Brasil,

Iniciativas virtuais tomam conta do universo online uruguaio decrease font size increase font size

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Bertin
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

Uruguai prepara as comemorações do Dia Internacional dos Museus 2020. Promovido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) as celebrações durarão uma semana. Esse ano o lema que acompanha o evento é “Museu pela Igualdade: diversidade e inclusão”.

A situação gerada pela pandemia de COVID-19 mantém a maioria dos museus do mundo de portas fechadas. Para não deixar a data passar em branco, tão importante para o vizinho, que possui na sua raiz a cultura e a arte, os museus uruguaios desenvolveram uma série de atividades virtuais em suas respectivas páginas web e redes sociais.

Na terça, 19 de maio, de 18h a 22h, acontecerá uma mesa redonda focada na história das coleções dos quatro Museus Nacionais (Museu Nacional de Artes Visuais (MNAV), Museu Histórico Nacional (MHN) @mhn_oficial, Museu Nacional da Arte (MNA) e Museu Nacional de História Natural do Uruguai (MNHN) ), organizada pelo Museu Histórico Nacional, contará com a participação como expositores os diretores dos museus nacionais.

O evento convida a conhecer, refletir e debater sobre a conformação das coleções nacionais, as políticas de coleções, as modalidades de validação do que é pertinente para incorporar-se ao patrimônio de um museu com pretensões de alcance e representatividade nacional.

A mesa redonda se desenvolverá na plataforma ZOOM com acesso gratuito. As inscrições devem ser feitas pelo site do Museu Histórico Nacional (http://www.museohistorico.gub.uy/).

O MAPI (https://mapi.uy/virtual/museumweek2020/), pelo sexto ano consecutivo, propõem uma festa nas redes sociais em que todos podemos compartilhar fotos comemorativas, seguindo diferentes assinaturas.

Começam a abrir suas portas

A maioria dos museus uruguaios permanecem fechadas, a maioria se prepara para abrir suas portas a curto prazo. Algumas instituições particulares, já se preparam para abrir suas portas.

A Casapueblo, um museu clássico do turismo uruguaio localizado na península de Punta Del Este, onde se exibem as obras do reconhecido artista Carlos Páez Vilaró, elaborou um protocolo de funcionamento e abriu as suas portas ao público no passado 8 de maio, aplicando diversas
diversas medidas sanitárias.

Como é tradicional, dentro do espaço, os visitantes podem contemplar pinturas, cerâmicas e esculturas realizadas ao longo das diferentes etapas de sua vida artística com o pintor e desfrutar de todas as instalações, a exceção do cinema.

O museu permanecerá aberto ao publico de sexta a domingo, de 10h as 18h. Entre as medidas sanitárias aplicadas se encontram a exigência aos visitantes em usar máscaras, estão à disposição álcool gel em diversos pontos do museu e a ventilação das salas. Seus colaboradores atendem atrás de de telas, utilizando luvas, e respeitando o distanciamento social recomendado pelas autoridades sanitárias.

Enquanto não se pode sair de casa o turista pode conferir as belezas criadas por Villaró no link: http://casapueblo.com.uy/

Visitando os museus de casa

Museu de Arte Pré-colombiano e Indígena – MAPI

Museu de Arte Pré-Colombiana e Indígena – MAPI com uma das propostas mais inovadoras no ambiente cultural, antes da chegada do COVID-19, e não hesitou nem por um segundo em desafiar a quarentena. Dada a recomendação de não sair de casa, os funcionários do museu tornaram-se avatares e oferecem propostas para todas as idades que são atualizadas diariamente: oficinas para crianças, cursos para adultos, exposições, histórias, jogos, pesquisa e materiais educacionais. Tudo novo, tudo virtual, tudo no estilo do MAPI.

https://www.mapi.uy/

Museu Blanes

O Museu de Belas Artes oferece um tour virtual guiado pela obra de Lily Salvo (1920-2010), uma artista uruguaia, que coloca as mulheres como protagonistas em pinturas a óleo, gravuras e caixas com múltiplas alusões simbólicas. Você pode fazer uma visita guiada à exposição do museu e se preparar para quando suas portas reabram.

https://blanes.montevideo.gub.uy/

Museu Histórico Nacional

Durante todas as sextas-feiras de maio, o museu faz um convite à participar de conversas com historiadores que refletem sobre a disciplina, suas linhas de trabalho e vínculos com os eventos atuais.

Para participar, basta entrar em nossa rede social do instagram (@mhn_oficial)

Museo da Revolução Industrial em Fray Bentos

O Ex Frigorífico Anglo, localizado na cidade de Fray Bentos, declarado Patrimônio da Humanidade em 2015 pela UNESCO, conhecido como a “cozinha do mundo” entre as duas guerras mundiais, pode ser visitado virtualmente pela plataforma Google Arts & Culture.

Não perca a Sala das Máquinas.

Faça tour virtual por aqui: https://uruguay360.com.uy/uruguay/rio-negro/fray-bentos/museo-de-la-revolucion-industrial-ex-frigorifico-anglo

Museu Figari

Oferece dois passeios virtuais que incluem a exposição permanente de Pedro Figari e Juan Carlos Figari Castro e a exposição Estado de Situação, de Gerardo Mantero, que há alguns anos fazia parte do “Contactos”, o ciclo que busca estabelecer laços entre o legado de Figari e criação artística contemporânea.

Também oferece um canal no YouTube com conferências, palestras e algumas apresentações.

Ir ao canal: https://www.youtube.com/user/figarimuseo/videos

Museu Nacional de Artes Visuais

Ele sugere explorar seus catálogos on-line completos, com textos panorâmicos e obras de Rimer Cardillo, Pablo Uribe, Lacy Duarte e Guillermo Fernández, entre muitos outros; e passear - em 3D - por seus corredores enquanto desfruta de sua coleção, com obras notáveis ​​como La paraguaya, de Juan Manuel Blanes, alguns estudos de Carlos Federico Sáez, filhos de Petrona Viera ou o velho catalão, de Rafael Barradas, juntos em peças de Joaquín Torres García, Manuel Espínola Gómez, Luis A Solari.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar