Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal anuncia programação do mês de março

Museu dará sequência à programação digital diversa e gratuita que conta com atividades do Educativo, ações para o público 60+, tours virtuais variados pelo espaço expográfico do museu, além de ações voltadas para o Dia Mundial da Água, iniciativas que reverberam a inclusão com participação feminina na área de tecnologia e a importância da acessibilidade na ciência.

Dando sequência com a programação cultural diversa - totalmente virtual devido à pandemia do COVID-19 -, o MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal anuncia as atrações para o mês de março. Para este mês, o Educativo do Museu traz como grande novidade a série: Prisma Mineral. A atividade inédita tem como proposta apresentar as múltiplas facetas de alguns minerais que compõem o acervo do Museu, ressignificando o olhar para o mineral a partir de sua inserção no espaço expositivo e, consequentemente, no discurso museal que o predomina.

Assim, o Educativo propõe uma atividade de questionamento e confrontamento dos minerais que, a cada mês, terá uma cor do círculo cromático guiando a escolha dos minerais participantes. Em março, a cor rosa tomará conta deste recorte com a presença dos minerais Eritrita, Rodocrosita e Rodonita, que apresentam a predominância da respectiva coloração.

Ainda dentro do recorte Educativo, as Visitas Virtuais Mediadas – ofertadas desde novembro de 2020, como solução ao fechamento do museu, seguem normalmente às quartas, quintas e sextas-feiras. No mês de março, serão três roteiros diferentes: “Diversidade Mineral”, que apresenta parte do acervo mineral do Museu, “O Prédio Rosa: patrimônio, memória e arquitetura”, que revela as belezas arquitetônicas de um edifício histórico de 1897 e “Cristais do Tempo”, um convite a uma caminhada pelos espaços e tempos das obras presentes no Museu, que compõem a segunda edição da Exposição CoMciência. As visitas virtuais mediadas são realizadas sempre às quartas-feiras (em dois horários: 10h30 e 14h30) e quintas e sextas, em horário único (14h30), com duração média de 50 minutos e tradução simultânea em LIBRAS.

Fechando as atividades educativas, o Minuto Libras – uma iniciativa que tem o compromisso de promover a democratização e divulgação científica com acessibilidade – terá neste ano a participação de pessoas surdas atuantes na produção científica e artística. Com temáticas mensais e periodicidade semanal, pretende-se reconhecer e dar visibilidade ao protagonismo de pessoas surdas e suas contribuições para as ciências, além de inspirar o caminho de muitos outros surdos e surdas. Em março, a série apresenta a pesquisadora e ilustradora botânica Regina Hughes e alguns sinais relacionados à ciência e arte.

ATIVIDADES CULTURAIS

Dentro do recorte de ações culturais do MM Gerdau para março, o espaço promove na quinta-feira, (04/03), às 19h, um bate-papo com a participação do Grupo Africanidades BH – um coletivo que propõe reflexões sobre a diáspora negra. Realizando o encontro virtualmente, por meio de uma transmissão ao vivo no Youtube do MM Gerdau (https://www.youtube.com/user/MuseuMinasMetal), a conversa debaterá a relação entre a população afro-brasileira e a cidade, a arquitetura, o design e a ocupação urbana. A conversa contará com a participação da Prof. Drª Josemeire Alves Pereira, de Lisandra Mara Silva (arquiteta da Urbel e mestra em Arquitetura e Urbanismo), Natália Alves da Silva (jornalista e doutoranda em Planejamento Urbano e Regional) e do Prof. Dr. Cristiano Cezarino Rodrigues.

Outra atividade cultural de destaque será o bate-papo entre o fotógrafo Fernando Piancastelli e Luiz Ribeiro (jornalista e Coordenador de Comunicação do Comitê CBH Rio das Velhas), focado na discussão a respeito do registro fotográfico feito por Piancastelli no rio Samburá. O encontro tem como objetivo ecoar e ressoar o Dia Mundial da Água – instituído pela ONU em 22 de março – e as consequentes discussões a respeito da conscientização a respeito do uso responsável da água, assim como da conservação e desenvolvimento de recursos hídricos. O debate sobre as águas deve estar presente nas interseções de nosso dia a dia, nas perspectivas científicas, tecnológicas e artísticas e é por isso que o Museu traz uma viagem fotográfica ao rio Samburá, na quinta-feira (11/03), às 19h, por meio de uma live no Youtube: https://www.youtube.com/user/MuseuMinasMetal.

Na semana seguinte, na quinta-feira (18/03), no mesmo horário, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal abre seu espaço como um importante fomentador da cena artística, científica e cultural da cidade para a representatividade. Para isso, o Museu recebe Ciranda de Morais, fundadora da She’s Tech, que compartilhará uma conversa rica de experiências ao longo dos 4 anos de projeto, que tem fortalecido a presença feminina na tecnologia por meio do engajamento e da capacitação de mulheres no segmento. O encontro marca, também, o lançamento das ações da She’s Tech para o ano de 2021.

A última quinta-feira do mês ainda reserva uma atração muito especial: a reabertura do Terraço do MM Gerdau! No dia 25 de março, também às 19h, a transmissão ao vivo no Youtube do MM Gerdau será realizada do imponente terraço do Prédio Rosa, recebendo o DJ Alexandre de Sena e a sua Radiola Picumãh, para uma noite de muita música boa: https://www.youtube.com/user/MuseuMinasMetal.

EXPERIMENTA 60

A programação de março engloba, ainda, uma importante ação do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal: o Experimenta 60, projeto realizado por meio do Fundo Municipal do Idoso (FUMID – CMI), que tem como objetivo promover a saúde, o bem-estar e a socialização de pessoas idosas por meio da cultura.

Neste mês de março, o “Experimenta 60” expande a oferta de intervenções culturais, artísticas e educativas para a população 60+ de Belo Horizonte por meio de novas oficinas. São elas: CINE60, MÚSICA60, TEATRO60, CORPO60 e CANTO60, AUTOCONHECIMENTO60, DANÇA60 e CORAL60.

:: SOBRE O MM GERDAU O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal ::

|@mmgerdau |

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, integrante do Circuito Liberdade desde 2010, é um museu de arte, ciência e tecnologia que apresenta de forma lúdica e interativa a história da mineração e da metalurgia. Em 20 áreas expositivas, estão 44 exposições que apresentam, por meio de personagens históricos e fictícios, os minérios, os minerais e a diversidade do universo da Geociências.

O Prédio Rosa da Praça da Liberdade, sede do Museu, foi inaugurado em 1897, juntamente com Belo Horizonte. Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), o edifício passou por meticuloso trabalho de restauro, que constatou que a decoração interna seguiu o gosto afrancesado da época, com vocabulário neoclássico e art nouveau. O projeto arquitetônico para a nova finalidade do Prédio Rosa, que já foi Secretaria do Interior e da Educação, foi feito por Paulo Mendes da Rocha e a expografia, que usa a tecnologia como aliada da memória e da experiência, é de Marcello Dantas.

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal é patrocinado pela Gerdau, via lei Federal de Incentivo à Cultura, com o apoio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo