Brasil,

O que esperar do turismo nos próximos meses?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Tuka Pereira
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

Por Natasha de Caiado Castro*, CEO da Wish International

A pandemia da Covid-19 pegou em cheio diversos segmentos econômicos no mundo todo. No entanto, nenhum deles foi tão duramente afetado como turismo de forma geral – seja o de lazer ou o corporativo. As empresas viram suas atividades pararem por completo e podemos dizer que o mercado hibernou.

Com a velocidade de propagação do vírus diferente, e em momentos distintos em cada canto do mundo, algumas nações se revezaram na posição de adotar o lockdown, de abrir fronteiras, de retomar as atividades do comércio. Mas o turismo continuou em silêncio.

Porém, com uma considerável diminuição no volume de mortes e os movimentos da economia em curso, o turismo começou a dar sinais de retomada. Devagar, as aeronaves começaram a voltar para os ares, os hotéis iniciaram sua reabertura de portas e as pessoas, além de estarem cansadas de ficar dentro de casa, começaram a sentir um pouco mais de segurança para viajar, com a adoção dos vários protocolos sanitários e de proteção contra o vírus ditados pelos órgãos competentes.

De acordo com um dos nossos Thinkers, o médico imuno oncologista Kald Abdallah, que atualmente é Líder Global de Relacionamento Médico da Farmacêutica Bristol Myers Squibb, enquanto não houver uma vacina, o mundo poderá passar por 14 ondas de Covid-19. No momento, o Brasil ainda enfrenta a primeira onda e, por isso, as notícias mudam a cada dia, o que não nos permite fazer grandes previsões sobre como será o cenário do turismo no mundo nos próximos meses.

Tanto no Brasil, quanto no mundo, o que se vê é um movimento das pessoas fazendo pequenas viagens, normalmente de carro, para locais próximos. Na Europa, há muito “bate e volta” para cidades vizinhas de outros países. À medida que a segurança aumenta e notícias sobre o número de casos se torna um pouco mais animadora, as pessoas arriscam um pouco mais e vão para locais um pouco mais distantes. Mas ainda assim em um volume ínfimo perto do que o turismo tem capacidade de movimentar.

Em nosso país, estamos chegando à temporada de férias de verão, na qual o turismo tradicionalmente registra um período bastante aquecido, tanto sob o ponto de vista nacional quanto internacional. Porém, para este ano, fazer um diagnóstico preciso sobre como ficará este cenário será um grande desafio. O que eu arrisco a dizer é que já existe um grande movimento de procura por reservas em hotéis, resorts e compras de passagem aérea para os meses de dezembro e janeiro, mas com foco nos destinos nacionais e regionais.

Desta vez, não acredito que as viagens internacionais terão tanta força, principalmente porque a Europa está vivendo uma nova onda de Covid-19 e várias medidas de restrição estão sendo tomadas. Fora o fato de que ainda há muita gente com receio de contaminação, o que é verdade, já que a pandemia continua entre nós.

Para este final de ano e início de 2021, eu vislumbro um turismo local aquecido, que pode trazer uma parte das receitas perdidas ao longo do ano para o setor no Brasil. Mas retomada, mesmo, eu solto a informação aqui e saio correndo: setembro do próximo ano. Quem estiver preparado, vai encarar uma demanda reprimida que vem mais forte do que onda da Covid-19. Estejamos preparados para bons ventos.

*Natasha de Caiado Castro é Ceo da Wish International, empresa especializada nos segmentos de MICE – Meetings, Incentives, Conventions and Exhibitions – e IDX – Innovation and Disruptive Experience

Sobre a Wish International - Criada há mais de três décadas, a Wish é reconhecida como um dos principais players internacionais no mercado de MICE (Meetings, Incentives, Conventions and Exhibitions) e na área de IDX – Innovation and Disruptive Experience. Uma empresa que constrói conexões relevantes entre pessoas, marcas e conteúdos. Com planejamento criativo, conteúdo e execução cuidadosa, a Wish transforma viagens de incentivo, convenções, exposições, lançamentos de produtos, treinamento in-company e imersão em inovação em experiências únicas, encantadoras e mágicas. Sua estrutura conta com escritórios nos Estados Unidos, França e Brasil, além de uma grande malha de parceiros internacionais, viabilizando projetos diferenciados em qualquer parte do mundo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar