Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

A força da figura feminina no turismo de Munhoz

A força da figura feminina no turismo de Munhoz

Sucesso do turismo da Estância Climática de Munhoz passa pelas mãos das mulheres

Empoderamento feminino é uma das discussões mais atuais na sociedade. Essa pauta tem sido de uma importância extrema, pois traz à tona a inclusão de mulheres em diversos espaços, inclusive no turismo. Apesar das gritantes desigualdades ainda vividas diariamente, é inegável a presença de inúmeras mulheres dentro do setor independente do campo de atuação.

Atualmente, o público feminino figura em todos os âmbitos do turismo. Desde as mulheres que buscam alcançar políticas públicas que fomentem o destino até empreendedoras, agentes de viagem, guias de turismo e, claro, viajantes. Todas, de alguma forma, contribuem para o crescimento da região e geram de maneira direta ou não, renda e emprego.

Munhoz é uma pequena estância climática localizada no extremo sul de Minas Gerais. O município é comandado quase que totalmente por mulheres. Embora seja um destino ecológico e com bases fortes no turismo de experiência e no agro turismo, a cidade tem ampla liderança feminina e conquista cada vez mais um público fiel à natureza, a boa acolhida e ao contato com essência do campo.

Durante o Dia Internacional da Mulher, que acontece no dia 8 de março, a cidade homenageará o trade turístico mais feminino do Brasil, composto por mais de 90% de mulheres.

Elisabeth Fontanella começou sua jornada com um pequeno negócio de Café Colonial na área rural que evoluiu para uma pequena Pousada, administrada por ela até 2019. Resolveu então dedicar-se à criação de uma agência receptiva que vislumbrasse atividades e passeios especiais pela Serra da Mantiqueira. “A agência receptiva começou a ganhar forma e está entrando em operação esse ano de 2020 já participando do ‘Minas Recebe’ e do ‘Destino Mantiqueira’”, comenta. Hoje, ela também se dedica ao desenvolvimento do turismo de Munhoz, além de presidir o Comtur Municipal e ocupar o cargo de Secretária de Turismo no município.

Já do lado das empreendedoras, não faltam números e diversas opções de estabelecimentos. Juntas, as irmãs Talita e Clara estão à frente do Kiosque Bueno’s, que oferece uma variedade de petiscos pela região central.

As artesãs também não ficam de fora. Regina Araújo e Lilian Riquelme são apenas uns dos nomes que estão à frente do artesanato na cidade. Regina, sempre foi artesã e resolveu empreender no turismo, pois acha que é um fator importante para a cidade. Já, Lilian, chilena de nascença que abraçou Munhoz como sua casa, investe em doces artesanais.

E não se fala em turismo sem citar a culinária local. É assim que Gilda Matos, proprietária do Restaurante MD, conduz o empreendimento. “Eu e minha irmã tivemos a ideia de abrir um restaurante e estamos no mercado há 17 anos. Recebemos clientes de todos os lugares, que buscam desde um almoço caseiro e delicioso até a linda natureza da cidade”.

A hotelaria de Munhoz é marcada pela presença de diversas pousadas. A Pousada Santa Mônica, comandada por Mara de Lauro, é uma das opções de hospedagem pela região. A antiga residência foi transformada em uma estalagem e hoje oferece um espaço de acolhimento com bom atendimento. “Como tenho uma estrutura muito boa, resolvi utilizar todos os recursos da casa já montada para criar a pousada”, conta a proprietária.

Sobre Munhoz

Rico em atrativos naturais, Munhoz desponta como um destino de ecoturismo e turismo rural no extremo sul de Minas Gerais. A região está situada no Circuito Serras Verdes do Sul de Minas, um dos locais mais bonitos do país, marcado pelo verde da Serra da Mantiqueira. As altitudes médias acima de 1.000 metros oferecem um clima ameno e por vezes, um friozinho agradável. O município também se destaca pela cozinha tradicional mineira, opções de atividades de aventura e locais históricos que datam o final do século XIX.

Serviço
Prefeitura de Munhoz –


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo