Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

PersonagensTchecos: Kilian Ignaz Dientzenhofer

PersonagensTchecos: Kilian Ignaz Dientzenhofer

Existem muitas maneiras de descobrir os destinos através de sua história, monumentos, arte, comida, tradições, artesanato etc. No entanto, existe uma maneira de levá-lo a experimentar destinos de maneira diferente. Falamos sobre viajar seguindo os passos e o legado da população local famosa, que ajuda você a descobrir lugares e viver suas aventuras e experiências de uma maneira mais pessoal e íntima.

Convidamos você a descobrir o país através de alguns de seus #PersonagensTchecos mais proeminentes.

O Barroco de Kilian Ignaz Dientzenhofer

Já se passaram 330 anos desde o nascimento do arquiteto que mudou a imagem de muitas cidades da Europa Central. Este arquiteto viveu na era do pleno barroco e deixou suas marcas também na República Tcheca de hoje, onde cerca de 200 de suas obras foram preservadas. Muitos delas são considerados pérolas da arquitetura barroca e também são mencionados na literatura de história da arte.

Quem era de fato este personagem?

Kilian Ignaz Dientzenhofer nasceu em Praga em 1º de setembro de 1689, o quinto filho de Christoph Dientzenhofer, um dos principais arquitetos da Baviera. Estudou filosofia e matemática na escola Malostranské e, orientado por seu pai, tornou-se um construtor e depois foi para o exterior para ganhar experiência. Naquela época, adolescentes de famílias ricas costumavam passar um ano ou dois viajando, e Kilian passou oito anos estudando em várias partes da Europa. Durante sua viagem, ele conheceu obras de mestres do barroco. Morou em Viena, Veneza, Milão, Florença, Roma e Nápoles e em 1715 retornou a Praga, onde, em colaboração com seu pai, desenvolveu uma série de projetos. Várias das obras do pai foram concluídas por ele. Ele se casou duas vezes, teve um total de dezoito filhos.

Nos últimos anos de sua vida, trabalhou com seu genro Anselm Lurago que terminou seus trabalhos após sua morte em 12 de dezembro de 1751, em Praga. Está enterrado no cemitério Malostranský.

Além de obras eclesiásticas ornamentadas, ele também projetou obras rurais. O interessante é que os criadores populares rurais conseguiram transferir os elementos mais importantes de suas obras para o século XIX, e esse estilo é chamado de "barroco camponês". As obras mais marcantes construídas no estilo barroco camponês estão na vila de Holašovice, na Boêmia do Sul, cidade está inscrita na lista da UNESCO.

Igrejas barrocas. Obras icônicas de Praga

Talvez a obra mais popular de Kilian Ignaz Dientzenhofer seja a Igreja de São Nicolau em Malá Strana, em Praga. Este foi o maior de seus projetos, sem dúvida o trabalho de sua vida. Ele começou a desenvolvê-lo em seus anos de estudante. Naquela época, a catedral era a principal obra de seu pai. Mais tarde, ele voltou, depois de passar anos viajando. Esta igreja pertence às obras mais destacadas do barroco na Europa e é geralmente considerada a obra mais bonita do barroco tcheco. Sua majestosa cúpula e torre fina são partes inseparáveis ​​do panorama do Castelo de Praga. Você também pode subir a torre do sino e apreciar vistas espetaculares dos telhados vermelhos de Praga e do rio Moldava em zigue-zague. Ao visitar a igreja, não se esqueça de olhar para o órgão, tocado por Wolfgang Amadeus Mozart.

Kilian Ignaz dirigiu a construção de várias outras igrejas de Praga. Por exemplo, a Catedral de Santa Margarida, na área do Mosteiro de Břevnov, o mais antigo mosteiro nas terras tchecas, fundado em 993. A comunidade de frades que aqui residem recebem visitantes nos fins de semana quando as visitas são comentadas pela área do mosteiro, incluindo a catedral de Santa Margarita. Entre outras obras de Praga, podemos citar, por exemplo, Loreta em Hradčany, Invalidovna em Karlín, uma parte de Klementinum ou a igreja de São Nicolau na Cidade Velha. O arquiteto construiu um chalé particular para sua família em Smíchov. Hoje leva o nome Portheimka e é o lar do Museu do Vidro.

Broumovsko – região de igrejas barrocas

A ordem beneditina encomendou a Dientzenhofer a construção da Catedral de Santa Margarida em Praga. A ordem foi um cliente generoso que solicitou uma série de encomendas monumentais para Kilian Ignaz ao longo de vários anos. Além do mosteiro de Břevnov, todo o mosteiro de Broumov, no leste da Boêmia, também reconstruído; e mais trabalhos aguardavam o arquiteto no mosteiro próximo, em Police nad Metují. Além de tudo, em torno de Broumov começou a construção e reconstrução de igrejas rurais - em Božanov, Heřmánkovice, Vižňov, Janovičky e outras cidades vizinhas. Cada igreja é diferente. No trabalho de Kilian Ignaz, não houve repetições ou cópias de modelos antigos. O projeto de cada igreja é único, diferente de outras igrejas, por exemplo, na forma de uma estrela ou cruz grega. Sua criatividade, suas obras de arte são admiradas ​​há três séculos.

Muito mais

Se estiver interessado neste mestre do barroco, pode visitar outras de suas obras. Comece em Přeštice, uma pequena cidade perto de Pilsen, na Boêmia Ocidental. Devido à sua solução arquitetônica, sua decoração artística interior e integração à paisagem, esta igreja é um dos monumentos mais destacados do barroco tcheco nos arredores de Praga. Perto fica da vila de Plasy, e da área do antigo mosteiro cisterciense. Vários arquitetos participaram de sua construção e Kilian Ignaz Dientzenhofer executou a construção do convento e finalizou a obra. O mosteiro é interessante, entre outras coisas, também pelo fato de todo o trabalho ser construído sobre fundação de carvalho, que foi preservada por séculos, graças ao alto nível das águas subterrâneas.

Sucessor leal

Kilian Ignaz Dientzenhofer faleceu aos 62 anos. Séculos atrás, a construção dessas grandes obras encomendadas pela igreja ou pela aristocracia demoravam muitos anos; décadas se passavam até que terminassem e Kilian Ignaz começou a trabalhar com seu genro Anselm Lurago, que finalizou os trabalhos após sua morte. Porém Kilian nunca pôde ver concluído seu trabalho mais importante: a igreja de São Nicolau, cuja construção foi iniciada por seu pai e concluída por seu genro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo