Brasil,

Setor Aeroportuário: como alcançar mais eficiência com videomonitoramento

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Adriana Fernandes
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

Por Francisco Rodriguez, Gerente de Serviços Profissionais da Axis Communications

Milhares de pessoas costumavam se reunir diariamente em aeroportos, porém, esse setor foi um dos mais afetados pela pandemia globalmente. Em 25 de março de 2019 foram registradas mais de 169 mil aeronaves cruzando o céu em todo o mundo. Por sua vez, em 25 de março de 2020 foram pouco mais de 94 mil. Apesar desses dados, 2021 é o ano da reativação desse setor, estima-se que os voos regulares para a América Latina devem ultrapassar os níveis pré-pandêmicos, em comparação com o mesmo período de 2019. Estes números são animadores para a aviação, mas representam também um desafio ao nível da eficiência operacional, uma vez que é cada vez mais importante garantir um bom serviço para prevenir não só os riscos para a segurança, mas também para a saúde.

O valor da tecnologia de vídeo

Embora a recuperação completa ainda não chegue em 2021, sabemos que o ano marcará o crescimento da aviação. A inclusão entre as atividades essenciais colaborou para que os aeroportos não fechassem as portas durante o auge da pandemia, assim como a decisão das autoridades por integrar soluções de vídeo e áudio em rede, somadas aos recursos de análise inteligente, que tornaram o serviço mais eficiente e seguro.

Conseguimos adaptar as soluções de vigilância IP a essas necessidades, agregando novos objetivos: além das imagens para a revisão de terceiros, somamos a possibilidade de detectar situações de risco por meio da recepção de áudio, evitando perdas no rastreamento de pacotes e aumentando a eficiência do serviço, entre diversas outras aplicações. A proposta do sistema de monitoramento eletrônico ainda inclui manter as 7 zonas estratégicas de todo aeroporto sob vigilância:

Entradas e saídas
Passaporte e verificações de segurança
Balcões de check-in
Áreas comerciais e de estacionamento
Perímetros do aeroporto
Carregando áreas
Pistas e áreas de taxiamento

A reativação do setor ainda depende da atração de passageiros, companhias aéreas, varejistas e investidores, para isso, será necessário transformar esta atividade em uma experiência segura e atrativa para todos. Cada um dos grupos que trabalham para tornar um aeroporto seguro, eficiente e rentável tem necessidades específicas e, por isso mesmo, é imprescindível disponibilizar ferramentas com o máximo de aproveitamento e potencializar os resultados combinando-as com o valor agregado das soluções

Como funciona a vigilância por vídeo nos aeroportos?

Os aeroportos são áreas de importante valor para o setor de transportes - tanto de pessoas como de cargas - portanto, é fundamental limitar os riscos através da implementação das mais recentes soluções tecnológicas para assegurar a proteção e eficiência, adicionando inteligência e informações que permitam a análise de dados para fundamentar decisões estratégicas. As soluções representam uma oportunidade de melhoria, pois permitem o monitoramento das áreas internas e externas, minimizam custos e maximizam a eficiência.

Em estações aeroportuárias, as plataformas de vídeo em rede agregam diversos aplicativos que funcionam de maneira multifuncional para melhorar a segurança e as operações de um aeroporto. Este tipo de tecnologia pode reconhecer e identificar alvos mesmo com pouca luz ou escuridão total. As imagens, integradas aos recursos de análise inteligente, oferecem o suporte para um sistema de controle capacitado e pronto para que os principais protocolos de prevenção ou reação estabelecidos pelas forças de segurança sejam colocados em prática.

Nas áreas que exigem maior segurança e atenção, como as de fiscalização por scanner, o uso de videovigilância eletrônica, registra usuários, equipes e até mesmo guardas - evitando atos impróprios, como o abuso de autoridade, roubos, vandalismo e outras atividades que possam violar as garantias individuais dos usuários. Outra vantagem que as soluções oferecem é que, por meio do monitoramento ao vivo, é possível enviar informações aos operadores aeroportuários para agilizar os protocolos de acesso, desde o monitoramento de serviços em solo e bagagem até o monitoramento e fluxo de pessoas.

Uma instalação de segurança eletrônica que inclui não apenas vídeo, mas som e análise inteligente, permite o monitoramento efetivo e com ótimo custo-benefício de áreas internas e externas, como entradas e saídas, com soluções como vídeoporteiro IP. Controles de segurança e passaporte, balcões de check-in, áreas comerciais, estacionamentos, áreas de carga, pistas e zonas de taxiamento também se beneficiam da tecnologia em rede. Os sistemas de vídeo estão abrindo novas fronteiras para múltiplas indústrias, porém, aeroportos são onde a importância de detectar riscos potenciais e maximizar o próprio desempenho se mostram essenciais. Deste modo, o videomonitoramento em rede reflete um passo importante na superação dos desafios enfrentados pelos aeroportos globalmente.

Para saber mais detalhes sobre como a aviação e os aeroportos estão se beneficiando do videomonitoramento em rede à prova de futuro, acesse: https://bit.ly/3zw3vUT


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar