Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Retorno dos cruzeiros marítimos no país aguarda aprovação dos órgãos competentes

A temporada de cruzeiros 2021/2022 está sendo mais esperada que nunca por conta da pandemia Covid-19 que assolou o mundo em 2020 e paralisou o setor. Com a chegada do navio Star Breeze, na manhã do dia 23 de agosto, a indústria de cruzeiros retorna à Colômbia, e com ela a reativação segura para os passageiros e destinos colombianos. O primeiro navio atracou no Porto de Cartagena depois de mais de um ano e meio sem embarque de armadores. Na Argentina, a partir do dia 20 de outubro, a atividade dos roteiros bioceânico e antártico será retomada progressivamente e respeitando os protocolos. Mas e no Brasil???

Seguindo modelos dos Estados Unidos e Europa, que já voltaram, empresas brasileiras buscam adequar suas infraestruturas para oferecer viagens internacionais seguras em relação à Covid-19. Há expectativa de que sete navios deixem a costa brasileira entre novembro de 2021 e maio de 2022. Os operadores de turismo de cruzeiros acreditam que o retorno das atividades no país gere aproximadamente 35 mil empregos diretos e indiretos, com um impacto na economia estimado em RS$ 2,5 bilhões.

O governo do Rio enviou no último dia 16 uma carta ao Ministério do Turismo se colocando a favor da volta da temporada de cruzeiros pela costa brasileira em novembro. Apesar de contar com o apoio do Ministério do Turismo e das prefeituras das cidades portuárias, as empresas ainda aguardam o aval definitivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e vai depender de diversos fatores, sendo o principal deles o avanço da vacinação que deve alcançar cerca de 70% da população até o início da próxima temporada, em novembro deste ano. Dentro deste cenário é aguardada com grande expectativa a confirmação da abertura dos portos brasileiros.

No Pier Mauá, no Rio de Janeiro, a primeira das embarcações deverá chegar no dia 4 de novembro. O navio MSC Preziosa, com capacidade para 4.400 pessoas, chegará na Cidade Maravilhosa pela manhã e segue viagem no final do dia. Já o último é o Navigator Of The Seas, que chegará no dia 11 de maio de 2022 e segue viagem no dia 12 com destino a Buenos Aires (Argentina). Para a temporada 2021/2022 são esperados no Pier Mauá 36 navios de várias partes do Brasil e do mundo, com mais de 107 mil passageiros.

Neste cenário, pelo menos na retomada, os cruzeiros serão diferentes do que costumavam ser há alguns meses. As grandes empresas já se organizaram e implementaram uma série de procedimentos para voltarem a realizar seus roteiros com total segurança. Controle de passageiros, incluindo teste de Covid-19 no terminal antes do embarque, higienização das embarcações e prevenção da proliferação de doenças são algumas das medidas adotadas.

Para Américo Rocha, diretor de operações do Pier Mauá, “não tem porque a temporada brasileira 2021/2022 não ocorrer, mediante a retomada dos cruzeiros em diversas partes do mundo, inclusive nos países da América do Sul, como Colômbia e Argentina, que possui alguns itinerários que incluem o Brasil. Diante da demora da Anvisa na tomada de decisão da abertura dos portos brasileiros o maior problema do setor não é somente a perda de receita decorrente da pandemia, mas sim a falta de previsibilidade. O lado bom disso tudo é que os cruzeiros estão com preços bem acessíveis. Vale uma consulta nas agências de viagens para adquirir um bom pacote”.

Além do Rio de Janeiro, Santos, Angra dos Reis, Balneário Camboriú, Búzios, Cabo Frio, Fortaleza, Ilha Grande, Ilhabela, Itajaí, Maceió, Porto Belo, Recife, Ubatuba, Salvador, Ilhéus, Buenos Aires, Punta del Este e Montevidéu são outros destinos queridos e procurados pelos brasileiros.


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