Brasil,

O turismo doméstico é a nova aposta para a retomada ainda em 2020

Depois de um período estagnado, o turismo já vê perspectivas gradativas em seu mercado

Ao longo dos séculos o turismo foi evoluindo, se atualizando e tornando-se este um mercado promissor, como apontam pesquisas. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) divulgou que, os desembarques nacionais em aeroportos brasileiros totalizaram no mês de janeiro de 2020, 9.447.184 milhões e em janeiro de 2019 somaram 9.126.016 milhões, o que já mostrava o avanço e o crescimento do mercado para este ano.

Contudo, com a pandemia causada pela COVID-19, as promissoras pesquisas e estudos sobre a possível estimativa e lucro do turismo mundial para 2020 deixaram o lugar para as perdas. O turismo que, em 2018, correspondia a 8,1% do PIB nacional pode ultrapassar R$ 161 bilhões de perdas em 2020 e 2021, segundo um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas.

Após um longo período de inatividade e paralisação, o mês de julho se mostrou próspero com as vendas alcançando 77% das operadoras de turismo. Em abril, as vendas atingiram apenas 24% das empresas, de acordo com o balanço do 1° semestre de 2020 realizado pela Associação Brasileira das operadoras de turismo (Braztoa) em parceria com o Laboratório de Estudos em Sustentabilidade e Turismo da Universidade de Brasília (LETS/UnB).

Segundo a Sócia-Diretora da Meri’s Viagem & Lazer, Simone Andrade Barata, o estudo mostra que esse avanço e mudança de comportamento dos turistas pela procura por viagem possa ser ocasionado na junção da vontade de viajar e o home office, e também da possibilidade das aulas online serem realizados de qualquer lugar. “Essa procura é resultado da tentativa de mudar a rotina na medida do possível”, complementa Simone.

As perspectivas apontam para uma retomada das viagens com a chegada do verão e das férias de final de ano, um levantamento feito pela plataforma Hoteis.com com informações do Ministério do Turismo demonstrou que mais da metade dos brasileiros pretendem viajar com o fim da pandemia. E com a alta do dólar, as portas dos países ao redor do mundo fechadas para o Brasil, o receio de ir muito longe, a procura por segurança e a alta nas palavras-chave “turismo doméstico” nas pesquisas do Google indicam que o turismo nacional será a solução para quem quer vender e quem quer viajar ainda em 2020.

E entre os locais mais procurados e desejados estão:
1° Florianópolis (32%);
2° Fortaleza (29%);
3° Recife (23%);
4° Rio de Janeiro (22%);
5° Salvador (20%).

A pesquisa ainda divulgou que, mais da metade dos entrevistados disseram que viajarão com a família e quase todos concluíram que aumentarão seus hábitos de viajar.

Este momento muda a perspectiva no turismo e faz com que a valorização das viagens internas seja crescente. “O Brasil ainda pode ser explorado e muitos roteiros podem ser criados, espera-se que este seja o tempo para apreciar e reconhecer as belezas do nosso país”, finaliza Simone.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

NEWSLETTER SEGS