Virada de ano: brasileiros reduzem despesas com viagens, mas gastos com lazer e compras aumentam

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marilia Baracho
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo

Levantamento feito pelo Guiabolso mostra que valor gasto por usuários com compras aumentou 65% da região Norte do país; já no Nordeste, despesas com lazer saltaram 211% na comparação com o réveillon anterior

Foi um Réveillon diferente, sem as tradicionais queimas de fogos, sem tantas festas e sem aglomerações (exceto, é claro, alguns casos isolados). Consequentemente, houve também mudanças no comportamento financeiro dos brasileiros na comparação dessa virada de ano de 2021 x 2020, de acordo com levantamento do Guiabolso, plataforma de soluções financeiras que facilita e melhora a vida financeira das pessoas, através de gestão, produtos e pagamentos. O aplicativo, que possui mais de 6 milhões de usuários cadastrados, analisou os itens viagens, lazer e compras, no período de 29 de dezembro a 03 de janeiro, e fez um recorte por regiões do país.

No quesito viagens, a região Norte foi a que apresentou a queda mais acentuada: o gasto médio no Réveillon de 2020 foi de R$ 439 e agora caiu para R$ 309 (redução de 30%). O Centro-Oeste aparece na sequência, com uma queda de 28% (R$ 449 x R$ 323). Na região Sul, a redução foi parecida: 27% (R$ 391 x R$ 285). No Sudeste e no Nordeste as quedas foram menores: 7% (R$ 472 x R$ 437) e 3% (R$ 361 x R$ 352), respectivamente.

Por outro lado, segundo análise do Guiabolso, parte dos brasileiros compensou gastando mais com lazer e compras. As despesas com lazer dispararam em 211% no Nordeste: saiu de R$ 124 e saltou para R$ 385. No Norte, o aumento foi de 24% (R$ 72 x R$ 90), enquanto no Sudeste foi de 6% (R$ 104 x R$ 111). Sul e Centro-Oeste apresentaram neste item queda de 6% (R$ 100 x R$ 94) e 11% (R$ 99 x R$ 88).

Nas compras no Réveillon, a região Norte foi a que teve um crescimento mais expressivo: saiu de um gasto médio de R$ 185 e pulou para R$ 307, o que representa um aumento de 65%. Na sequência aparece o Sul, com 15% (R$ 142 x R$ 164). As regiões Sudeste (R$ 160) e Nordeste (R$ 157) não apresentaram redução e nem acréscimo neste item. Já o Centro-Oeste teve queda de 9% (R$ 163 x R$ 148).

“De forma geral, os números refletem bem o comportamento de boa parte dos brasileiros. Há uma certa cautela e medo em viajar, por isso os números deste segmento caíram. Por outro lado, quem conseguiu manter a renda, acaba gastando um pouco mais com lazer e compras, seja em mercados, shoppings ou vestuário, por exemplo”, analisa Mateus Brum, head de Growth do Guiabolso.

Sobre o Guiabolso:

O Guiabolso é uma plataforma que facilita e melhora a gestão financeira das pessoas organizando seus orçamentos, oferecendo bons produtos financeiros e permitindo que elas façam transferências instantâneas e gratuitas, a qualquer dia e hora. O app organiza as diversas contas bancárias do usuário automaticamente em apenas dois minutos, sem a pessoa ter de anotar os seus gastos individualmente. O app também faz a curadoria dos melhores produtos financeiros de acordo com o perfil detalhado do usuário. A missão do Guiabolso é transformar o sistema financeiro ajudando as pessoas a melhorarem suas vidas. O aplicativo, que surgiu em 2014 e já recebeu US$ 80 milhões em cinco rodadas de investimentos, conta com mais de 6 milhões de usuários. Além disso, possui o Guiabolso Connect, serviço pioneiro de inteligência de dados que conecta pessoas e empresas com o intuito de viabilizar negócios cada vez mais justos e personalizados, gerando mais assertividade, respostas em tempo real e redução de custos para as empresas que utilizam essa solução.