Clube Hípico de Santo Amaro é oásis na zona sul de São Paulo

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  AD Comunicação & Marketing
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo

Clube Hípico de Santo Amaro é oásis na zona sul de São Paulo

Seja como sócio ou apenas como aluno das escolas de equitação ou tênis, o paulistano pode aproveitar a infraestrutura completa do Clube Hípico de Santo Amaro, um oásis na zona sul de São Paulo. O local conta com 284.000 m2 de bosques de Mata Atlântica preservada, jardins e muitas áreas abertas, o que proporciona segurança e conforto inclusive durante a pandemia.

O clima relaxante e idílico é complementado pela grande quantidade de aves e pequenos animais silvestres, como maritacas, araras e saguis. Cada canto pode ser explorado caminhando por uma trilha cross country com 2.360 metros de extensão. Nada melhor para se desconectar da agitação urbana.

Há ainda uma série de espaços de arquitetura colonial voltados a eventos, de casamentos e festas a jantares e ações corporativas. Destaque para o Casarão, a antiga casa-sede da Fazenda Itaquerê, que deu origem ao Clube. São 2.320m2, incluindo varanda e jardins.

O CHSA conta também com um campo de polo, de 19.920 m2, onde hoje há diversos piquetes e obstáculos de cross country usados em Concursos Completos de Equitação (CCE), modalidade olímpica recém-retomada no clube.

Fundada em 1935, a entidade é referência para clubes hípicos brasileiros e sul-americanos, além de frequentemente sede de importantes concursos, com destaque para o de seu Aniversário, disputado tradicionalmente na Semana da Pátria, e outros nacionais e internacionais nas modalidades Salto e Adestramento. Também promove anualmente, ao longo de 10 etapas, a Copa Santo Amaro de Salto, que em 2021 chegou à sua 23ª edição fazendo jus ao maior ranking interclubes do país.

São diversas as gerações de atletas premiados que se formaram, treinam ou treinaram na casa. Na modalidade Salto, destaque para os olímpicos José Roberto Reynoso Fernandez Filho, Camila Mazza de Benedicto e Carlos Ribas – os dois últimos em atividade no exterior -, e para o medalhista panamericano César Almeida. Já no CCE o maior nome é Marcio Appel, qualificado para Tóquio 2021. Outros são o Coronel Renyldo Ferreira, ex-presidente do CHSA, cavaleiro de cinco Jogos Olímpicos e um dos ícones máximos do hipismo mundial, e Rodolpho Riskalla, atual vice-campeão mundial paraequestre e forte candidato a medalhas em Tóquio.

Desde que o empresário Alexandre Leonor, do ramo imobiliário, assumiu a presidência da entidade, em janeiro de 2020, mesmo com a pandemia foram realizadas inúmeras melhorias – como reformas de picadeiros e cocheiras e até a construção de um SPA para os cavalos - e promovidos alguns campeonatos e eventos importantes. Entre eles a primeira edição do Internacional D’Dezembro e a retomada da modalidade Concurso Completo de Equitação.

Escola de Equitação

A Escola de Equitação, que funciona de terça-feira a domingo e atende crianças a partir de 4 anos, adolescentes e adultos, oferece dois picadeiros de Salto e trabalho do dia a dia, um picadeiro de Adestramento, três redondéis ideais para iniciação e uma área isolada para aulas do Pônei Clube. Estão disponíveis cursos das seguintes modalidades, que dão acesso a rankings da escola e interclubes: iniciação no esporte, Salto, Adestramento e Volteio. Além disso, há um programa especial de Equoterapia, método terapêutico voltado a pessoas com deficiências ou necessidades especiais, com cerca de 70 bolsas para a população de baixa renda e mais de 200 praticantes.

A qualidade dos cavalos usados nas aulas é outro ponto alto. São aproximadamente 40, incluindo 8 pôneis. Mais informações no site www.chsa.com.br/home/escola-de-equitacao/ ou e.mail .

Escola de Tênis

Também aberta a não sócios, a Escola de Tênis funciona de terça a sexta-feira, tanto na parte da manhã quanto à tarde, para alunos a partir de 10 anos. São 6 quadras de saibro e 7 experientes instrutores.

Com frequência o Clube é palco de disputas locais, regionais, nacionais e até internacionais, como torneios da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais).

O Clube Hípico de Santo Amaro fica à Rua Visconde Taunay, 508, em Santo Amaro.