Brasil,

Aventuras nas Regiões Tchecas: Boêmia Central

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luiz Fernando Destro
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

Aventuras nas Regiões Tchecas: Boêmia Central

Mesmo os recantos mais distantes da Boêmia Central ficam a apenas uma hora de carro de Praga. Ao alcance de todos, existe uma região diversa através da qual os rios correm por vales luxuriantes, ladeados por densas florestas.

Imperdíveis - Os majestosos castelos de Karlštejn, Konopiště ou Křivoklát, a cidade medieval de Kutná Hora listada pela UNESCO e suas maravilhas naturais, como a confluência dos rios Moldava e Elba em Mělník ou as cidades rochosas do Paraíso da Boêmia, geoparque da UNESCO .

Dados básicos:

Localização:

Berlim 350 km, Viena 330 km, Budapeste 530 km, Cracóvia 540 km

Experiências / Aventuras:

História, Monumentos, Castelos, Medieval, Mineração, Natureza.

Boêmia Central: legado histórico e riqueza natural a poucos passos de Praga

1/ Tesouros medievais

Karlštejn

O castelo Karlštejn ocupa um lugar excepcional entre os outros castelos tchecos. Foi construído pelo rei tcheco e imperador romano Carlos IV como uma dependência para depositar os tesouros reais e coleções de relíquias sagradas e as joias da coroação. Também é impressionante a disposição dos edifícios do castelo vistos da vila ao pé do castelo até aos palácios imperiais, sobre os quais se erguem as torres que surpreendem pela sua sofisticação. Na Capela da Santa Cruz você poderá refletir com calma observando as pinturas do mestre Teodorico.

O castelo Karlštejn foi concluído em 1365. Ao pé do castelo, há um povoado onde estavam as dependências do comandante militar e uma fonte original. Mais acima, ergue-se o Palácio Imperial de dois andares com os quartos do rei, de sua corte e dos aristocratas. No segundo andar do palácio está a torre chamada Mariánská vež e no topo está a torre dominante chamada Velká vež, na qual o tesouro real tcheco está guardado.

Konopiště

Conheça o palácio onde foi instalado um dos primeiros elevadores elétricos do mundo, bem como a luz e as tubulações de água. Passeie pelos quartos, a sala de jantar e o arsenal e imagine por um momento a vida no palácio antes da Primeira Guerra Mundial Em seguida, no museu oficial da fábrica da marca JAWA, você pode admirar objetos únicos, como troféus e documentos históricos das mais populares motocicletas tchecas.

O Castelo Konopiště foi fundado como uma fortaleza gótica, inspirada nas fortalezas francesas com torres ordenadas simetricamente, uma infinidade de escadas e pontes levadiças. Graças a várias renovações, foi transformado num palácio romântico com interiores luxuosamente decorados e adaptados à vida cotidiana.

O herdeiro do trono do Império Austro-Húngaro, Franz Ferdinand da Áustria, cujo assassinato em Sarajevo deu origem à Primeira Guerra Mundial, escolheu o Palácio Konopiště como sua residência. O segundo conflito mundial também deixou sua marca em Konopiště, já que o palácio também era a residência das unidades de combate da SS naquela época.

Křivoklát

No meio da área natural protegida de Křivoklát existe um castelo que atraiu um grande número de monarcas tchecos, devido à sua excelente localização: no interior de vastas florestas, com uma grande abundância de fauna.

A residência real foi construída no século XIII, como um ponto estratégico para o governo dos Premislitas. Até hoje, os vestígios dos reis tchecos e o esplendor de seu estilo de vida são reconhecidos em todos os passos dentro do castelo. Os salões viram muitas alegrias e muitos banquetes, mas também testemunharam conversas políticas sérias e negociações diplomáticas decisivas.

Durante o passeio você ficará impressionado com o interior da capela, em estilo gótico tardio, a Sala Real ou a impressionante biblioteca que abriga até 52.000 volumes originais, mas talvez o mais surpreendente seja descobrir o panorama que se abre depois de subir a estreita escadaria da Grande Torre ou os calafrios provocados pela descoberta dos objetos que foram usados ​​na câmara de tortura.

Kutná Hora

Para encerrar este passeio, não podemos deixar de falar da medieval Kutná Hora, patrimônio da UNESCO por sua catedral e ossuário, mas que oferece grandes monumentos medievais para visitar.

Kutná Hora é conhecida como a “Cidade da Prata” ou “Caixa do Tesouro Tcheca”. Isso porque sua riqueza ajudou no desenvolvimento do Reino Tcheco. O centro da cidade foi inscrito na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO em 1995, graças à sua importância histórica e joias arquitetônicas. Uma longa história repleta de eventos importantes emerge de todas as ruas, casas e igrejas. O símbolo de Kutná Hora é a igreja de Santa Bárbara do final do período gótico.

O centro dos acontecimentos econômicos foi a chamada Corte Italiana, sede dos aristocratas e da Casa da Moeda, onde eram cunhadas moedas durante o reinado de Venceslau II, que trouxe especialistas de Florença e fez uma reforma monetária. Para além da exposição de cunhagem de moedas, é possível visitar o museu nas caves do Tribunal Italiano, onde irá encontrar criminosos, bruxas, hereges e incendiários e também os seus juízes e algozes.

O complexo da antiga abadia cisterciense em Sedlec, perto de Kutná Hora inclui a Igreja de Nossa Senhora da Assunção e de São João Baptista, inscrita na lista da UNESCO, e o mundialmente famoso ossuário da Igreja do Cemitério de Todos os Santos, por si só uma experiência inesquecível. Se você visitar esses monumentos à tarde, os guias estarão vestidos como monges cistercienses. Os interiores da igreja e do ossuário são iluminados apenas com velas. Você tem a possibilidade de ouvir o canto gregorianos e o órgão da catedral. A construção única, graças à qual esta cidade lhe proporcionará uma forte experiência, é a igreja de Santa Bárbara, de estilo gótico tardio, joia eclesiástica e arquitetônica que demorou mais de 500 anos para ser concluída.

2/ Férias ativas

Para quem é amante de atividades ao ar livre e gosta de descobrir destinos no seu próprio ritmo esta região é perfeita. Existem muitas atividades e passeios:

Paraíso de Boêmia em bicicleta

Esta área faz jus ao seu nome. É um verdadeiro paraíso para quem gosta de passear entre altas falésias, desfrutar de amplas vistas de uma bela paisagem, visitar elegantes palácios, bem como para quem quer passar as férias de bicicleta. É aqui que se encontra uma densa rede de ciclovias, perfeitamente sinalizadas, cujo percurso é a Via Verde Jizera, que leva aos mais belos locais deste geoparque da UNESCO e onde viver grandes experiências.

No Paraíso de Boêmia, os ciclistas têm à sua disposição uma ampla gama de roteiros sinalizados. A primeira delas é a Rota Hrubá Skála, de dificuldade média e 16 km de extensão, que começa no antigo balneário de Sedmihorky e passa por um dos mais belos palácios do Paraíso Boêmio, o Hrubá Skála, localizado em uma imponente plataforma rochosa coberta de florestas. A partir daqui você entrará no mundo fabuloso da cidade rochosa de Hrubá Skála, com mais de 200 rochas de até 60 m de altura. Se gosta de ruínas, não hesite em visitar outros locais no caminho como as ruínas do castelo gótico de Wallenstein. O percurso termina em Kacanovy, onde você pode relaxar o corpo cansado desfrutando de uma boa pausa na piscina ou descansando na praia local – de água doce.

Se o que te entusiasma são as montanhas altas, faça o percurso de 19 km de dificuldade média que passa pelas rochas. Vai de Malá Skála, uma cidade de maravilhosas casas de madeira, ao fenomenal maciço de Suché skály, que todos chamam de Malá Skála Dolomitas, por sua altura e torres rochosas pontiagudas. A rota continua ao longo das Rochas de Besedice com o labirinto romântico U Kalicha, através de Klokočí até as ruínas do castelo rochoso de Rotštejn. O tour terminará em Dubeck. Lá, suba até o mirante para se recompensar com uma bela vista.

De Praga a Karlštejn em bicicleta

Se você está procurando uma maneira diferente de se conectar com destinos próximos a Praga, esta é opção certa. Existem várias empresas que oferecem passeios partindo de Praga para Karstejn, passando pelo campo, fazendo paradas para admirar o cenário e chegando para almoçar na pequena cidade. Deixando as bicicletas, pode-se percorrer a cidade até o castelo para recuperar as forças e retornar à capital para curtir a noite em Praga.

Rotas de ciclismo na República Tcheca e na Europa Central:

https://www.europe-bike-tours.eu/

Trilhas paraíso

Não há apenas uma única maneira de explorar este paraíso, as trilhas para caminhadas que existem por aqui levam a grandes aventuras.

Rota Hrubá Skála

O passeio começa e termina próximo ao palácio Hrubá Skála, que está localizado sobre duas rochas de arenito. Pegando um agradável caminho na floresta ao longo do mirante chamado Adamovo lože, Cama de Adão, em direção ao castelo Wallenstein. Uma vista panorâmica do palácio Hrubá Skála, do mirante Mariánská vyhlídka, de onde você pode ver, se o tempo estiver favorável, até mesmo a torre de Ještěd nas montanhas de Hory Jizerské. Construído pelos ancestrais dos senhores Wallenstein, o Castelo de mesmo nome é o mais antigo do Paraíso da Boêmia. Para voltar, basta pegar a Trilha Dourada do Paraíso da Boêmia que leva de volta ao palácio, passando primeiro pelo mirante de pedra U Lvíčka e ao longo do arboreto Bukovina, que abriga muitas árvores únicas.

Rota Prachovské skály

O passeio começa próximo ao albergue Turistická chata. Superando uma escadaria de pedra esculpida na rocha, chegando ao mirante Pechova vyhlídka, com uma vista única do desfiladeiro de Zelená rokle, (Ravina Verde). Através de um labirinto de maciços rochosos, descerá ao longo de Šikmá vez, (Torre Inclinada) até ao local denominado Fortna.

Continuando o caminho pelo meio das rochas até chegar ao mirante Vyhlídka miru, (Mirante da Paz), você terá uma vista magnífica dos topos das rochas que margeiam a ravina Císařská chodba, juntamente com os rochedos Drázdanská. Continue ao longo do cume até chegar ao mirante Hlaholská vyhlídka. A partir daí, a grande rota passa por caminhos curvos que desce em espiral entre os gigantes rochosos.

É neste percurso que encontrará estações para fazer escaladas nas rochas mais acessíveis. Se você é um amante da adrenalina, temos certeza de que este caminho não o decepcionará.

Visitas guiadas ao Paraíso da Boêmia:

http://www.bohemianparadisetour.com/

3/ O luxo secreto da Boêmia Central

Se você deseja viver férias luxuosas, em um ambiente verdadeiramente extraordinário, visite o Chateau Mcely. É o único hotel cinco estrelas eco-chique na República Tcheca, premiado como Best Luxury Destination Spa 2012. Viaje para a Boêmia Central para um fim de semana romântico, desfrute de uma estadia em um spa, organize uma festa ou faça um piquenique nos jardins históricos, uma experiência inesquecível. Você ficará em apartamentos originais do palácio e poderá visitar uma vinícola do século XVII e ficará cativado pela proposta gastronômica do restaurante local. E mais: um spa com cosméticos naturais da marca própria Mcely Bouquet, uma biblioteca localizada em uma torre romântica, um observatório na cobertura e muitas outras surpresas. Você também poderá relaxar no parque do palácio que se estende às margens de um lago natural com uma praia e um campo de esportes e jogos.

Outros hoteis – palácios da região: Chateau Kotěra, Chateau Loučeň, Chateau Ratměřice, Chateau Liblice e Medieval hotel Dětenice.

4/ Eventos

Alguns dos eventos mais emblemáticos da região:

Festas da Prata

19-20 junho 2021

O festival histórico e alegre abre simbolicamente a temporada turística da cidade de Kutná Hora. O rei tcheco Venceslau IV com sua esposa Sofia chega à cidade com seus oficiais e cortesãos. O parque perto de Vlasský dvur e os becos góticos do centro histórico são animados pela atmosfera multicolorida da Idade Média.

As festas oferecem: desfiles medievais, feira histórica, torneio de cavaleiros e festas populares. Tudo culmina com a festa mágica de São João que termina à noite com fogos de artifício iluminando as torres da igreja de San Diego e a casa da moeda real de Vlasský dvur. No domingo, a cidade toca os sinos que convocam para participar da tradicional missa de prata na magnífica igreja gótica de Santa Bárbara. A feira histórica é muito variada e elegante e as especialidades medievais completam o ambiente animado de torneios, festas, jogos e teatro medieval.

Vindima de Karlštejn

25-26 de setembro 202o

A colheita da uva Karlštejn engloba não apenas degustações de vinho novo burcák, mas também um programa variado. Você pode desfrutar de um desfile de moda gótica, aprender danças históricas e se divertir assistindo aos shows de engolidores de fogo, faquires, esgrima e mágicos da corte. O caminho para o castelo é repleto de barracas que parecem lojas vintage. O evento dura dois dias e culmina com o desfile em vestidos estilizados que sai dos vinhedos de Karlštejn, passa pela vila e sobe ao castelo liderado pelo imperador romano, o rei tcheco Carlos IV e sua companhia.

Itinerário recomendado (4 dias):

Dia 1: Excursão de Praga: Castelo Karlštejn de bicicleta
Dia 2: Excursão de Praga: Castelos Konopiště e Křivoklát
Dia 3: Visita à cidade de Kutná Hora, pernoite no Chateau Mcely
Dia 4: Visita ao Paraíso da Boêmia

A melhor época para viajar é de abril a outubro para aproveitar o clima e as atividades ao ar livre.

Descubra mais #FaçaSeuPlano #DestinoTchequia #RepúblicaTcheca #Praga #Amoviajar #PersonagensTchecos


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar