Brasil,

Ponte para o futuro: Aeroporto de Viracopos adota lavadora automatizada para limpeza de piso

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ricardo Coslove
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo

A lavadora se assemelha a um robô e é resultado da parceria entre o grupo Verzani & Sandrini e a Nilfisk

Uma nova tecnologia está chamando a atenção dos passageiros que circulam pelo aeroporto de Viracopos, em Campinas. A lavadora e secadora autônoma de piso Liberty SC50, disponibilizada pelo Grupo Verzani & Sandrini, líder no mercado de facilities, em parceria com a Nilfisk, empresa especializada em equipamentos para limpeza, já está funcionando em fase de teste e promete revolucionar esse mercado. O projeto está atrelado a tendência de prestação de serviços na era da Indústria 4.0, conceito que versa sobre conectividade, inteligência artificial, data science, big data, IoT e machine learning .

A Liberty SC50 funciona de forma autônoma após a primeira programação, e sua bateria permite trabalhar por ciclos de até seis horas de uso. Ela é indicada para aeroportos, supermercados, hospitais, shoppings, ginásios esportivos e indústrias. Ainda que seja um equipamento autônomo, a tecnologia não isenta a necessidade de intervenção humana em alguns momentos, por exemplo, para abastecimento de água e produto, descarte de água suja, e deslocamento entre ambientes distintos.

Equipamento estará disponível a outros clientes do Grupo Verzani

A utilização do robô Liberty SC50 no Aeroporto Internacional de Viracopos é apenas o início de um processo de modernização dos serviços prestados pela Verzani & Sandrini. Neste lançamento está sendo realizada uma série de testes em campo, que serão expandidos para os shoppings centers nos próximos dias. Após esse período, o produto será homologado no catálogo e estará disponível a todos os clientes do grupo. "Antes de validar o equipamento para o comercial, nós entendemos as possibilidades de aplicação e qualidade da tecnologia ofertada, para que os clientes tenham sempre serviços de qualidade, com tecnologias seguras e que ofereçam benefícios reais", afirma Gauthama Nassif, Diretor de Mercado, Inteligência e Inovação da V&S.

A utilização de robôs na execução de serviços, como os de limpeza, garantirá aumento da capacidade produtiva com o mesmo número de colaboradores. "Esse tipo de equipamento permite que um operador de máquina ou supervisor ofereça suporte a até quatro equipamentos simultaneamente. O compromisso da Verzani é promover a capacitação dos nossos colaboradores para que eles estejam preparados para as mudanças do futuro", explica Gauthama.

Robô promete economia de tempo e insumos

"Outra vantagem interessante na utilização do robô da Nilfisk é a emissão de relatórios que contém informações de tempo de uso produtivo do equipamento, alertas durante a operação, rendimento e porcentagem de rotas concluídas. Permitindo, assim, economia de insumos e maior rendimento de trabalho", afirma Gauthama.

Além disso, o equipamento promete realizar o serviço de limpeza de grandes áreas em menor tempo, quando comparado a um equipamento que depende de intervenção manual. Enquanto o robô promete limpar uma área equivalente a um campo de futebol em duas horas de funcionamento, uma lavadora do modelo antigo limparia menos da metade da área no mesmo período de tempo.

André Stropiglia, Gerente Nacional de Vendas da Nilfisk no Brasil, conta que, em termos de referência, uma pessoa com um esfregão consegue limpar em média 70m² por hora. Uma lavadora convencional com operador empurrando lava 800 m² por hora. Já a Liberty SC50 lava e seca em média 1.800 m² por hora de forma autônoma. "Claro que estas produtividades dependem de fatores como obstáculos e tráfego de pessoas e veículos", afirma.

Sobre o Grupo Verzani & Sandrini

Fundado em 1967, o Grupo VERZANI & SANDRINI tornou-se referência nacional na prestação de serviços. Composto atualmente pelas empresas VS Serviços, VS Segurança, VS Tech, VS Parking, Veman, TK Segurança e Higiserv, a organização opera em todo o Brasil, contando atualmente com 47 mil colaboradores. O Grupo V&S dedica-se a desenvolver soluções completas, baseadas em altos padrões de qualidade e ampla tecnologia.

Com uma estrutura sólida baseada em responsabilidade social, capacitação profissional e excelência no atendimento, a companhia mantém uma trajetória de sucesso e garante a satisfação de clientes e colaboradores.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar