Brasil,

Museu da Casa Brasileira comemora 50 anos com campanha que compartilhará memórias da instituição e dos visitantes

Foto: Chema Llanos Foto: Chema Llanos

Gilberto Gil é uma das primeiras personalidades a dar seu depoimento sobre a casa

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, celebra seus 50 anos. Para comemorar o cinquentenário, o MCB – que permanece fechado por orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – convida o público para continuar fazendo parte dessa história que poderá ser acompanhada de forma virtual até o fim de 2020.

A comemoração começa com a campanha #MCB50anos, que tem o objetivo de reunir, nas redes sociais, as experiências, emoções e vínculos do público com sua própria casa, suas vivências e memórias de convívio com a instituição ou convidando-o ainda a falar sobre o papel do Museu da Casa Brasileira na preservação e difusão da materialidade da casa pelo viés da arquitetura e do design.

Gilberto Gil, cantor e compositor, é uma das primeiras figuras que participa da campanha com um vídeo em que fala sobre o amor que existe no lar, especialmente nesse momento de recolhimento. Gil comenta ainda sobre o trabalho que o MCB faz ao guardar memórias das casas brasileiras.

“A coleta de depoimentos espontâneos será bastante importante para composição do acervo virtual do MCB; e poder contar com a participação na campanha dos visitantes e personalidades que fazem parte da nossa história nos deixa bastante honrados. Fazemos neste momento a celebração de forma virtual, até que possamos reabrir ao público e comemorar presencialmente”, diz Miriam Lerner, diretora geral do Museu da Casa Brasileira.

Quem quiser participar da campanha, poderá gravar um vídeo de aproximadamente um minuto e postar nas redes sociais com a #MCB50anos. Ou enviá-lo ao e-mail .

Futuro

O MCB permanece fechado temporariamente devido à pandemia do coronavírus, mas sua equipe segue trabalhando em casa para que a reabertura aconteça com uma programação ainda mais diversificada.

Três, exposições temporárias que já estavam preparadas serão inauguradas. “Abriremos ‘Campos de Altitude’ da fotógrafa Kitty Paranaguá’ que traz um recorte especial sobre a forma de habitar nos morros cariocas; ‘Casas do Brasil: Conexões Paulistanas’ com curadoria da designer gráfica Didiana Prata, que apresenta uma extensa documentação das casas da classe média paulistana feita pelo fotógrafo Marcos Freire entre os anos 2002 e 2014, e também, a mostra Urbanismo ecológico, em parceria com a Harvard University Graduate School of Design”, relata Giancarlo Latorraca, diretor técnico do MCB.

História

Criado em 1970, o MCB está localizado na Avenida Brigadeiro Faria Lima, em um solar construído entre 1942 a 1945 e que pertenceu a Fábio Prado, ex-prefeito da cidade de São Paulo, e sua esposa, Renata Crespi.

O MCB é o único do país especializado em arquitetura e design e possui uma programação que contempla importantes exposições temporárias e de longa duração, além de atividades educativas, debates, palestras, lançamento de livros, apresentações musicais e feiras.

O Museu da Casa Brasileira também se destaca por iniciativas como o Prêmio Design, principal premiação do segmento no país, realizada desde 1986; e pelo projeto Casas do Brasil que resgata e preserva a memória sobre a diversidade do morar.

O MCB está fechado temporariamente, devido à pandemia do Covid-19.

Nesse período, o público pode conferir os conteúdos do Museu da Casa Brasileira nas plataformas digitais que contam com atualizações diárias.

Ana Paula Tósca


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

NEWSLETTER SEGS