, minério de ferro de qualidade premium, carvão metalúrgico para siderurgia e níquel, além do projeto de nutrientes naturais em desenvolvimento, estamos comprometidos em atingir a neutralidade nas emissões de carbono em nossas operações até 2040. De forma mais ampla, por meio de nosso Plano de Mineração Sustentável, estamos comprometidos com uma série de metas desafiadoras para garantir que trabalhemos em prol de um meio ambiente saudável, desenvolvendo comunidades prósperas e construindo confiança como líder corporativo.

Trabalhamos em conjunto com nossos parceiros de negócios e diversas partes interessadas para liberar o potencial do valor sustentável que esses recursos representam para as comunidades e países onde operamos, para nossos acionistas, além da sociedade como um todo. A Anglo American está reimaginando a mineração para melhorar a vida das pessoas.