Aventuras nas Regiões Tchecas: Morávia do leste - Região de Zlín

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luiz Fernando Destro
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo

Aventuras nas Regiões Tchecas: Morávia do leste - Região de Zlín

Sabemos que todos os viajantes estão em busca de sua próxima aventura, e é por isso que este ano compartilharemos algumas experiências que você pode viver nas 14 regiões que compõem nosso território. Queremos levá-lo a viajar por todos os cantos, conhecendo atividades emblemáticas da região, eventos que acontecem por lá, celebrações, gastronomia, natureza etc. Esperamos que estas notas ajudem você a escolher seu próximo destino na República Tcheca.

Dados básicos:

Localização:

310 km de Praga, 230 Km. de Viena, 170 Km. de Bratislava

Experiencias / Aventuras:

folclore, arquitetura popular e urbana do século XX, religião católica, spa, gastronomia, sapatos Bata, esporte (trilhas, ciclismo).

Zlín: a cidade do sapateiro mais internacional

Zlín, a capital da região, é a aventura obrigatória para os amantes da arquitetura do século XX e histórias de sucesso de famílias que criaram marcas internacionais que existem até hoje. No caso de Zlín, foi a família Bata (Baťa, em tcheco), que deu fama mundial à cidade. Tudo começou em 1894, quando Tomás Baťa, inspirado em Henry Ford, fundou a fábrica de calçados. Com isso começou a transformar a cidade em uma cidade moderna que até hoje é exemplo único de planejamento urbano e arquitetura do tempo entre guerras, não apenas na República Tcheca mas em nível internacional.

Tudo é econômico, racional, funcional: as vilas, casas e edifícios familiares, colônias da classe trabalhadora, casas coletivas, obras públicas, o primeiro arranha-céu tcheco (a sede da empresa onde o Sr. Baťa tinha sua mesa principal dentro do elevador para facilitar o rápido contato com seus funcionários), a numeração original das ruas de acordo com a orientação, e a dos prédios de acordo com sua situação. Uma cidade peculiar onde os edifícios se assemelham faz deste um lugar muito interessante para se visitar.

Além disso, a família Baťa possui uma ligação com o Brasil. Com a eclosão da Segunda Guerra, membros da família imigraram para o Brasil, se instalaram no sertão, onde usaram seus conhecimentos industriais para criar negócios. Acabaram por fundar duas cidades no Mato Grosso do Sul, que receberam os nomes de Batayporã e Bataiguaçu. Nestas cidades, até hoje, a cultura tcheca é preservada, através dos descendentes.

Para visitar: Instituto de Baťa (originalmente edifícios industriais de Baťa, os de número 14 e 15 se tornaram um centro educacional e cultural onde se localiza a Galeria de Arte e o Museu do Sudeste da Morávia, com exposição sobre a história da empresa Baťa), O arranha-céu de Baťa, bairro de Letná (com casas de tijolos que Baťa construiu para seus funcionários) e Memorial Tomáš Baťa.

Arquitetura popular, folclore, religião…

Com a moderna de Zlín à frente, é curioso que a região abrigue também lugares cheios de tradição, costumes, folclore e arquitetura folclórica tradicional, como a do arquiteto eslovaco Dušan Jurkovič. O estilo destaca-se pelas cores marcantes, mosaicos e elementos cerâmicos. Todas as suas obras têm um estilo peculiar que reflete uma grande influência da arquitetura popular.

Podemos encontrar várias construções desse arquiteto peculiar em toda a Morávia, mas, na região de Zlín, existem suas obras mais emblemáticas:

O Museu Etnográfico de Rožnov pod Radhoštěm (60 km de Zlín). A particularidade deste museu é que é ao ar livre e é uma cidade preservada no tempo, onde você encontra seus habitantes vivendo com o presente e preservando a arquitetura e as tradições da Valáquia.

A Vila de Madeira, parte mais antiga do museu ao ar livre, para a qual se trasladaram as casas da Praça Rožnov e uma bela igreja de uma cidade vizinha. A visita dentro desses edifícios o aproximará da vida de seus habitantes num passado distante. As construções técnicas estão representadas pelo Mill Valley, onde a maioria das exposições é impulsionada pela força da água. O povo da Valáquia mantém sua identidade, apesar de todas as mudanças que sofreu durante as últimas centenas de anos.

A cidade-spa de Luhačovice, a 25km de Zlín. Precisamente ali, Jurkovič assumiu a tarefa de compor a concepção urbanística geral do balneário e também elaborou os projetos para 14 obras. Nem todos foram preservados, no entanto, os principais podem ser vistos, com toda a sua beleza original. Jurkovič começou a reconstruir a casa de Jan (agora a casa de Jurkovič), que hoje é um dos lugares mais solicitados pelos hóspedes do spa para passar sua estadia nesta cidade. Ao caminhar pela cidade, não deixe de visitar as vilas de Jestřabí e Valaška, Sluneční lázně ou Hudební pavilon (o pavilhão musical) no parque spa.

Em Pustevny (1.018 m, 80 km), um dos lugares mais visitados nas Montanhas Beskydy, existem duas casas de campo do arquiteto Jurkovič: Maměnka (hotel) e Libušín (restaurante), e um campanário. Pustevny é um importante centro de esqui no inverno e esportes como caminhadas, ciclismo, parapente, passeios em skates ou segways no verão. Em 1940, foi inaugurado o primeiro teleférico de Trojanovice a Pustevny, o mais anguloso da Europa. O nome significa eremitas - diz a lenda que em meados do século XVIII neste local foi construída a primeira capela de madeira para um eremita, daí o nome.

Dica: 4 km a pé de Pustevny até a montanha Radhošť (1.129 m) com belas vistas das montanhas de Beskydy.

Seguindo o caminho das tradições, e se você realmente quiser experimentar algo único do folclore tcheco, não perca a Cavalgada dos Reis de Vlčnov (40 km de Zlín), geralmente no final de maio (29.-31.5.2020).

É um rito inicial original, durante o qual meninos de 18 anos são recebidos entre adultos. Cada um deles pode atuar como membro da comitiva apenas uma vez na vida; o rei é um menino de 10 a 12 anos, vestido com um traje de menina. A programação do evento Cavalgada dos Reis oferece shows folclóricos, shows de grupos de charanga e címbalo, degustações de vinhos, feira de artesanato e exposições. Antes da Segunda Guerra Mundial, a Cavalgada dos Reis era celebrada em quase todas as cidades da região de Slovácko. Hoje a tradição é preservada em Vlčnov, Hluk, Kunovice e Skoronice.

Além dos legados da arquitetura, esta região também possui um legado reconhecido pela UNESCO: o palácio do arcebispo e seus jardins em Kroměříž (a 30 km de Zlín).

O jardim das flores foi criado em meados do século XVII e mostra simetria precisa. É abundantemente adornado com esculturas e fontes. No centro, você também encontrará uma rotatória cuja parede inteira é cercada por uma elegante avenida com esculturas dos deuses da antiguidade. O jardim ao pé do palácio é um belo exemplo de um parque muito bem preservado, com uma coleção única de árvores.

O ponto dominante do recinto, sob o patrocínio do Patrimônio Mundial, é o monumental palácio barroco, cuja torre alta oferece vistas inesquecíveis da cidade, seus belos terraços e arredores.

Outra visita recomendada, a apenas 30 minutos de carro de Zlín (35 km), seria o Mosteiro de Velehrad. O mosteiro de Velehrad e especialmente sua basílica representam o centro espiritual da República Tcheca. Aqui começou a ser escrita a história milenar do cristianismo nesta parte da Europa. É o local em que peregrinações nacionais são realizadas anualmente, em que dezenas de milhares de pessoas participam. A mais importante, em 5 de julho, celebra a chegada dos apóstolos eslavos Cirilo e Metódio à Grande Morávia, no ano 863, portanto há 1157 anos.

Apimente sua viagem

Falando diretamente de tradições, você não pode perder o licor mais tradicional deste lugar: o Slivovice.

Este destilado é, geralmente, de ameixa, incolor e com renome mundial. Tradicionalmente, as pessoas, fiéis aos costumes, acreditam que uma dose dessa bebida pela manhã retira tudo de mal do corpo e da mente. Acredita-se que isso venha de um costume do século XIII, em que destilados eram sinônimos para a prevenção de doenças contagiosas, como a peste.

Para visitar: A destilaria de Rudolf Jelínek, a mais conhecida internacionalmente, fica em Vizovice (a 20 km de Zlín).

Itinerário recomendado (3 dias)

Dia 1: Zlín – Vizovice - Luhačovice

Dia 2: Kroměříž – Velehrad - Vlčnov

Dia 3: Rožnov pod Radhoštěm – Pustevny – Radhošť

A melhor época para viajar para a Região de Zlín é de abril a outubro. Para os amantes de esqui, de meados de dezembro a princípio de março.