Brasil,

Inverno na Montanha: Terras Altas da Mantiqueira unem descanso, lazer e oportunidades de investimento

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thais Cipollari
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

Inverno na Montanha: Terras Altas da Mantiqueira unem descanso, lazer e oportunidades de investimento

Cidades da região oferecem natureza exuberante, atrativos para toda a família e empreendimentos sustentáveis exclusivos

Com a chegada do inverno e a proximidade das férias escolares as cidades que integram a parte mineira da Serra da Mantiqueira tornam-se destinos preferidos de quem gosta de descanso, atividades esportivas, comida e bebida de boa qualidade, atividades culturais e temperaturas médias em torno de 10 graus.

A região é uma das mais belas cadeias de montanhas no Brasil, na divisa dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Somente na parte mineira são 24 cidades, entre elas Passa Quatro (245,1 km de São Paulo-Capital) e Itanhandu (256,8 km de São Paulo-Capital).

A cidade de Passa Quatro oferece opções de passeio como a Floresta Nacional de Passa Quatro; Brasil Nota 10 Mundo Das Miniaturas; Alambique Cachaça Excelência; Túnel da Mantiqueira e Pico Pedra Da Mina. Já em Itanhandu os principais pontos turísticos são as lojas da Pérola da Serra; passeios e escaladas no Tropical de Altitude e a Cachoeira Vô Delfim.

Gastronomia exuberante

A região é famosa pelos queijos de alta qualidade que produz como o gouda, o emmental e o gruyère. Não se pode esquecer os cafés requintados que abastecem os mercados do exterior e que também podem ser saboreados. O tradicional frango com quiabo, o pão de queijo e leite fresquinho aguçam o apetite dos turistas e moradores da região. A serra também é conhecida pela cerveja e vinho que podem ser encontrados lá. Uma das estrelas principais é o azeite de oliva.

Quem não aprecia uma bela comida regada com um azeite de ótima qualidade? Em Passa Quatro encontramos um empreendimento que une todos os ingredientes da serra com o cultivo de oliveiras. O Clube Olive um empreendimento da Alphaz Concept. Com uma área total de 38,5 mil m², os terrenos podem ser utilizados para a construção de uma casa de campo e ainda para a produção de azeites de oliva gourmet da marca San Benedetto, premiado internacionalmente.

O proprietário pode, por exemplo, lucrar com o aluguel do imóvel e com a venda do azeite. A área para a plantação das oliveiras foi escolhida em razão das condições climáticas, infraestrutura e qualidade do solo. A Serra da Mantiqueira é um dos polos mais importantes de produção de azeite no país, junto com a região sul. As oliveiras do Clube Olive são das espécies arbequina, arbosana e koroneiki, que são oriundas da Catalunha, Espanha e Grécia, respectivamente, e se adaptaram muito bem ao solo da região.

Para a atriz Cleo, que terá uma casa no Olive, a região é linda, acolhedora e ideal para quem gosta de ter um estilo de vida conectado com a natureza. "O prazer de poder produzir um azeite de qualidade é indescritível e isso dentro da sua própria casa proporciona um sensação ainda melhor. É uma experiência espetacular", disse.

A arbequina é originária da região Arberca, na Catalunha. Com ela se produz um azeite fresco de características frutadas com notas de alcachofra e tomate. Equilibrado, ele possui sabor mais picante quando a azeitona é colhida verde e mais doce quando ela está mais madura. Sua adaptação origina um azeite extravirgem especial no Brasil. A arbosana é uma azeitona espanhola que também se adaptou bem aos solos tropicais do País. Produz um azeite picante, levemente amargo com um caráter médio frutado. A koroneiki é uma das azeitonas gregas mais conhecidas. É uma espécie que se adaptou bem ao clima e solo brasileiros. O azeite produzido é bem frutado, com notas de maça verde, uma certa picância e um leve amargor.

Para Luigi Scianni Romano, sócio-fundador da AlphazConcept, disse que o campo das oliveiras possui baixo custo de manutenção com riscos pequenos no investimento. Na fase adulta, as plantas necessitam apenas de uma adubação periódica e cuidados com formigas e fungos, sem despesas com fertilizantes e agrotóxicos. "Será uma pequena produção de azeite gourmet que é premiado e com selo de qualidade nacional", afirmou Romano.

Atividade esportiva

Itanhandu, na parte mineira da Serra da Mantiqueira, é muito procurada pelos amantes das atividades esportivas e o contato com a natureza.

A região é ideal para descanso, mas que desperta também a vontade de praticar esportes radicais. Milhares de turistas e esportistas visitam a região atrás do turismo de aventura. São passeios off-road; rapel, montanhismo; mountain bike; corrida em trilha, canoagem e escaladas.

A cidade abriga um projeto imobiliário que agrega uma casa de campo com um clube hípico. O Clube Hípico Pegasus possui 62.290 m² e oferece títulos privativos para construção de casas. O empreendimento é ideal para quem pretende usufruir do conforto de uma propriedade sofisticada e ama equitação e/ou tem o hábito de realizar montarias.

Com a equitação a postura fica mais ereta e previne problemas nas costas. Dominar um cavalo que é forte e grande dá autoconfiança e ajuda na superação dos desafios da vida. Fora isso, a atividade auxilia no desenvolvimento do equilíbrio e se for feita regularmente combate a ansiedade e a depressão. A montaria exige um gasto de calorias, semelhante ao consumido quando se anda de bicicleta. Um pessoa de 70 quilos perde em média de 200 a 250 calorias por hora. Na mitologia grega, Pegasus é um cavalo alado símbolo da imortalidade.

São 26 títulos de sócios-proprietários e cada um confere o direito de uso privativo de área devidamente identificada e demarcada. Além das áreas de uso privativo, o clube conta com espaços de uso comum e área de lazer. O clube oferece acomodação e toda infraestrutura para os cavalos, com baias, que seguem os critérios da Associação Hípica de Manga Larga Marchador, pistas, redondel, capineira e piquetes. Além disso, veterinários e funcionários treinados para preparar o animal para competição.

O clube é perfeito para pessoas que gostam da tranquilidade, contato com a natureza e esportes. A região é conhecida pela prática de alpinismo e montanhismo. Itanhandu está incrustada na Serra da Mantiqueira e oferece, ainda, a possibilidade de passeios como visitas às cachoeiras e atividades como trilhas.

De acordo com Romano, da Alphaz Concept, para manter um equino em uma hípica em São Paulo o gasto é de aproximadamente R$ 7 mil por mês. "No Clube, os sócios conseguem manter o cavalo pagando cerca de R$ 600,00 mensais, pois tudo é diluído entre todos os proprietários que utilizam os serviços para os animais”, destaca Romano.

Atrativos para toda a família

A cidade Passa Quatro mantém preservada uma Maria-Fumaça e permite que os turistas e moradores façam uma viagem no tempo. O trem sai da estação central e segue até a Estação Coronel Fulgêncio, inaugurada por dom Pedro II, em 1884, e depois ao Túnel da Mantiqueira. Um passeio que possibilita apreciar a natureza, as montanhas e céu limpinho e as águas cristalinas que cortam a cidade.

Você já pensou em descansar em uma casa ecologicamente sustentável e ter como vizinha a atriz global Deborah Secco? Agora isso é possível. A cidade de Passa Quatro ganhou mais um empreendimento sustentável com casas que terão sistemas de energia fotovoltaica e biodigestor para tratamento de esgoto, além de reaproveitamento de águas da chuva e compostagem orgânica.

Toda a madeira utilizada na construção é de reflorestamento ou demolição. Trata-se do projeto “La Famiglia”, um condomínio com 25 áreas privativas de 1 mil m2 nas Terras Altas da Serra da Mantiqueira, em uma área de 7,1230 hectares. O projeto conta com a parceria e a grife da atriz global Deborah Secco.

O conceito sustentável foi fundamental para a escolha da parceria por parte de Deborah. "São araucárias, água limpas e um local belíssimo. Nada melhor do que aproveitar da natureza ao lado da minha família", afirmou Deborah, que integra um time de embaixadores da incorporadora que já conta com Cintia Dicker, Pedro Scooby, Gabriela Pugliesi, Lais Ribeiro, Erasmo Viana, Cleo, Leandro D’Lucca, Isabeli Fontana e Di Ferrero.

Sobre a AlphazConcept

A AlphazConcept é uma incorporadora brasileira que executa projetos assinados de arquitetura com responsabilidade ecológica. A empresa segue as mais modernas tendências de construções ecologicamente viáveis, práticas de custo otimizado e acima de tudo um produto de alto valor agregado que gera rentabilidade para os proprietários. Os empreendimentos da AlphazConcept são equipados com soluções sustentáveis como painéis solares fotovoltaicos, sistemas biodigestores para tratamento de esgoto, captadores de água da chuva, compostagem orgânica e lixeiras para coleta seletiva. A AlphazConcept também possui o diferencial de atuar com parceiros técnicos de renome, como o arquiteto Sérgio Fischer. E embaixadores engajados com a causa ambiental, como a modelo internacional Cintia Dicker e as atrizes Deborah Secco e Cleo. Atualmente a AlphazConcept desenvolve projetos nas regiões Sul do estado de Minas Gerais, Vale do Paraíba, Bahia, Pipa (RN), Litoral Norte de São Paulo (Ubatuba e Ilhabela), Punta del Este, no Uruguai, e Costa Rica.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar