Brasil,

A Grande Rota das Aldeias Históricas: um caminho para percorrer a passos lentos

Marialva 2 - Centro de Portugal - Credito Victor Carvalho Marialva 2 - Centro de Portugal - Credito Victor Carvalho

Em bicicleta ou a pé, o percurso convida a conhecer a história de Portugal escondida em meio à natureza

Na região do Centro de Portugal, um trajeto marca o caminho entre pequenos vilarejos, castelos medievais, tradições e paisagens de tirar o fôlego. Trata-se da Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal que, com seus 555 quilômetros, convida seus visitantes a conhecerem 12 aldeias cheias de charme e histórias para contar. Para acompanhar o ritmo pacato e de tranquilidade transmitido pela região, o caminho pode ser percorrido em bicicleta ou até mesmo caminhando.

Para os fãs de aventura e natureza, a GR22 – designação oficial da rota – garante passagens por serras, planícies, paisagens rurais, zonas ribeirinhas e parques. Em bicicleta, fica ainda mais fácil desfrutar as belezas naturais da região. Por ser homologada e classificada como Grande Travessia em nível nacional e possuir o selo Leading Quality Trails, Best of Europe, o trajeto possui ao longo da sua extensão uma rede de serviços que garantem apoio e segurança para os ciclistas.

Cada uma das aldeias guarda seus segredos e registra fragmentos da história da humanidade. Em Belmonte, onde a maioria dos visitantes começa o percurso, é possível ver calçadas romanas e construções medievais em meio à Serra da Estrela. Foi lá que nasceu o navegador Pedro Álvares Cabral, o primeiro europeu a desembarcar em terras brasileiras.

Em Idanha-a-Velha, os visitantes podem ver de perto uma das maiores concentrações arqueológicas do país. Já Marialva volta aos primeiros séculos, contando histórias de muitos conquistadores romanos e árabes. Em Piódão, por sua vez, o que chama a atenção são a arquitetura e suas construções azuis. Enquanto isso, em Monsanto, casas de pedra foram construídas em verdadeira simbiose com imensas rochas que estão lá há centenas de anos.

Percurso

Os 555 quilômetros da Grande Rota podem ser percorridos em até 28 etapas diárias, divididas em 12 setores. Cada setor começa e termina em cada uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal, ou seja, é possível iniciar em qualquer uma das charmosas vilas.

Além disso, vale aproveitar o caminho da GR22 para conhecer outros percursos incríveis de Portugal. Nas aldeias históricas de Idanha-a-Velha e Monsanto, por exemplo, a rota se encontra com a GR12-E7, que é uma parte da Transeuropeia que liga Lisboa à costa da Romênia. Já nas aldeias de Almeida e Castelo Mendo e em Cidadelhe e Sabugal, a Grande Rota cruza com a GR45, a Grande Rota do Vale de Côa.

Sobre o Centro de Portugal

A mais charmosa região portuguesa é cheia de destinos populares: Aveiro, Coimbra, Viseu, Nazaré, Óbidos, Tomar, Fátima e tantos outros. Suas belezas se estendem por todo o território - ocupado por 2,3 milhões de habitantes que têm o dom de bem receber. O Centro de Portugal possui inúmeros patrimônios da UNESCO, um litoral que é um paraíso do surfe, aldeias históricas, gastronomia riquíssima, vinhos inesquecíveis, natureza exuberante e muita cultura, que se somam a incontáveis motivos para uma visita. A principal cidade, Coimbra, está a apenas 200 quilômetros de Lisboa e a 135 quilômetros do Porto. Acesse www.centerofportugal.com.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

NEWSLETTER SEGS