Brasil,

As levadas madeirenses: um passeio único no mundo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jessica Ferreira
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

As levadas madeirenses: um passeio único no mundo

Caminhos centenários levam turistas por recantos deslumbrantes da Ilha da Madeira

A Ilha da Madeira, destino português situado em meio ao oceano Atlântico, atrai muitos turistas por sua natureza incrível. Lar de uma floresta única no mundo, a Laurissilva, existente apenas nas ilhas desta região do planeta, o destino tem mar, montanha, verde, flores exóticas e muito mais. Uma das melhores maneiras de conhecer toda essa riqueza natural é seguindo os caminhos das levadas.

As levadas são, basicamente, canais de irrigação que levam água da parte norte do destino, onde é mais abundante, para a região sul. Elas começaram a ser construídas há mais de 400 anos e hoje somam mais de 200 levadas ao longo de cerca de 3 mil quilômetros.

O que os madeirenses do século 16 não poderiam imaginar é que esses estreitos canais acabariam se tornando uma das principais atrações turísticas do destino, uma vez que se enveredam pelos mais belos cenários locais. Além disso, por sua localização privilegiada, o destino tem temperaturas amenas o ano todo, o que significa que todas as estações são boas para fazer atividades ao ar livre.

Algumas das mais belas paisagens da Madeira não são acessíveis de carro, mas são atravessadas pelas levadas. E é impossível não se espantar com toda a beleza de vales, rochedos, flores, riachos e a luz do sol entrando por entre a folhagem das árvores. Para completar, todos os sentidos são agraciados com o aroma das flores e da terra, o canto dos pássaros e o som da água corrente e a sensação do ar úmido da floresta na pele.

São tantas levadas espalhadas pelo território da ilha, que este acaba sendo um passeio para todos os turistas que visitam o destino. Não é preciso ser um praticante assíduo do ecoturismo: basta ter vontade de conhecer a incrível natureza local. Há percursos mais curtos e fáceis para quem não está acostumado a fazer muito esforço físico ou simplesmente prefere uma atividade mais leve e relaxada; para os aventureiros de plantão, há caminhos que exigem maior preparo físico, mais longos e com mais desníveis.

Algumas das possibilidades são a Levada dos Balcões, com grau de dificuldade fácil, apenas 1,5 quilômetro de extensão e um maravilhoso mirante; as Levadas das 25 Fontes, com grau de dificuldade médio, 4,6 quilômetros e uma belíssima lagoa; e a Levada do Caldeirão Verde, para os mais experientes, que tem cerca de 6,5 quilômetros, quatro túneis e o encontro com uma parte completamente cobertura por uma vegetação verde e rica, cujo panorama fica ainda mais deslumbrante pela cascata de 100 metros de altura ali presente.

Sobre a Ilha da Madeira

Considerado o melhor destino insular do mundo, a Ilha da Madeira é um pequeno paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. De origem vulcânica, sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. O arquipélago é formado por um conjunto de ilhas, sendo as principais e únicas habitadas Madeira e Porto Santo. Há excelentes opções em balneários, monumentos históricos e ótimos hotéis e restaurantes, onde se pode provar a deliciosa gastronomia e os premiados vinhos madeirenses. Para mais informações, acesse www.madeiraallyear.com.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar