Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Decreto municipal autoriza a reabertura da Trilha da Pedra Redonda, em Monte Verde

Decreto municipal autoriza a reabertura da Trilha da Pedra Redonda, em Monte Verde

Decisão da Prefeitura de Camanducaia (MG) ocorreu após plano apresentado pela MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região)

A Trilha da Pedra Redonda, uma das principais atrações turísticas do distrito de Monte Verde, em Camanducaia (MG), vai reabrir a partir desta quinta-feira (11), feriado de Corpus Christi. A decisão, publicada pela prefeitura no Diário Oficial do município na última terça-feira (09), foi tomada após plano de reabertura apresentado pela MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região). O passeio estava vetado por decisão da administração municipal desde março, em razão da pandemia do novo coronavírus. As outras quatro trilhas do distrito permanecem fechadas.

“É mais uma vitória para a comunidade. Aos poucos, nossas atividades vão sendo retomadas com cautela, consciência e respeito à saúde da população e dos turistas, sem jamais esquecer do momento diferente que vivemos”, celebra Rebecca Wagner, presidente da MOVE.

A Trilha da Pedra Redonda (a mais visitada de Monte Verde, com um mirante no meio e baixo grau de dificuldade em relação às demais) abre com algumas restrições e regras específicas. Funcionará, a princípio, apenas às sextas, sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h30, com quatro passeios diários intervalados em 15 minutos: subida às 9h com descida até 11h15; subida às 11h30 com descida até 13h30; subida às 13h45 com descida até 15h30; subida às 15h45 com descida até 17h30.

Além disso, durante cada horário, o acesso à trilha será liberado a cada cinco minutos para, no máximo, grupo de 15 pessoas ao mesmo tempo, entre guias e visitantes. A subida será autorizada apenas quando todos do horário anterior tiverem retornado. Guias cadastrados por agências de passeios oficiais serão responsáveis por, no máximo, dois visitantes e, para conseguir fazer a incursão, os interessados precisarão fazer um pré-cadastro em sistema disponibilizado pela Secretaria Municipal de Turismo. O acesso à Trilha só é permitindo com a contratação de agência de passeio. A ida com carro próprio está proibida.

Hotéis e pousadas funcionando

A reabertura da Trilha da Pedra Redonda segue a tendência da normalização gradual de comércio e serviços de Monte Verde, uma luta da MOVE. Na última quinta-feira (4), por exemplo, os mais de 150 hotéis e pousadas da região voltaram a operar com até 40% da capacidade. A ideia da prefeitura é que a medida siga até o próximo dia 17, respeitando, assim, o período em que a cidade permanecerá em “alerta” para os casos de Covid-19. Áreas de lazer, como piscinas, saunas, quadras esportivas e playground, porém, permanecem fechadas. Atividades com até duas pessoas, como quadra esportiva para tênis, estão permitidas.

De acordo com o decreto municipal 0119/2020, publicado no dia 29 de maio, desde o dia 1º de junho, também com restrições, atividades de outros segmentos também voltaram a funcionar, como bares, restaurantes, lojas, academias e salões de beleza. Monte Verde abriga, de acordo com a Prefeitura de Camanducaia, mais de 50 restaurantes, bares e similares. Aos finais de semana e feriados, apenas turistas com reservas antecipadas podem ter acesso ao distrito.

Sobre a MOVE

Entidade associativa, apartidária e sem fins lucrativos, a MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região) foi criada neste ano para promover o desenvolvimento econômico sustentável do distrito de Monte Verde, polo turístico que pertence ao município de Camanducaia (MG). A agência atua com o objetivo de fortalecer e dar voz ao empresariado, a fim de potencializar a vocação turística local sob os seguintes escopos: hotelaria, comércio, receptivos, alimentação, ambiental, social, industrial, esportivo e artístico. Atualmente, com mais de 70 associados, a MOVE trabalha em quatro frentes: apoia e oferece auxílio estratégico a empresas, poder público e comunidade para o enfretamento de desafios comuns; identifica, fomenta e divulga oportunidades de investimentos; promove novos negócios e parcerias; e apoia, produz e viabiliza eventos turísticos na região. A MOVE incorporou a antiga AHPMV (Associação dos Hotéis e Pousadas de Monte Verde).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo