Brasil,

Pesquisa BRAZTOA: vacinação avança e traz perspectivas positivas para o mercado de turismo

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Tais Santos
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo

Apesar do volume de faturamento ainda estar aquém do praticado antes da pandemia, na média dos 25%, uma percepção com viés mais positivo começa a ganhar força entre as operadoras, principalmente por conta do maior interesse do consumidor em adquirir ou planejar viagens. Uma expectativa de melhora no ambiente de negócios do turismo, para o segundo semestre de 2021, foi percebida em uma pesquisa recente realizada pela BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo).

Uma movimentação interessante também tem acontecido entre as pessoas que já se vacinaram. 71% das operadoras relataram que foram procurados por turistas vacinados, sendo que 29% das viagens comercializadas para esse público ocorrerão já em julho e 47% estão programadas para o segundo semestre deste ano.

Outro fato que merece destaque é que 82% das operadoras acreditam que a aprovação da Coronavac pela OMS trará efeitos positivos para o turismo já no segundo semestre de 2021.

Os empresários sabem que existe uma longa caminhada rumo à recuperação total das vendas e faturamento, mas não obstante os desafios e a gestão de crise que foram tão necessários, este período de parada obrigatória também abriu espaço para uma revisão das estratégias e de modelos de muitos negócios. O setor tem feito sua lição de casa para que, quando o consumidor estiver preparado para embarcar, as empresas possam também estar prontas para dar vazão à imensa demanda de viagens, reprimida no último ano.

“O mercado ganhou novos contornos neste período pós pandemia e a noção do quanto somos interdependentes ficou ainda mais perceptível. Os destinos e os empreendimentos investiram em equipamentos, processos e treinamentos para receber bem os viajantes e estes, sabem que a segurança deles e das pessoas locais dependem de sua atitude de respeito aos protocolos sanitários também. A flexibilidade nos roteiros e as experiências customizadas se tornaram ingredientes fundamentais para atender aos anseios de todos aqueles que contam os segundos para ter de volta sua liberdade de poder ir e vir, pelo Brasil e pelo mundo. Isso somado aos avanços da vacinação no Brasil e à aprovação destas pela OMS (Organização Mundial da Saúde), criam um ambiente propício para a abertura das fronteiras e para que a engrenagem volte a girar, trazendo novas possibilidades para todo nosso setor”, diz Roberto Haro Nedelciu, presidente da BRAZTOA.

Sobre a BRAZTOA

A BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo, colaboradoras e empresas de representação de produtos e destinos, além de convidados, responsáveis por estimados 90% das viagens organizadas de lazer, comercializados pela cadeia produtiva no Brasil.

Em 2020, ano atípico e altamente impactado pandemia da COVID-19, as operadoras associadas à Braztoa faturaram R$ 4 bilhões e embarcaram 3,3 milhões de passageiros durante todo o ano.

Entidade de vanguarda e sem fins lucrativos, a BRAZTOA promove ações e parcerias que valorizam as atividades empresariais dos associados, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável.

A associação também tem realizado, desde o início da pandemia de 2020, um trabalho consistente de gestão de crise, levado informações e orientações ao setor e ao consumidor final e realizado levantamentos mensais de dados sobre a comercialização e gestão de seus operadores de turismo, disponíveis no site.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar