Brasil,

Turismo sustentável em Riviera Nayarit: biosfera Islas Marías

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Isabella Ribeiro
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

Composto por quatro ilhas (apenas uma é habitada), o destino foi declarado Reserva da Biosfera pela UNESCO em 2010

Iniciado em 2019 por decreto presidencial, o Projeto Integral da Reserva da Biosfera Islas Marías, no destino mexicano de Riviera Nayarit, visa transformar o centro penitenciário localizado nas ilhas em um centro de preservação ambiental com caráter de reserva da biosfera e que promova o turismo sustentável.

"Riviera Nayarit se caracteriza por ser um destino onde a sustentabilidade é primordial, por isso integrar Islas Marías através do Projeto Integral da Reserva da Biosfera a partir de uma visão que apela ao cuidado, promoção e proteção de suas riquezas naturais e culturais, será um importante ponto de apoio para incentivar os viajantes e participantes da indústria do turismo a continuar a conscientizar sobre como fazer um turismo responsável", comenta Marc Murphy, diretor do OVC Riviera Nayarit.

As Ilhas Marías, hoje sede do Centro de Educação Ambiental e Cultural ‘Muros de Agua - José Revueltas, são um paraíso natural pouco explorado, declarado Reserva da Biosfera pela UNESCO em 2010, e composto por quatro ilhas. Isla Madre, a maior e única ilha habitada, seguida de María Magdalena, María Cleofas e o ilhéu de San Juanito.

Devido à sua localização no Oceano Pacífico, o destino possui grande riqueza natural: sua fauna é composta por 21 espécies de tubarões, 10 de raias, 3 de tartarugas marinhas, entre outras. Também podem ser encontrados recifes de coral e 24 subespécies endêmicas de pássaros, além de vários mamíferos, como coelhos e guaxinins.

A apresentação do Projeto Integral da Reserva da Biosfera Islas Marías representa a oportunidade de endossar seu compromisso de promover práticas sustentáveis no turismo e permitir o desenvolvimento econômico e social de suas populações.

Como parte dos esforços de conservação, estão contempladas obras de reabilitação de ruas, limpeza de estradas, renovação de habitações, entre outras. Prevê-se que não existam hotéis ou qualquer outra opção de alojamento para os turistas com o intuito de preservar o ecossistema. Portanto, espera-se que as visitas à ilha durem um dia para que os visitantes aproveitem ao máximo as atividades de baixo impacto ambiental, como a observação de pássaros ou esportes aquáticos como como o surfe.

Riviera Nayarit se distingue na área do Pacífico mexicano por hospedar uma importante riqueza cultural e natural, que, em suma, com a apresentação do Projeto Integral da Reserva da Biosfera Islas Marías, permite endossar sua posição como um destino preocupado em cuidar de seus ecossistemas e proporcionam a seus visitantes experiências exclusivas em espaços que preservam suas belezas e atrativos naturais.

Sobre Riviera Nayarit

Famosa por seu charme eclético, hotelaria de luxo e apelo único, a Riviera Nayarit ganhou reconhecimento mundial como um tesouro turístico do Pacífico mexicano. Localizada no estado mexicano de Nayarit, a região oferece 309 quilômetros (192 milhas) de águas cristalinas na costa do Pacífico, as maravilhosas montanhas da Sierra Madre, a espetacular Baía de Banderas e infinitas maravilhas naturais protegidas.

A Riviera Nayarit abriga o centro turístico de Nuevo Vallarta, a cidade histórica de San Blas, o refúgio exclusivo de celebridades em Punta Mita, o "boho-chic" paraíso do surfe em Sayulita e uma variedade de aldeias piscatórias pitorescas. Abrangem atividades que vão desde campos de golfe de primeira linha, tirolesas, mergulho e surf a observação de pássaros, observação de baleias e liberação de tartarugas.

Acrescentando ainda mais charme ao destino, as acomodações variam de resorts de luxo e estabelecimentos com tudo incluído que visam famílias a hotéis boutique e todos os tipos de opções. Declarada a confirmação de todas as normas de segurança e higiene, Riviera Nayarit recebeu o Selo Viagem Segura, desenvolvido pelo World Travel and Tourism Council (WTTC) por aderir a todos os protocolos de higiene nos estabelecimentos para proteger a saúde dos visitantes.

Uma das características do local é a hospitalidade, e por isso, possui quatro hotéis com classificações distintas em Riviera Nayarit: quatro AAA Five Diamond, 11 hotéis AAA Four Diamond e 13 hotéis AAA Three Diamond. Além disso, a culinária internacional de alta qualidade espera por você, incluindo um restaurante AAA Five Diamond, seis restaurantes AAA Four Diamond e 26 restaurantes AAA Three Diamond.

E para a comodidade dos viajantes, a Riviera Nayarit fica a apenas dez minutos ao norte do Aeroporto Internacional Gustavo Díaz Ordaz (PVR). Para descobrir o Tesouro do Pacífico Mexicano, visite www.RivieraNayarit.com, siga Riviera Nayarit no Facebook, Twitter @RivieraNayarit e Instagram @riviera_nayarit.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar