Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Compromisso Ambiental CLIA Global: saiba os avanços e investimento do Setor de Cruzeiros para 2020 e para os próximos anos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Diego Sierra
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

O desenvolvimento e a identificação de novas tecnologias e de combustíveis mais limpos constituem uma prioridade máxima para a indústria de cruzeiros, que é pioneira na proteção ambiental marítima, líder em inovação e investimentos para o turismo responsável, e que atua na gestão cuidadosa do volume de turistas para evitar superlotações em determinados destinos.

A cada ano, milhões de pessoas elegem os cruzeiros como a melhor opção para conhecer o mundo. Dados recentemente divulgados mostram que, em 2020, 32 milhões de passageiros deverão embarcar em cruzeiros, tipo de viagem que alia o melhor custo x benefício para seus adeptos por conter, em um único pacote, transporte, hospedagem, entretenimento, alimentação, segurança e muita interação cultural.

Ainda que os navios de cruzeiro representem menos de 1% da comunidade marítima global, os membros da CLIA (Cruise Line International Association) estão na linha de frente das práticas recomendadas, idealizadas para proteger a integridade dos destinos visitados e melhorar as experiências dos viajantes e comunidades locais. Listamos algumas:

Ø Mais de 68% da capacidade global usa os sistemas de limpeza de gases de escape (EGCS) que processam emissões de navios para reduzir os níveis de enxofre em até 98% e que, segundo inúmeros estudos, têm efeitos mínimos sobre a qualidade da água, incluindo águas portuárias e sedimentos ao longo do tempo. Os EGCS reduzem também o total de material particulado típico em 50% ou mais (incluindo carbono elementar e orgânico e carbono preto) e os óxidos de nitrogênio em até 12%.

Ø 44% das novas embarcações usará o GNL para propulsão primária, um aumento de 60% na capacidade global em comparação ao ano passado. As emissões de enxofre com GNL são praticamente zero, havendo uma redução de 95% a 100% em emissões particuladas, uma redução de 85% em emissões de NOx e uma redução de até 20% em emissões de gases de efeito estufa.

Ø Sistemas de lubrificação a ar para cascos de navios para reduzir a fricção e o consumo de combustível, aumentando a eficiência.

Ø Capacidade de energia em terra que permite que os navios se “pluguem” quando estiverem no porto de escala, reduzindo as emissões gerais. 88% das novas construções estão comprometidas com a instalação de sistemas de eletricidade costeira ou serão configuradas para instalar eletricidade costeira no futuro.

A frota da CLIA está ficando mais jovem: A idade média da frota de linhas de cruzeiro da CLIA é de 14,1 anos, em comparação aos 14,6 do ano anterior.

Outras práticas pró-ambientais mais simples, mas muito eficientes, são bastante comuns em muitos navios, como o número crescente de empresas de cruzeiros proibindo o uso de plásticos de uso único; iluminação feita com LED, que dura 25 vezes mais e consome 80% menos energia; itinerários otimizados no que se refere à velocidade, rotas e distâncias viajadas para reduzir significativamente o consumo de combustível; e volume de reciclagem a bordo maior que o de muitas cidades que os navios visitam.

“Contabilizamos grandes progressos na proteção ambiental marítima, mas sabemos que ainda há trabalho a ser feito. A indústria de cruzeiros assumiu o compromisso de toda a frota reduzir a taxa de emissões de carbono em 40% até 2030 em comparação a 2008” disse o presidente da CLIA Brasil, Marco Ferraz. “Trata-se de uma meta desafiadora, mas todo o trabalho é feito com muito foco e seriedade, tanto que a CLIA e suas companhias associadas se uniram voluntariamente a outras associações marítimas, em dezembro de 2019, para iniciar uma proposta à OMI para estabelecer o primeiro fundo colaborativo de pesquisa e desenvolvimento em navegação do mundo, que geraria cerca de 5 bilhões de dólares ao longo de um período de dez anos, com o objetivo de encontrar soluções ambientais que ainda não existem”, completou Ferraz.

Sobre a Cruise Lines Internacional Association (CLIA) - Uma Indústria, Uma Voz

A Cruise Lines International Association (CLIA) é a maior associação comercial da indústria de cruzeiros do mundo, fornecendo uma voz unificada e autoridade líder da comunidade global de cruzeiros. A associação possui 15 escritórios em todo o mundo, com representação nas Américas do Norte e do Sul, Europa, Ásia e Australásia. A CLIA apoia políticas e práticas que promovem um ambiente de navio de cruzeiro seguro, saudável e sustentável para os mais de 30 milhões de passageiros que viajam anualmente e se dedica a promover a experiências de viagem de cruzeiro.

A Comunidade CLIA é composta pelas companhias de cruzeiros marítimas, fluviais e especiais de maior prestígio do mundo; uma comunidade de agentes de viagens altamente treinada e certificada; e fornecedores e parceiros de linhas de cruzeiro, incluindo portos e destinos, desenvolvimento de navios, fornecedores e serviços comerciais. A missão da entidade é ser a organização global unificada que ajuda seus membros a obter sucesso, defendendo, educando e promovendo os interesses comuns da comunidade de cruzeiros. Para obter mais informações, visite www.cruising.org ou siga a Cruise Lines International Association nas páginas do Facebook e Twitter do CLIA.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar