Volta às aulas: Quicko App dá dicas de segurança para alunos no transporte público

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rafael Bonizzi
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo

O roteirizador listou orientações importantes para aumentar a segurança no uso do transporte público para o retorno opcional às escolas na cidade de São Paulo

As aulas estão prestes a voltar. E, com elas, precisamos continuar tomando todos os cuidados necessários para evitar a contaminação e a disseminação da Covid-19. Por isso, o Quicko App separou dicas importantes para que os alunos possam retornar de forma tranquila às aulas e se protegerem do novo coronavírus.

Na cidade de São Paulo, as aulas presenciais na rede municipal retornam presencialmente no dia 15 de fevereiro. Na rede particular, o decreto estadual permite o reinício das aulas na primeira semana do mês ou simultaneamente com a rede pública.

Vale lembrar que o retorno presencial é facultativo e as escolas devem seguir todos os protocolos sanitários, como: capacidade máxima para o recebimento de alunos deverá ser 35%, uso contínuo de máscaras e álcool em gel, evitar atividades que promova aglomerações e apenas os professores com menos de 60 anos e sem comorbidades.

Confira, abaixo, as dicas do Quicko App, para que pais e alunos possam realizar as atividades com tranquilidade e segurança:

EVITE AGLOMERAÇÕES E CRIE ROTAS MAIS RÁPIDAS

Antes de sair de casa, use as ferramentas digitais, como aplicativos de Mobilidade Urbana, para traçar os melhores caminhos e criar rotas mais rápidas, de preferência intercalando os diferentes modais que Belo Horizonte oferece como ônibus, linhas de metrô, bicicletas compartilhadas e transportes individuais.

Durante o trajeto, use máscaras de proteção, procure manter distância de, pelo menos 2 metros das outras pessoas, prefira manter as janelas abertas para a circulação de ar e evite contato físico, como apertos de mãos, abraços e beijos.

SAIBA O HORÁRIO EXATO DO ÔNIBUS

Acompanhe as informações em tempo real para saber o horário exato de chegada do ônibus ao ponto, para não ficar exposto ao risco enquanto espera. Veja ainda a situação de cada linha, como suspensões, atrasos e lotação, e procure viajar nos horários com menos movimento.

No Quicko App também é possível acompanhar em tempo real a situação dos diferentes meios de transportes que a cidade oferece, além de receber alertas e notificações de possíveis ocorrências ao longo do caminho.

CUIDADO AO USAR MODAIS COMPARTILHADOS

Se optar pelo transporte individual com modais compartilhados, evite pedalar em locais com grande concentração de pessoas. Após o uso, não toque no rosto, principalmente em olhos, boca e nariz, antes de higienizar as mãos com água e sabão, sempre que possível, ou álcool em gel 70%.

Quando tossir ou espirrar, não retire a máscara e proteja a boca com a parte interna do antebraço ou com lenço descartável.

Em automóveis, mantenha as janelas abertas para aumentar a circulação de ar e evite contato físico com o motorista.

SE PREPARE PARA AS CHUVAS

Fevereiro é um dos meses marcado pela instabilidade climática e chuvas intensas. Por isso lembre-se de levar o guarda-chuva para se proteger. Caso esqueça, existem aplicativos, como Quicko e Rentbrella, que ajudam as pessoas a localizar estações para retirarem o acessório de forma gratuita por algumas horas e não se molhar.

REPORTE FALHAS NO TRANSPORTE

Se encontrar dificuldades durante o trajeto, reporte os problemas, como super lotação do coletivo, atraso nas linhas, defeitos e avarias nos ônibus, por exemplo, para ajudar os órgãos oficiais a solicitar melhorias para que os usuários viajem com toda a segurança necessária.

FIQUE ATENTO AO SALDO DO BILHETE ÚNICO

Antes de iniciar a viagem cheque o saldo disponível no Bilhete Único. Caso precise recarregá-lo, prefira os meios digitais como o Quicko app para evitar aglomeração nas filas para recarrega e assim agilizar a viagem. Ao utilizar o celular em lugares com alto fluxo de pessoas, lembre-se de higienizar os aparelhos com álcool 70%.

SOBRE A QUICKO

A Quicko é uma Startup de Mobilidade Urbana que oferece diversas soluções para a pessoa integrar, de forma fácil e simples, diferentes meios de transporte, como táxis, carros de aplicativo, bicicletas, ônibus, trens, Metrô etc., para garantir uma jornada mais rápida e conveniente. O app traça rotas a partir de diversos modais disponíveis e do comportamento dos próprios usuários. Além disso, a empresa ajuda o usuário a definir trajetos por meio de transportes e serviços baseados em suas próprias preferências, também alertando-os em tempo real sobre acontecimentos no caminho e modais escolhidos.