Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Férias: confira as dicas para pegar a estrada com segurança

Especialista da NGK explica a importância da revisão preventiva para fugir dos imprevistos

As férias de julho chegaram e muita gente vai aproveitar para viajar. Porém, antes de pegar a estrada, é imprescindível fazer a revisão do carro para evitar imprevistos. A revisão de freios, pneus, macaco e outros itens mais “à vista” do motorista já é uma prática comum. No entanto, há outros componentes que podem prejudicar o bom funcionamento do veículo e servem de indicadores sobre as condições internas do motor.

“A parte visível do carro é sempre lembrada na hora da manutenção, mas as partes mecânicas não são tão perceptíveis e é aí que mora o perigo”, explica Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK. Segundo o especialista, é importante fazer uma checagem completa com um mecânico de confiança ao menos uma vez por ano. Nessa revisão, a vela – a única peça que está na câmara de combustão que é de fácil remoção – deve ser analisada, já que serve de indicativo sobre o estado do motor, mostrando possíveis problemas de forma precoce.

Confira outros pontos importantes levantados pelo especialista:

O que revisar

É importante atentar para os itens revisados na oficina. Confira se todos os componentes foram devidamente analisados. Se necessário, faça uma lista e cheque com o mecânico: sistemas de freio, rodas, funcionamento do motor, nível de óleo e de outros fluidos, bateria e injeção (alguns problemas podem ser silenciosos).

“O motorista se acostuma com as pequenas falhas, que acabam passando despercebidas. Por isso, é importante fazer uma inspeção de gases e uma análise do funcionamento do motor. O primeiro sinal de que algo não vai bem na injeção é o aumento do consumo de combustível – a diferença aumenta gradualmente e pode ser imperceptível. Depois, surgem a dificuldade na partida, as falhas de aceleração e de retomada de velocidade, até que o carro não funciona mais como antes”, alerta Mori. “A manutenção não pode ser negligenciada, pois, sem a queima correta, o combustível pode acarretar defeitos em outros sistemas do motor.”

Qualidade do combustível

Os postos nas estradas são uma comodidade para os motoristas, mas o ideal é sempre abastecer o veículo em postos de confiança. O combustível de baixa qualidade pode causar problemas a longo prazo, mesmo que seja apenas para completar o tanque.

“O combustível deve ser analisado com cuidado. Ao abastecer no posto habitual, caso o veículo apresente algum problema, você pode identificar a causa mais facilmente. O efeito do combustível é cumulativo e pode não ser causado pela última parada”, comenta o consultor.

Prefira prevenir

Além do risco para o motorista e os passageiros a bordo, defeitos repentinos trazem gastos inesperados e, muitas vezes, perfeitamente evitáveis. Com a revisão completa e periódica, é possível se programar melhor para manter a saúde do seu carro.

“O ideal é que a manutenção seja sempre preventiva. A necessidade de manutenção corretiva, quando já existe um problema, pode significar que o veículo foi negligenciado”, orienta Mori.

Escolha da oficina

Busque pelas referências da oficina que fará a revisão e não escolha apenas pelo preço ou pela proximidade.

“Houve uma mudança no relacionamento com as oficinas. Hoje, muitos clientes procuram com base nos depoimentos nas redes sociais e na internet. Caso seja preciso optar por um novo mecânico, essas impressões podem ser uma ótima referência”, conclui o especialista.

Sobre a NGK

Fundada em 1936, em Nagoya, no Japão, a NGK é a maior fabricante e especialista mundial em velas de ignição, com forte presença em todos os continentes. No Brasil, a empresa está presente há mais de 60 anos, com mais de 1.300 funcionários e uma fábrica com mais de 625 mil metros quadrados, localizada em Mogi das Cruzes (SP).

A empresa - detentora das marcas NGK (componentes automotivos), NTK (sensores e ferramentas de corte), Belamari e Super NGK (revestimentos porcelanizados) - disponibiliza em seu site dezenas de opções de cursos on-line para mecânicos e aplicadores de produtos. Para mais informações, acesse: http://www.ngkntk.com.br/.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo