Brasil,

Uruguai: arte e natureza na rota da baleia Franca

Uruguai: arte e natureza na rota da baleia Franca

Começou a temporada de observação de baleia Franca! O país mais Austral além de nos surpreender com os clássicos saltos e sopros em forma de “V” da baleia Franca que podem ser vistas a poucos metros da costa, agora conta com uma escultura que rende tributo aos cetáceos, desenhada pelo artista uruguaio Raúl Sampayo. Ela foi construída com restos do hotel San Rafael demolido a pouco tempo, e se instalou em junho na Parada 35 da praia Brava, em Punta Del Este, um dos pontos estratégicos para avistagem.

Maldonado e Rocha são os principais pontos do oceano Atlântico onde a baleia Franca nos visita em busca de águas tranquilas e temperadas para se reproduzir, amamentar e cuidar dos seus pequenos. Esse ano desde abril começou-se a ver os primeiros exemplares que “no geral são as primeiras mães prestes a parir, que se dirigem a uma de suas áreas de criação ao sul do Brasil em Santa Catarina, onde existem enseadas protegidas”, explicou Rodrigo García, diretor da Organização para Conservação de Cetáceos (OCC). Os registros nesse mês são esporádicos e não permanecem nas costas uruguaias. No final de julho segundo os dados, que desde 1995 revela a OCC, começa a temporada no Uruguai e vai até novembro.

As costas do Oceano Atlântico Sul são parte de sua rota migratória. Durante o verão se alimentam de toneladas de “krill” em zonas próxima a Antártida, para logo começar sua migração em direção a Península de Valdés (Argentina), Maldonado e Rocha (Uruguai), até chegar a Imbituba, Ferrugem (em Santa Catarina), onde se reproduzem e dão a luz a seus filhotes.

A observação dos Cetáceos no Uruguai pode-se realizar desde a própria costa em terra firme ou em embarcações. Diferente empresas privadas oferecem excursões em barco que partem desde o porto de Piriápolis.

Hino da baleia

Raúl Sampayo, 56 anos, é escultor e nasceu em Melo (cidade onde foi gravado o filme uruguaio “El Baño del Papa”), reside desde os 4 anos em Punta de Salinas, Maldonado. “Para mim as baleias sempre formaram parte da paisagem do meu dia a dia e quando o Município de Punta Del Este me convidou para realizar uma obra relacionada com o cuidado da costa, imediatamente pensei nos cetáceos, foi a oportunidade para render-lhe homenagem a baleia Franca Austral e gerar consciência sobre seu rol e cuidado”, recordou Raúl.

O projeto se converteu em uma estrutura metálica que imita a forma e o movimento da cauda da baleia, perfeitamente moldado no tamanho real de 5 metros de altura por 5 metros de largura. O estudo dos movimentos e a fisiologia do animal chegou a um mês, enquanto construí-la dois meses.

A escultura, que se caracteriza por ser de textura de malha vazada e não interrompe o horizonte, convive e respeita a paisagem, permanecerá por e para a comunidade, já que é uma doação do artista ao Município de Punta del Este.

A musa inspiradora foi uma baleia mãe dando rabadas na água, acompanhadas de seus filhotes exibidas por fotos e vídeos das pesquisas do artista. Os materiais foram registrados por fotógrafos de natureza como Álvaro Perez Tort e Diego Rubio, da Fauna Marina Uruguay, que busca divulgar a riqueza natural e diversidade marinha do vizinho.

Sampayo utilizou ferro reciclado do antigo hotel San Rafael em Punta Del Este para erguer um novo emblema que vai passar cada inverno com as baleias. “Queria agregar valor e por isso usamos parte da memória do lugar para criar o ícone que teve um impacto muito positivo na comunidade e que me reconforta ao ver as crianças irem em direção a escultura e interagirem com ela” retoma o artista.

Pores do sol sem igual

Em Maldonado, além da habitual observação de baleias, um de seus pontos na costa evoca o dorso de uma baleia no balneário homônimo, Punta Ballena, onde sua altura facilita a observação e contemplação da paisagem junto com pores-do-sol únicos. Uma vez lá, os visitantes podem visitar o museu e a casa do artista uruguaio Carlos Páez Vilaró, Casapueblo, que prestou homenagem à estrela do sol com um poema e várias pinturas e esculturas. "Casapueblo é a sua casa, é por isso que todos lhe chamam a casa do sol. O sol da minha vida como artista. O sol da minha solidão. Sinto-me um milionário nos sóis, que guardo no mealheiro do horizonte", admite no final do seu poema.

Inicialmente era a casa de verão e oficina do artista, e inclui um museu, uma galeria de arte, uma cafeteria e um hotel.

Museo Arboretum Lussich

Em 192 hectares abriga 400 espécies exóticas e 80 nativas: agathis, carvalhos, araucárias, pinheiros, abetos, entre outras. Esta oferta natural constitui uma estranha coleção de árvores amalgamadas, numa desordem artística, que dá origem a uma das mais importantes reservas florestais do mundo. Em 1896, Antonio Lussich comprou Punta Ballena e tornou-se um pioneiro na florestação e introdução de espécies dos vários continentes. Neste contexto sem igual, existe o Museu do Azulejo Francês do século XIX, composto por peças de produção francesa utilizadas na arquitetura do Rio de la Plata naquele período.

Dados úteis:

Camino Lussich -Punta Ballena, Maldonado-.

Entrada grátis desde 1º de agosto se continuar controlado o COVID-19.

Horário inverno: todos os dias menos feriado não trabalháveis de 9:30 a 17:30.

Verão: todos os dias menos feriados não trabalháveis de 9:30 a 19:30.
Museo del Ralli

A arte contemporânea latino-americana se funde com a natureza e a arquitetura no Museu Ralli em Punta del Este. Além da diversidade de coleções que vão desde Salvador Dalí, Patrício Zamora até Alicia Carletti, sob a curadoria de Virginia Prunell, entre outros artistas, as amplas salas têm belos pátios interiores onde descansam esculturas em bronze e mármore criando um ambiente mágico.

www.museoralli.com.uy / Visitas de inverno a partir de outubro: sábados e domingos de 14:00 a 18:00 / Horário verão: terça a domingo de 17:00 a 21:00. Horários especiais todo o ano para grupos uma vez habilitado o protocolo dos museus.

AVENTURA EM ROCHA

Rocha oferece as condições e ambientes para viver toda a emoção do desporto e da aventura. Serras, dunas, lagoas, oceano, montanhas, coqueirais e riachos são algumas das atrações que convidam os visitantes a desafiar a natureza. Ondas perfeitas para a prática do surf, windsurf e kitesurf em 180 km de praia. Além das excelentes vistas para a observação de baleias, há um esqueleto verdadeiro de uma baleia Franca, de 11 metros de comprimento, no centro da praia de La Paloma, ao lado do Centro de Informações da Prefeitura, na Avenida Solari e quase na Avenida Navío. Foi recuperado pela Organização para a Conservação dos Cetáceos, que oferece palestras informativas sobre o comportamento das baleias e golfinhos que visitam as praias. Há também o Museu Interpretativo na costa, ao lado da antiga Estação AFE, onde estão expostos a coluna vertebral e a cabeça de uma baleia Tropical, assim como fotografias que contam a história da baleia no Uruguai, o reconhecimento da baía nacional como um santuário para sua proteção e seu comportamento.

Outras atrações da Rocha: a “Laguna de Rocha” e seu esplendor de fauna e flora combinado com a proposta original da "La Barra's cuisine" onde a empanada de caranguejo Siri é uma de suas especialidades mais marcantes. Visitar o Farol do Cabo Santa Maria, datado de 1874 e com 30 metros de altura, que impediu o encalhe dos navios e oferece as melhores vistas da costa e da cidade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

NEWSLETTER SEGS