Com desfiles cancelados, comunidade do Carnaval do Rio oferece Experiências Online via Airbnb

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Pamella Bussine
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo

Iniciativa permite a fãs do Carnaval curtir a folia de qualquer lugar do Brasil e do mundo, longe de aglomerações, e apoia as comunidades do Rio que dependem da festa a manter sua renda

Com os desfiles e festas de rua cancelados no contexto da pandemia, o Airbnb uniu esforços com a comunidade do Carnaval do Rio, o mais famoso do mundo, para apoiar aqueles que dependem do principal evento cultural do país como fonte de renda e levar a folia a qualquer lugar, de maneira segura, longe de aglomerações. A parceria inclui uma oferta ampliada de Experiências Online de Carnaval, que podem ser feitas sem sair de casa durante todo o mês de fevereiro, disponível em uma página especial em destaque na plataforma.

Foliões de qualquer parte do Brasil e do mundo poderão, por exemplo, conhecer o barracão da Acadêmicos do Grande Rio, escola vice-campeã carioca em 2020, ver os bastidores da preparação dos desfiles e aprender a tocar percussão improvisando um instrumento. Para quem gosta de dançar, outra experiência oferece uma aula de samba com a passista profissional Carla Campos, que tem 20 anos desfilando em diversas escolas. É possível também ter dicas de maquiagem típica de Carnaval com uma maquiadora profissional, fazer uma imersão completa sobre capoeira, para conhecer desde a história até a dança e luta, e uma aula de percussão com tambores diretamente de Salvador. O valor das reservas vai de R$ 20 a R$ 100.

Akiva Potasman, diretor do Carnaval Experience, projeto social da ONG Pimpolhos da Grande Rio, que tem por objetivo promover a inclusão social e educar pela arte, começou a oferecer as Experiências Online via Airbnb em dezembro e está otimista com as visitas virtuais que espera receber em fevereiro, mês da folia. "Essa é uma iniciativa muito importante para centenas de famílias que vivem do Carnaval, que é a principal data do ano para todos aqui, pois o impacto da pandemia foi grande. Tivemos uma ótima receptividade do público nas primeiras visitas online em dezembro e estamos muito animados para fevereiro", afirma.

"O Airbnb tem um papel importante na democratização dos ganhos da atividade turística e na movimentação econômica gerada por esse segmento, além de promover a valorização da cultura local, e esse aspecto ganha ainda mais relevância na situação que enfrentamos", afirma Flávia Matos, diretora de relações institucionais e governamentais do Airbnb para a América Latina. Em 2019, o Airbnb gerou um impacto econômico direto de R$ 10,5 bilhões no Brasil considerando os gastos de hóspedes nos diversos segmentos relacionados ao turismo, como comércio e restaurantes locais, não apenas a hospedagem.

Confira algumas das Experiências Online disponíveis na página especial de Carnaval:

1) Bastidores do Carnaval.
2) Aula de percussão improvisando um instrumento.
3) Aula de Samba com a Rainha de Bateria.
4) O Carnaval e a Cultura Afro-Brasileira.
5) Aula de maquiagem: Carnaval de beleza.
6) Imersão na Capoeira (Edição Especial de Carnaval).
7) Percussão com Tambores desde Salvador

Sobre o Airbnb

O Airbnb é uma comunidade baseada na conexão entre pessoas, que nasceu em 2008, quando dois anfitriões receberam três hóspedes em sua casa em São Francisco, nos Estados Unidos. Desde então, cresceu para 4 milhões de anfitriões, que tiveram mais de 800 milhões de chegadas de hóspedes em cerca de 100 mil cidades em quase todos os países do mundo. Os anfitriões do Airbnb são pessoas que compartilham seus mundos e fazem com que os hóspedes se sintam conectados e em casa. No Airbnb, acreditamos que anfitriões, hóspedes e as comunidades em que estamos presentes são parceiros que temos a responsabilidade de servir e que, fazendo isso junto com nossos funcionários e investidores, vamos construir uma empresa de sucesso duradouro.