7 destinos para conhecer na Ilha da Madeira

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jessica Ferreira
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo

Praia do Faial - Santana - Credito Turismo da Madeira Praia do Faial - Santana - Credito Turismo da Madeira

De vilas de pescadores a uma cidade animada, destino português tem muito a oferecer para os turistas

A Ilha da Madeira, destino português situado em meio ao Oceano Atlântico, é relativamente pequena, mas esbanja atrações e atividades para os viajantes. Espalhados pelo seu território, estão locais charmosos, que vão desde uma cidade vibrante até adoráveis vilas de pescadores. Confira sete destinos para conhecer na Ilha da Madeira:

Funchal

Esta é a capital do arquipélago e seu principal centro turístico, comercial e cultural. Situada na costa sul da ilha, em uma baía banhada pelo oceano, esta cidade de quase 600 anos tem um pouco de tudo. Há um centro histórico charmoso e interessante, belos parques e jardins e restaurantes de primeira. Os turistas ainda podem curtir cafés ao ar livre, bares e vistas incríveis, já que a cidade tem o formato de anfiteatro.

Câmara de Lobos

Também na costa sul, perto de Funchal, fica esta vila de pescadores onde está uma das atrações mais famosas da Ilha da Madeira: o Cabo Girão, mirante com uma plataforma de vidro que garante uma vista incrível do mar e da ilha.

Ponta do Sol

O lugar mais quente da ilha e onde o sol brilha o maior número de horas tem ruas só para pedestres com a famosa calçada portuguesa, antigos casarões e capelas, além de belíssimos cenários naturais de mar e muito verde. Além disso, Ponta do Sol é hoje refúgio de nômades digitais, com um espaço com internet gratuita e eventos de socialização para esses viajantes.

Santana

Este destino madeirense fica na costa norte da ilha. É lá que estão as icônicas Casas de Santana, construções triangulares de madeira com telhados de palha que são um verdadeiro patrimônio histórico. É também um excelente destino para os amantes da natureza, já que tem o Parque Florestal das Queimadas, repleto de trilhas maravilhosas por entre a vegetação natural.

São Vicente

Com belas encostas verdes e uma extensa área de floresta, São Vicente guarda uma atração imperdível da Madeira: as Grutas e Centro de Vulcanismo de São Vicente. Lá, os visitantes podem visitar um conjunto de grutas, uma experiência única por um cenário natural formado há mais de 850 mil anos!

Porto Moniz

Se a visão de Porto Moniz encarapitada nas rochas sobre o mar já é impressionante, isso não é nada comparado à sua atração mais conhecida: as piscinas naturais de Porto Moniz. Elas ficam encrustadas na rocha vulcânica pertinho do mar e suas águas são renovadas a cada onda que invade as piscinas. No local ainda há banheiro, bar, restaurante e espreguiçadeiras, para uma experiência incrível e cômoda.

Vila Baleira

Este é o único destino da lista que fica em Porto Santo, a segunda ilha habitada do Arquipélago da Madeira. Com uma paisagem diferente da Ilha da Madeira, Porto Santo é ensolarada, com praias de areia dourada e mar azul-turquesa. A Vila Baleira é sua capital, com um belo centro histórico, excelentes resorts e a famosa Casa de Cristóvão Colombo, onde o célebre navegador português viveu por muitos anos.

Sobre a Ilha da Madeira

Considerado o melhor destino insular do mundo, a Ilha da Madeira é um pequeno paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. De origem vulcânica, sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. O arquipélago é formado por um conjunto de ilhas, sendo as principais e únicas habitadas Madeira e Porto Santo. Há excelentes opções em balneários, monumentos históricos e ótimos hotéis e restaurantes, onde se pode provar a deliciosa gastronomia e os premiados vinhos madeirenses. Para mais informações, acesse www.madeiraallyear.com.