Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Dirigentes de Turismo de todo o país visitam loja Artesanato Brasília a convite da Secretária do DF

Ponto de venda está localizado no shopping Pátio Brasil e integra os projetos da Setur-DF que colocam a capital como case de sucesso

As 53 autoridades municipais de Turismo em 21 estados que participaram, nesta semana, do 1º Fórum das Capitais conheceram a loja Artesanato de Brasília a convite da secretária do setor no DF, Vanessa Mendonça. Localizado no shopping Pátio Brasil, o ponto de venda faz parte dos projetos desenvolvidos desde 2019 pela Secretaria de Turismo (Setur-DF) que colocam Brasília como ‘case’ de sucesso.

A apresentação do espaço pela Setur teve como principal objetivo trazer um novo olhar para os secretários, destacando que o turismo pode ser potencializado também por meio de parcerias com o setor privado. Ao final do passeio, os secretários puderam trocar informações com os artesãos presentes, conhecer as peças da loja e levar uma recordação do artesanato de Brasília para suas cidades.

Para a anfitriã do evento, a secretária Vanessa Mendonça, que fez questão de apresentar o espaço pessoalmente aos visitantes, a loja é um dos projetos bem sucedidos que pode e deve ser implantado em várias cidades do país.

Expectativas de renda

A titular da pasta ressaltou a importância da loja para os artesãos. “O artesanato é, para nós, da Secretaria de Turismo, uma prioridade desde o primeiro dia da nossa gestão, e para isso nós criamos uma coordenação do artesanato. Porém, o mais importante a dizer é a capacidade de levarmos expectativas reais de renda, de trabalho e transformar, por elas, a vida de milhares de artesãos”, pontuou.

De acordo com a secretária, as atividades do segmento são estimuladas por meio da concessão da Carteira Nacional do Artesão. “Hoje na Secretaria são 11.200 artesãos que já receberam a carteira do artesanato. Com ela, eles podem participar das feiras de todos os estados, pelo Nordeste, Sul e por todas as cidades. E eu preciso agradecer ao shopping Pátio Brasil que nos acolheu desde o início”, detalhou.

Avanços

Inaugurada em novembro de 2019, a Loja do Artesanato se tornou um sucesso e em abril de 2021 ganhou um novo ponto de venda, no próprio shopping, dobrando o espaço ocupado para 200 m².

A loja traz um diferencial em termos de produtos normalmente oferecidos em shoppings. São variadas peças de 30 artistas colocadas para comercialização em um dos principais centros de consumo em Brasília. A cada três meses, a renovação na loja acontece, por meio de uma curadoria, para selecionar de forma democrática os 30 artesãos que vão expor seus produtos.

Mayce Tranquillini, gerente de Marketing do Shopping Pátio Brasil, acompanhou a visita e comemorou a parceria. “O Pátio Brasil fica no centro de Brasília, ao lado da torre de TV. Para a gente, é uma honra poder apoiar esse projeto, fazer parte dessa história, porque a cultura está relacionada com os artesãos, então a gente realmente enxerga uma possibilidade de conhecimento para todos”, comentou.

A gerente recomendou que os secretários e dirigentes de Turismo multipliquem essa experiência em suas cidades. “Incentivo todos vocês de cada estado que procurem shoppings, empreendimentos como este, para tentar fazer o mesmo em suas cidades. Sim, é possível e viável”, reforçou.

Planejamento e boa vontade

Realizado de 31 de maio a 2 de junho, o 1º Fórum das Capitais foi realizado pela Associação Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur). Presente à visita, o presidente da Anseditur, Ângelo Sanches, também ficou admirado com o trabalho elaborado para a criação do projeto e a qualidade dos produtos expostos na loja.

“Precisa ter planejamento e boa vontade. É o que a Secretária Vanessa Mendonça está fazendo aqui, é o que todos nós já fazemos. Só que precisamos mostrar, cada vez mais, à sociedade que, juntos, nós podemos valorizar as identidades locais, fortalecer a economia e abrir a mente”, observou Ângelo, que também é secretário municipal de Turismo da Prefeitura de Canelas (RS).

Saiba mais:

Secretários de Turismo encerram encontro com debates sobre gargalos e projetos voltados para o setor

Setur-DF é case de sucesso durante evento com dirigentes do setor

Setur-DF abre o 1º Fórum das Capitais com a participação de 53 secretários de turismo de todo o País


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo