Brasil,

Super-hotéis para turistas e nativos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Giu Soeiro
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

Pandemia mostrou vocação múltipla dos empreendimentos hoteleiros

A expressão de Euclides da Cunha, o sertanejo é antes de tudo um forte, poderia ser facilmente aplicada aos hoteleiros. Os profissionais da hospitalidade são fortes e criativos, como se tem observado nas últimas décadas, diante de tantas crises, com ênfase em 2001 e 2008, imediatamente seguidas de períodos de superação e crescimento importantes. Se o mercado de lazer apresentou excelentes resultados, neste segundo semestre de 2020 e primeiro de 2021, o mesmo não se observou nos hotéis corporativos.

A pandemia causada pelo COVID-19 paralisou temporariamente os eventos, grandes indutores de demanda, e as viagens de negócios. Ainda que uma série de estudos apontem uma rápida e importante retomada a partir do segundo semestre de 2021, principalmente com a aceleração nas campanhas de vacinação e reabertura das fronteiras brasileiras, a hotelaria buscou, neste interim, saídas para equilibrar seu fluxo nos últimos meses. E para isso se aproveitou das vantagens do trabalho remoto, com o anywhere office.

Tal conceito surgiu quando profissionais europeus e estadunidenses, cansados de trabalhar em casa, decidiram se hospedar em hotéis para usufruir de novos ares e também do conforto e serviços excepcionais. Os associados do FOHB-Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil identificaram uma procura maior por hotéis próximos aos grandes centros urbanos com academia, espaços de lazer e também recursos tecnológicos de ponta. Não apenas excelente conexão wi-fi é exigida mas também recursos para eventos híbridos. Hoje as salas de eventos de grandes hotéis se tornaram estúdios de televisão para abrigar eventos híbridos. Além de um número reduzido de participantes presenciais há a possibilidade de aumentar a audiência de forma jamais vista. Não há hotel hoje, independentemente de sua capacidade, que não possa sediar um evento que fale para milhares de pessoas em todo o mundo.

Nesse contexto, a previsão de que hotéis se tornariam espaços múltiplos se realizou. Há 50 anos os empreendimentos hospedavam viajantes, em seguida abriram restaurantes e bares estrelados para o grande público, se tornaram então espaço de eventos, inclusive casamentos. Muitos abriram, na primeira década dos anos 2000, teatros, galerias de arte, academia e spas. Hoje abrigam estúdios de broadcast e escritórios individuais.

"No segmento corporativo, tivemos grandes mudanças aceleradas pela pandemia. Muitas empresas aderiram ao home office e essa é uma tendência que veio para ficar, pois aprendemos que, por meio da tecnologia, é possível fazer reuniões e ter uma boa produtividade. É o que chamamos atualmente de “Anywhere Office”, em que, tendo uma boa conexão de internet e estrutura, as pessoas podem trabalhar de qualquer lugar. E os hotéis são ótimas opções para isso, pois contam com toda a estrutura e segurança necessárias. Em um hotel, por exemplo, ao ter um metro quadrado vazio, é possível transformar este espaço em um coworking. É o que fizemos na Accor com a nossa marca WOJO, que oferta serviços por meio dos quais os clientes têm toda a estrutura necessária para trabalhar, seja em um quarto ou no lobby de um hotel" explica Thomas Dubaere, CEO Accor América do Sul.

Para o CEO da Atlantica Hotels e presidente do conselho do FOHB, Eduardo Giestas, “prever a queda das viagens de negócios sob a ótica da acessibilidade das plataformas de comunicação e novas tecnologias é um erro. Obviamente que ela em muito altera o cenário, como grande catalizadora. Certamente a hibridade veio para ficar e melhorar a forma como trabalhamos e nos relacionamos. O turismo de negócios está se reinventando. Jargões como o “bleisure”, “anywhere office” e o “room office” indicam novas tendências de um segmento muito promissor. Cultura organizacional e confiança não se constroem em encontros virtuais. O universo corporativo está ávido em voltar a uma “nova normalidade” onde as relações pessoais e os contatos presenciais têm muito valor. Devemos, sim, nos preparar para uma retomada com eventos híbridos e hóspedes com expectativas renovadas, estadias mais longas mesclando lazer e negócios.

“Não à toa a hotelaria faz parte da tal economia criativa. Hotéis se tornaram espaços de trabalho e também entretenimento. Se inicialmente atendiam quase que exclusivamente turistas, hoje se tornaram espaços públicos com serviços para toda a população. A pandemia não trouxe nada de novo, apenas acelerou transformações pelas quais todos esperávamos. Não a toa, os investidores hoteleiros brasileiros não recuaram mesmo com a dramática crise pela qual passamos e cuja resolução já se mostra possível” finaliza Orlando de Souza, presidente executivo do FOHB.

Sobre o FOHB:

O FOHB Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil é uma entidade associativa sem fins lucrativos que reúne algumas das mais importantes redes hoteleiras com atuação no país. Fundado em 2002 hoje conta com 20 redes associadas, tanto nacionais como internacionais. São 657 hotéis de redes associadas, que juntos totalizam mais de 101 mil unidades habitacionais UHs. Estão presentes em 201 municípios nas 5 regiões do Brasil, gerando mais de 130 mil empregos diretos e indiretos. Em 2023 os hotéis das redes associadas ao FOHB serão 757 que totalizarão mais de 130 mil Uhs.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar