Dez pontos turísticos no Brasil para visitar sem aglomeração

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Andressa Vianna
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo

Em meio a um momento excepcional e com a impossibilidade de viajar longas distâncias, é possível conhecer pontos turísticos perto de casa, em segurança e com um atrativo a mais: sem aglomeração

Com a proximidade do fim do ano, é chegada a hora de pensar em férias, não fosse por um detalhe: este é o fim de um ano atípico, marcado pela pandemia do coronavírus e que praticamente paralisou o turismo em todo o mundo em 2020. Viagens foram suspensas e, por meses a fio, a vida se resumiu a ficar em casa.

Mas uma época de crise também abre oportunidades, já diriam os mais otimistas. Se não se pode viajar longas distâncias em função das condições, ainda é possível aproveitar o fim de ano para conhecer melhor o nosso entorno e visitar pontos turísticos brasileiros a céu aberto, com segurança e, o melhor, sem aglomeração.

Confira abaixo dez dicas de passeios próximos de você, que podem ser feitos ao ar livre e em segurança com o uso de máscara, higienização de mãos e distanciamento. A seleção foi feita pela Civitatis, empresa especializada em atividades e passeios turísticos pelo mundo.

Todos os passeios estão seguindo a legislação local e as recomendações sanitárias para evitar o contágio pela covid-19, como o uso permanente de máscara, a higienização rigorosa de veículos e a medição de temperatura de turistas e profissionais. Muitos deles podem ser feitos em tours privados, em grupos pequenos e exclusivos para você e seus acompanhantes e com a presença apenas de um guia e ocasionalmente um motorista, o que evita uma maior exposição ao vírus.

1. Rio de Janeiro

Destino turístico brasileiro mais procurado por estrangeiros e um dos mais populares do mundo, o Rio de Janeiro é o lar de quase 7 milhões de habitantes e tem uma infinidade de passeios a céu aberto, prontos para serem descobertos e aproveitados em sua plenitude, com menos gente e sem aglomeração. Além do popular Cristo Redentor, é possível explorar o pitoresco bairro de Santa Teresa, com seus casarões antigos e uma vista extraordinária da cidade, conhecer as raízes do samba e da herança africana na área portuária, e vivenciar um pouco da história do país num passeio pelo centro do Rio.

2. São Paulo

Com sua intensa agenda cultural e de eventos suspensa por causa da pandemia, a cidade mais populosa da América Latina pode ser redescoberta com passeios ao ar livre. De bicicleta, é possível explorar o centro de São Paulo e o Parque do Ibirapuera. A metrópole também oferece a pluralidade de sua arquitetura, a arte urbana dos grafites e, à noite, um espetáculo de luzes. No entorno, aproveite para explorar em segurança a bucólica Embu das Artes e as belezas do Parque Estadual do Jaraguá.

3. Salvador

Na capital baiana, é possível conhecer um Patrimônio Histórico da Humanidade, o Pelourinho, usando nada mais que os pés e uma máscara. A quem quiser se aventurar pelo entorno da cidade, vale conhecer as praias de Salvador e suas ilhas, pontos de extrema beleza do litoral do nordeste.

4. Fortaleza

Uma das cidades com as mais belas praias do Nordeste, a capital cearense também transborda história e beleza no centro da cidade, marcado por sua icônica catedral neogótica e pelo Theatro José de Alencar, de estilo art noveau - que pode ser explorado por uma família em um tour privado, com a presença de apenas um guia. No entorno, vale conhecer as dunas de Cumbuco e a famosa Jericoacoara.

5. Florianópolis

Facilmente acessível de carro, a capital catarinense já recebe o visitante com um cartão-postal: a ponte Hercílio Luz, recentemente restaurada, é avistada logo na entrada da cidade. A Ilha da Magia tem inúmeras opções de praias e dunas, além de outros destinos igualmente paradisíacos no entorno, como a Guarda do Embaú. Também é possível explorar um pouco da história da cidade num passeio pelo centro e se encantar com a arquitetura portuguesa no bairro de Ribeirão da Ilha, no sul da ilha.

6. Balneário Camboriú

Com seus arranha-céus à beira-mar, o balneário do litoral norte de Santa Catarina virou um dos destinos de praia mais badalados do país. Desde o início do ano, porém, suas areias e calçadões vivem dias mais tranquilos que o normal. Quem mora na região também pode aproveitar para explorar a herança germânica do chamado Vale Europeu brasileiro, colonizado por imigrantes alemães, ou conhecer a beleza natural das praias de Bombinhas.

7. Natal

Um dos pontos turísticos brasileiros mais visitados por estrangeiros, a capital do Rio Grande do Norte tem tido dias mais tranquilos em algumas de suas principais atrações, como as praias de Pipa, o maior cajueiro do mundo e a estonteante costa norte de Natal, que pode ser explorada de buggy.

8. Barreirinhas (MA)

Esta pequena cidade do Maranhão é mundialmente conhecida por uma maravilha da natureza, os Lençóis Maranhenses. Mas, como se não bastasse, ela também oferece incríveis passeios ao ar livre, como as dunas e praias do delta do Rio Parnaíba, as águas tranquilas do rio Preguiças e a riqueza da farinha artesanal produzida no povoado de Tapuio.

9. Foz do Iguaçu (PR)

A beleza das Cataratas do Iguaçu, uma das sete maravilhas naturais do mundo, agora pode ser apreciada sem aglomerações. Também é possível cruzar a fronteira e explorar o lado argentino das Cataratas, além de visitar, também ao ar livre, as ruínas da missão jesuíta de San Ignacio, uma das mais bem conservadas da Argentina.

10. Chapada dos Veadeiros

Este destino a cerca de 250 quilômetros de Brasília é ideal para ser aproveitado em segurança no atual momento, com atrações ao ar livre como o Salto do Rio Preto e o Jardim de Maytrea, um exemplo único da savana brasileira.

Sobre a Civitatis

A Civitatis é a companhia líder em distribuição online de atividades, excursões e visitas guiadas em espanhol e português nos principais destinos turísticos do mundo, com mais de 45.500 atividades em 1.850 destinos de 130 países. Desde a sua criação em 2008, a Civitatis se expandiu e fez mais de 3,65 milhões de clientes satisfeitos em 2019.