Brasil,

Os ingredientes que tornam a gastronomia do Alentejo única

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jessica Ferreira
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo

Gastronomia Alentejana 1 - Restaurante O Fialho - Turismo do Alentejo Gastronomia Alentejana 1 - Restaurante O Fialho - Turismo do Alentejo

Maior região de Portugal aposta nos itens produzidos localmente para suas iguarias

O Alentejo, maior região de Portugal, conquista viajantes não só com suas paisagens incríveis, vinhos deliciosos e excelentes hotéis, mas também com sua saborosa gastronomia. Com uma herança milenar e combinações surpreendentes, os pratos alentejanos são uma boa mudança para quem está acostumado com o tradicional arroz e feijão brasileiro.

Isso acontece porque a culinária alentejana é intimamente ligada aos ingredientes que a natureza oferece. Enquanto no Brasil a carne de gado é a mais consumida, por exemplo, por lá a carne mais popular é a do porco alentejano, criado pelos produtores locais. Sua particularidade é que ele é alimentado com frutos de azinheiras, conhecidos como bolotas. Por isso, sua carne é comprovadamente mais saudável que a do porco tradicional, com menos gordura, calorias e colesterol, e possui um sabor incrível.

Além do porco, os alentejanos consomem muito as chamadas carnes de caça, como veado, lebre ou perdiz. Completando os pratos de carne estão os peixes e frutos do mar, mais populares no litoral da região.

Depois, há outros ingredientes que marcam os sabores do Alentejo, a começar pelo azeite de oliva. Existem inúmeros olivais espalhados pelo território alentejano, que produzem azeites de altíssima qualidade. Não é à toa que o olivoturismo é forte na região: viajantes podem visitar as propriedades produtoras, aprender sobre as oliveiras, a extração do azeite e seus tipos e até fazer degustações.

Para incrementar os pratos, os alentejanos apostam nos temperos que vêm da terra, como coentro, hortelã, hortelãzinho, orégano, louro, salsa e outras ervas aromáticas, complementadas com cebola e alho.

São esses ingredientes que dão origem a iguarias de dar água na boca, tais como a açorda alentejana, o ensopado de cordeiro, a sopa de cação, as empadas de galinha, as migas, o javali estufado e o lombo de porco.

Vale lembrar também os itens que tornam as refeições ainda melhores. Se no Brasil nunca pode faltar arroz e feijão, por exemplo, no Alentejo todas as refeições contam com o pão típico da região, rústico, caseiro e extremamente apetitoso, com casca grossa e miolo denso.

Por fim, há dois itens que não podem ficar de fora quando se fala de gastronomia do Alentejo: são os queijos e os embutidos produzidos por lá, perfeitos como aperitivos para saborear um bom vinho local. Os queijos mais conhecidos são o Serpa, o Nisa e o Évora, feitos com leite de ovelha, todos Denominação de Origem Protegida. Os embutidos, chamados de “enchidos” pelos alentejanos, também têm modo de preparo artesanal.

Sobre o Alentejo

Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país. Privilegiando um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. Detentor de cinco títulos da UNESCO e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros. A promoção turística internacional do Alentejo é co-financiada pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar