Brasil,

10 curiosidades sobre o Alentejo, em Portugal

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jessica Ferreira
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

Praia Do Cerro da µguia_Porto covo Praia Do Cerro da µguia_Porto covo

Geografia, cultura, história e muito mais marcam esta charmosa região portuguesa

O Alentejo, região de Portugal localizada ao sul de Lisboa, é um destino turístico amado por seus vinhos, vilarejos charmosos, cidades históricas e belos cenários repletos de tranquilidade. Mas é também um lugar com muitas curiosidades! Confira abaixo dez delas:

1. É a maior região portuguesa

Isso mesmo! Com seus 31,6 mil quilômetros quadrados, o Alentejo é a maior região de Portugal, ocupando 34,3% do território do país. O nome Alentejo significa, basicamente, “além do Tejo”, pois a região está situada depois deste rio em relação a Lisboa.

2. Sua maior cidade tem apenas 50 mil habitantes

Embora seja a maior região do país, o Alentejo tem cerca de 700 mil habitantes. Isso porque seu território é recheado por pequenas cidades e vilarejos, além de propriedades rurais. A maior cidade alentejana, Évora, conta com uma população de 50 mil pessoas. Por isso, as estradas que cortam o Alentejo são tranquilas, as cidades esbanjam sossego e os horizontes são belíssimos e limpos de poluição.

3. A região tem 140 quilômetros de litoral

Quem vive no Brasil pode não pensar muito em praia quando planeja uma viagem a Portugal. Mas o Alentejo conta com 140 quilômetros de litoral para descobrir, e é lá que estão algumas das melhores praias europeias. Há praias mais calmas e mais agitadas, com e sem ondas, com extensos areais ou protegidas por falésias, entre outras.

4. O maior lago artificial da Europa fica no Alentejo

O Alqueva é, talvez, um dos elementos mais marcantes da paisagem alentejana. O lago possui cerca de 250 quilômetros quadrados! Mas, há cerca de 20 anos, ele não estava lá, já que é um lago artificial construído sobre o rio Guadiana, que alterou significativamente o panorama regional.

5. O céu alentejano é premiado

Você provavelmente nem sabia que um céu poderia receber prêmios, mas o do Alentejo conseguiu! É justamente na área do Alqueva, um lugar perfeito para observar os mistérios do universo, onde a visibilidade de estrelas é excelente. Esta área foi o primeiro destino do mundo a ter a certificação Starlight Tourism Destination da UNESCO, que atesta a sua qualidade para observação de estrelas, já que não há poluição luminosa.

6. A região conta com cinco títulos da UNESCO

Além da certificação Starlight, o Alentejo conta também com cinco títulos de Patrimônio da Humanidade da UNESCO. A cidade de Elvas e o centro histórico de Évora são considerados patrimônios históricos, e o figurado em barro de Estremoz e o Cante Alentejano, expressões artísticas tradicionais, e a arte chocalheira, uma tradição milenar da região, são classificadas como patrimônios culturais. Para completar, uma prática comum no Alentejo é a falcoaria, que também recebeu a classificação da Organização.

7. O Alentejo conta com muita história

Quando se fala em monumentos históricos, você pode pensar em castelos medievais e igrejas incríveis. O Alentejo tem tudo isso, mas tem ainda mais. É possível encontrar, por exemplo, diversas heranças islâmicas do período da ocupação árabe na Península Ibérica, há mais de mil anos. Há também monumentos megalíticos com mais de 5 mil anos!

8. Esqueça a carne de gado

O gado não é tão consumido em terras portuguesas como é no Brasil. No Alentejo, o peixe é extremamente comum, assim como a carne de porco. Mas talvez uma das maiores novidades para o turista brasileiro é que os alentejanos adoram as carnes de caça, como javali, veado, lebre ou perdiz.

9. O porco do Alentejo é mais que especial

Falamos acima que os alentejanos consomem bastante carne de porco. Mas o porco alentejano não é igual àquele consumido no Brasil. Ele é conhecido como porco preto, e sua carne é comprovadamente mais saudável que a do porco tradicional, com menos gordura, calorias e colesterol. Isso porque eles são alimentados com bolotas, os frutos das azinheiras, árvores que podem chegar a dez metros de altitude.

10. A região é uma grande produtora de cortiça

Você sabia que Portugal é o maior produtor de cortiça do mundo? Grande parte dos sobreiros (árvore que fornece o material) está no Alentejo. Pelas estradas locais, é comum ver campos extensos repletos de sobreiros, e os turistas podem aproveitar a viagem para aprender como funciona o processo de produção e para que serve a cortiça – muito além das rolhas, essa matéria-prima é usada até mesmo como isolante térmico para foguetes!

Sobre o Alentejo

Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país. Privilegiando um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. Detentor de cinco títulos da UNESCO e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros. A promoção turística internacional do Alentejo é co-financiada pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar