Brasil,

Aldabra: um ecossistema isolado e protegido no Oceano Índico

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cléo Calil
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

Crédito: D-Stanley on Visualhunt.com Crédito: D-Stanley on Visualhunt.com

Nunca falamos tanto em isolamento e distanciamento quanto em 2020, necessários para enfrentar a crise mundial de saúde. Mas em alguns lugares do planeta o isolamento sempre foi regra, para impedir que seus ecossistemas fossem destruídos. O Atol de Aldabra, por exemplo, é um dos locais mais isolados do mundo e, mesmo em tempos normais, dificilmente permite a visita de turistas comuns.

Aldabra está localizada nas Ilhas Seychelles, no Oceano Índico, distante mais de 1.000 Km de Mahé, principal ilha do país. É um dos maiores atóis do mundo, com uma área protegida de mais de 2.559 km² (incluindo terra, lagoa e área marinha). São quatro ilhas principais em formato de anel, que circundam uma lagoa central. Seu ecossistema e biodiversidade são muito preciosos e já foram ameaçados diversas vezes ao longo da história, seja pela introdução de espécies não nativas, aquecimento global, falta de investimentos, entre outros.

Aldabra se tornou um Patrimônio Mundial da UNESCO em 1982. Apesar de ser a maior ilha não habitada de Seychelles, o local compensa com a maior população de Tartarugas Gigantes de Aldabra (Aldabrachelys gigantea) do mundo. Junto com a tartaruga de Galápagos, são as duas últimas espécies de tartarugas gigantes que ainda existem no planeta. Estes animais enormes e pré-históricos são fascinantes e fazem de Aldabra o único local do mundo em que o animal mais dominante é um réptil herbívoro gigante. Elas podem nadar e viver mais de 100 anos na natureza ou 200 anos em cativeiro.

Além das tartarugas, Aldabra também é a casa de diversas outras espécies únicas ou ameaçadas de plantas e animais. Por exemplo, o simpático mamífero marinho dugongo, tartarugas verdes, as aves dryolimnas cuvieri, entre outros.

Em 1971, foi estabelecida uma estação de pesquisa científica no local, que realiza descobertas importantes sobre a biodiversidade única de Aldabra até hoje. A partir de 1979, a Seychelles Islands Foundation (SIF) se tornou a organização responsável pelo gerenciamento e conservação do atol. Atualmente, a eletricidade da estação provém majoritariamente de energia solar e ela ainda possui um sistema inteligente de uso da água e redução de resíduos.

Visitas à Aldabra são extremamente restritas, dado que é um local remoto, com uma logística de acesso complicada e um ecossistema frágil, que precisa ser protegido. Por isso, é necessária uma autorização da SIF para conhecer áreas específicas do atol, acompanhamento de um membro da equipe local, taxa de entrada, entre outros requisitos.

Sobre Seychelles

Um arquipélago de 115 ilhas no Oceano Índico, Seychelles é repleto de praias de areia platinada, emolduradas por pedras de granito, mar turquesa e clima tropical o ano todo. Para aqueles que desejam ver e fazer tudo, o arquipélago tem excelentes condições para a prática de esportes, ótimos restaurantes de cozinha internacional e creole (local), shows de dança e música. Para o viajante moderno, as ilhas representam uma fuga e a oportunidade de recalibrar sua alma em harmonia com a essência primordial da natureza. Além disso, Seychelles preza pelo turismo sustentável, dado que cerca de 50% de sua área está sob proteção ambiental, e acredita-se que o sítio original do Jardim do Éden fica no país, no chamado Vallée de Mai.

Sobre a Global Vision Access

A Global Vision Access é uma empresa de comunicação e marketing em turismo, reconhecida no mercado nacional e internacional. A GVA facilita a entrada e a consolidação de destinos turísticos no mercado brasileiro, oferecendo serviços de planejamento estratégico, marketing e relações públicas e sempre se destacando com os projetos especiais que desenvolve. Fazem parte do portfólio da empresa Jordânia, Mônaco, Noruega e Ilhas Seychelles. Também inclui-se ao portfólio da GVA parcerias estratégicas com organizações e empresas de outras indústrias que buscam maximizar exposição, oportunidades de negócios e retorno sobre o investimento para cada cliente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar