Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Descubra a Boêmia Oriental

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luiz Fernando Destro
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

Descubra a Boêmia Oriental

Uma região que combina experiência natural única com os antigos legados históricos da região. A Boêmia Oriental pode se orgulhar não apenas de suas tradições populares e folclóricas, incluindo artesanato, mas também do grande número de castelos, palácios, monumentos sagrados e joias atraentes da arquitetura renascentista, barroca, modernista e da arte moderna do período entre as guerras.

Dados básicos:

Localização:
Praga 112 Km, Berlin 367 km, Cracóvia 399 Km., Breslávia 180 Km.

Experiências / Aventuras:
História, Legados, Eventos Históricos, Natureza, Férias Ativas, Cavalos, Esportes de Inverno.

A região tem uma paisagem predominantemente plana, com um clima ameno favorável e diversas possibilidades para o banho, a prática de esportes náuticos, passeios turísticos a pé ou de bicicleta. O agroturismo é desenvolvido em toda a região, especialmente voltado para a criação de cavalos.

1/ Três cidades, três aventuras.

Litomyšl

O maior orgulho da cidade é, sem dúvida, o palácio renascentista, considerado um dos mais belos monumentos deste estilo do norte dos Alpes, pela sua decoração esgrafiada. Este palácio conquistou o selo de Patrimônio da Unesco, o que reforça sua importância e beleza. Durante a visita ao castelo, você aprenderá sobre sua rica história, verá os luxuosos quartos e a exposição permanente de pianos históricos ou descerá ao porão palaciano onde estão algumas esculturas peculiares de um dos mais importantes escultores tchecos do século XX, Olbram Zoubek. Também poderá subir à torre do palácio, que oferece vistas impressionantes dos arredores. Não se esqueça de notar a decoração de grafiatos nas paredes do palácio. Você ficará surpreso ao saber que cada um dos 8.000 é diferente.

Um dos grandes tesouros do palácio é o teatro barroco, um dos poucos que se conserva até hoje quase em seu estado original. Isso inclui duas cortinas e dezesseis conjuntos de bastidores e hoje o teatro faz parte do clube de elite dos teatros barrocos do mundo.

O jardim do mosteiro, que tem uma fonte com música clássica de fundo e um conjunto de cinco estátuas de Olbram Zoubek, o mais importante escultor tcheco do século XX, é outro dos tesouros próximos do Palácio Litomyšl. Os jardins distribuem-se por uma elevação e cobrem uma área de mais de um hectare. No entanto, não se deve admirar apenas o panorama, mas os próprios jardins, cheios de flores, com um mirante e uma piscina com difusor de névoa no meio do qual se destaca um grupo escultórico, obra de Zoubek. Deite-se na grama por um momento e desfrute do ambiente relaxante, ouvindo os tons calmos da música clássica. No jardim, não deixe de acariciar uma réplica de bronze de um peixe fossilizado que, segundo a lenda, realizará seus desejos secretos.

Duas grandes igrejas realçam o ambiente sublime do local: o recém reconstruído Templo do Descobrimento da Vera Cruz, onde estão instalados elementos de arte contemporânea, e a Igreja da Exaltação da Santa Cruz, cuja história remonta à época do imperador Carlos IV. Se você subir ao mirante que fica entre as torres do Templo da Descoberta da Vera Cruz, terá uma bela vista de toda a área da Colina do Palácio.

Para finalizar o passeio, visite o coração artístico da cidade: a casa de Smetana. Comemorando o legado do grande compositor Bedrich Smetana, a casa é, sem dúvida, o santuário cultural de Litomyšl. Aprecie a nobreza do seu espírito, a beleza dos seus espaços interiores e a grandiosidade do edifício, ápice do estilo neo-renascentista de Litomyšl.

Visite um dos muitos eventos culturais que acontecem aqui. Você pode fazê-lo no Festival Internacional de Ópera, no festival Litomyšl de Smetana, no festival de música A Jovem Litomyšl de Smetana, ou ainda em um dos concertos das Noites Musicais de Litomyšl.

Pardubice e Kladruby

O coração de Pardubice é Perštýnské náměstí, rodeado por casas renascentistas. A cidade e seus arredores pode ser vista da galeria da Porta Verde. Em toda a sua beleza, você verá o palácio renascentista do final do século XV e início do século XVI. Dentro, você encontrará as pinturas murais renascentistas mais antigas da República Tcheca, a exposição da Galeria e Museu da Boêmia Oriental. Várias atividades sociais, peças de teatro e concertos também são realizadas aqui.

Algumas das atrações da cidade estão intimamente relacionadas aos cavalos. Tanto o Grande Prêmio de Pardubice, uma corrida de cavalos com obstáculos que acontece todos os anos, quanto o Kladruby, o estábulo mais antigo do mundo.

Em Kladruby você pode ver a linhagem de cavalos brancos de Kladruby, bem como um plantel de puros-sangues tchecos. Além da excursão, você pode aproveitar a possibilidade de aprender a andar a cavalo ou a dirigir uma carruagem. Também é interessante ver as carruagens históricas, entre as mais valiosas está a do primeiro presidente tchecoslovaco, T. G. Masaryk. Além de quinze carruagens, você verá os antigos trenós puxados por cavalos e outros tesouros históricos relacionados à equitação. Desde 2019 este local tem o selo de patrimônio da UNESCO.

Outras atrações são o Centro Aquático Pardubice, um parque aquático com várias piscinas interiores e exteriores, com diversos atrativos aquáticos e de bem-estar. E se quiser descobrir os arredores, recomendamos Kunětická hora com o castelo. Sob ele cresceu o moderno Golf Resort Kunětická Hora, campo com 18 buracos e uma ciclovia.

Hradec Králové

A época de ouro da arquitetura de Hradec Králové começou no início do século 20, após a Primeira Guerra Mundial, quando o planejamento urbano exigia novos impulsos criativos para a planificação territorial. Um desses impulsos foi o novo plano da cidade elaborado pelo arquiteto Josef Gočár. Até hoje, esta obra permanece atemporal, devido ao seu princípio de aplicar uma circular radial em seu planejamento urbano.

O Gočár Hradec inclui adaptações da praça, da área escolar, da sede da diocese, do atual prédio da prefeitura. O predecessor de Gočár e autor do edifício do museu construído no estilo Secessão é o famoso arquiteto tcheco Jan Kotěra. Graças às obras originais e variadas de Jan Kotěra e Josef Gočár, Hradec é hoje chamado de Salão da República.

Um ponto dominante é a Torre Branca. A majestosa obra de Hradec que se ergue bem no centro da cidade. Seu nome deve-se à cor brilhante do arenito Hořice que foi usado em sua construção. A altura desta torre renascentista de 72 metros oferece aos visitantes uma bela vista da cidade de Hradec e também dos picos distantes das montanhas Krkonoše e Orlické hory. A obra foi financiada por doações de seus cidadãos e a construção começou em 1574. Sete anos depois, o gigantesco sino chamado Augustin, de oito toneladas, foi colocado no quarto andar da torre.

Muito perto da torre está a Catedral do Espírito Santo, cuja história é muito misteriosa. A escritura de fundação da igreja não foi preservada, portanto, presume-se que a igreja foi construída em 1307 pela rainha tcheca Elizabet Rejcka.

Conheça o Museu da Boêmia do Leste, localizado no edifício da Secessão construído em 1913 pelo arquiteto Josef Gočár. Sua aparência monumental cativa à primeira vista. A planta do edifício tem muito em comum com a planta das catedrais medievais - por exemplo, o formato da cruz latina. Sua aparência externa é do estilo Secessão. Os ornamentos da fachada, assim como o tijolo cru e o relevo geométrico são muito evidentes.Suas atuais coleções arqueológicas, históricas e de ciências naturais contêm aproximadamente três milhões de objetos. Um dos objetos mais valiosos éo cinturão ornamentado de Elizabeth que, segundo uma lenda, pertencia à viúva de Carlos IV - Rainha Elizabeth da Pomerânia.

Aproveitando a localização privilegiada, é possível viver grandes e pitorescas aventuras no rio Elba. Após cerca de uma hora de navegação nos vapores com os nomes de Primátor, Královna Eliška (Rainha Elizabeth) ou Pirátská plachetnice (navio pirata) e você chegará ao cais Smetanovo nábřeží, e verá a magnífica Usina Hidrelétrica de Sander. Na volta, você navegará contra a corrente do rio Elba, pela pitoresca paisagem próxima à cidade.

2/ Férias o ano todo.

Primavera e Verão / rota entre castelos.

Castelo de Nachod

O castelo gótico foi fundado em meados do século 13 como um ponto fortificado que protegia o passo Bohemian-Kladsko. Muitas casas nobres se revezaram em sua manutenção, principalmente a Casa de Poděbrady, Pernštejn e Smiřice, seguida pela Casa de Trčka, Piccolomini, Desfours, Curland e Schaumburg. Entre os proprietários houve inclusive reis tchecos. Até o século XVIII, a propriedade foi reconstruída no estilo renascentista, mas, durante a posse da Casa Smiřický, iniciou o estilo barroco, dirigido pelo importante mestre construtor italiano Carlo Lugano.

O enorme portal que conduz pelo beco do castelo ao cemitério militar, onde estão sepultados membros da família do duque Schaumburg-Lippe e outros mortos da guerra prussiano-austríaca de 1866, é um exemplo do barroco superior. É amplo, com cinco pátios. Os interiores apresentam uma grande coleção de tapeçarias raras, onde acontecem muitas festas e shows culturais durante a temporada de turismo, não só no interior, mas também no jardim do castelo. Os visitantes podem ver a cidade a partir do terraço ou da torre. Eles podem explorar as adegas góticas, a capela, o jardim Piccolomini, o parque inglês e os ursos mascotes chamados Ludvík e Dáša.

Castelo de Opocno

Esta fortaleza surgiu em 1359 para defender os perímetros e a área da cidade. Em 1425, o castelo foi conquistado pelos Hussitas da Boêmia Oriental; mais tarde foi reconstruído. As áreas interiores sofreram inúmeras alterações ao longo dos séculos e seu design e equipamento mudaram de acordo com o gosto e as necessidades dos usuários. No entanto, até agora, vários espaços interiores bem projetados foram preservados no Castelo de Opočno.

Os passeios atuais incluem: o Salão Etnográfico (coleções africanas e de nativos americanos), capela, estúdio, dormitório dos homens, sala de fumantes, sala de jantar, salão dos representantes, quartos, sala de jogos, banheiro, camarim, quarto feminino, quartos de hóspedes, galerias de imagens, biblioteca, arsenal, sala de troféus e banheiro masculino. Desde 2012, o apartamento Kinski também pode ser visto como parte de todo o passeio. É composto por duas salas equipadas de acordo com as antigas listas de inventário, ao estilo da primeira metade do século XIX, com uma única imagem dupla-face da Virgem de G. B. Chiari.

Uma atração única do Chateau Opočno é, sem dúvida, sua vasta coleção de armas e armaduras históricas, uma das mais importantes coleções de seu gênero, na República Tcheca.

Outro tesouro impressionante são as imagens do legado de Colloredo-Mansfeld transferidas para Opočno em 1985. A história da coleção remonta ao século 18; o catálogo feito em 1929 lista 471 itens. Duas salas, recentemente restauradas ao layout original, oferecem principalmente obras do barroco italiano. Devido às atividades de seus últimos proprietários, para restaurar as coleções, Opočno abriga obras de mestres como Giacomo del Po ou Andrea Vaccaro.

Castelo Nové Město nad Metují

O castelo faz parte do centro histórico da cidade e está localizado no canto oeste da praça. Foi construído juntamente com a própria cidade, originalmente como um forte de estilo gótico. Os recursos históricos dizem que a pedra fundamental da cidade e do castelo foi lançada no dia 10 de agosto de 1501 às 14h00, por Jan Černčický de Kácov, o dono da propriedade. Após o incêndio da cidade em 1526, Jan Černčicky vendeu a propriedade aos Pernstejns, que eram uma importante e rica família nobre da época. Seguindo os conceitos da então moderna Renascença, começaram com as reformas de sua nova residência e da própria cidade.

Depois de adquirir a propriedade Nové Město em 1908, os Bartons iniciaram uma extensa renovação do castelo. Todo o projeto foi colocado nas mãos de arquitetos únicos da Tchecoslováquia - Dusan Jurkovic e Pavel Janak. O castelo foi convertido em uma residência moderna decorada por renomados artesãos, designers e artistas tchecos do início do século XX. Ao incorporar estilos modernos como Art-Noveau, Art-Deco, Cubismo e Funcionalismo, seu objetivo principal era a preservação e restauração de todos os elementos históricos de toda a estrutura. Para além disso, o castelo estava equipado com várias amenidades técnicas como água encanada, aquecimento central, eletricidade, telefones, e ainda uma casa e um elevador de pratos. Graças a tudo isso, o Castelo de Nove Mesto é um excelente exemplo de adaptação de monumento histórico único. Os Barton foram donos do lugar até 1948. Ele foi então colocado sob controle estatal e administrado pelo estado tcheco até 1991.

Em 1992, Josef Marian Bartoň-Dobenín, filho mais novo de Vaclav, restaurou não só o castelo, mas também as propriedades que pertenciam à família antes de 1948. Em 2013, seu filho Joseph Michael Barton Dobenin assumiu a família. É o atual dono do castelo, além de ocupar outros cargos na empresa da família.

Desde 1992, o castelo voltou a ser propriedade da família Bartoň-Dobenín e está aberto ao público para visitas e eventos.

Em 2008, a área do castelo Nové Město tornou-se um Monumento Nacional da República Tcheca.

Outono

O outono chega com suas paisagens multicoloridas. Suba na bicicleta e comece uma viagem em que o majestoso Rio Elba é o seu guia e o leva a conhecer suas melhores vistas de outono. Siga para os vales das majestosas e místicas montanhas de Krkonoše, continue através das vastas planícies, passando por cidades medievais, formações rochosas únicas e lugares envoltos em mitos e lendas. Na rota do Elba, você poderá desfrutar de belas paisagens, história e arquitetura, todos pedalando da Alemanha à República Tcheca, ida e volta. Uma experiência inesquecível de ciclismo começa aqui, nas montanhas Krkonoše, o berço do Elba.

A rota do Elba começa na Alemanha, onde é conhecida como Elberadweg. É uma das ciclovias mais populares de todo o país e além de suas fronteiras. Na República Tcheca, esse caminho se tornou muito popular entre famílias com crianças. Seguir o perfil de elevação do rio não é muito difícil - o que o torna muito apreciado por ciclistas que preferem longas distâncias ou iniciantes. Da nascente à foz no Mar do Norte, a rota do Elba mede mais de mil quilômetros (620 milhas); na República Tcheca, quase 400 km (250 milhas). Faz parte da rede europeia de ciclovias ou EuroVelo. Está dividida em seções interessantes, e você pode escolher se quer fazer tudo ou apenas algumas partes.

Inverno

As montanhas Krkonoše são um lugar bonito durante todas as estações do ano. Mas quando estas que são as montanhas tchecas mais altas estão cobertas de neve, de repente se transformam em um maravilhoso conto de fadas de inverno. Você pode desfrutar nas pistas de esqui alpino e cross-country, bem como nas excursões às cachoeiras ou a um dos picos de Krkonoše.

As estações de esqui de Krkonoše podem ser encontradas no centro da cidade mais popular, Špindlerův Mlýn, bem como em Pec pod Sněžkou, à sombra da montanha mais alta da Tchéquia, em Harrachov, o melhor ponto de partida para explorar os arredores, ou em Rokytnice nad Jizerou, onde, além do esqui, você pode liberar um pouco de adrenalina no parapente. Para descansar depois de um dia fantástico na pista, tome um banho de cerveja em Harrachov ou mergulhe em uma banheira única com aroma de tangerina no hotel Wellness Praha em Špindlerův Mlýn.

3/ Eventos

Litomysl de Smetana. / 10.6 a 6.7 2021
Se você realmente deseja ter uma grande experiência cultural, visite Litomyšl no final de junho - início de julho. É quando a cidade presta homenagem ao seu mais famoso filho, o compositor Bedřich Smetana, organizando o festival de ópera Litomyšl de Smetana. Os concertos realizados não só no pátio do palácio proporcionam uma experiência única em meio às paredes de grafiato, com uma acústica fenomenal. Suas papilas gustativas irão animá-lo durante as festividades gastronômicas de Magdalena Dobromila Rettigová, a mais famosa cozinheira tcheca, que acontecem em maio.

Grande corrida de obstáculos de Pardubice. / 10.10.2021
A mais antiga e provavelmente a mais difícil pista de obstáculos equestres do continente é realizada na cidade de Pardubice desde 1874. Cavalos e cavaleiros devem dominar uma pista de 6.900 metros de comprimento e superar 31 obstáculos. O mais temido de todos (o pit taxi) pode ser saltado apenas uma vez por ano, justamente durante esta corrida de cavalos, organizada todos os segundos domingos de outubro.

Itinerário recomendado (5 dias):

Dia 1: Excursão de Pardubice e Kladruby
Dia 2: Visita de Litomyšl
Dia 3: Visita a Hradec Králové
Dia 4: Excursão ao Parque Nacional Krkonoše
Dia 5: dependendo da estação do ano - Rota do Castelo, ciclismo ao redor do rio Elba, esqui em Krkonoše

Esta área é recomendada para visitar durante todo o ano, sendo em janeiro e fevereiro para esportes de inverno.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar