Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Case de sucesso: compressores da Atlas Copco aumentam produtividade na Hyundai

Troca de equipamentos possibilitou maior eficiência energética na geração de ar comprimido

Estabelecida desde 2010 no Brasil, a montadora sul-coreana Hyundai tem uma produção anual de 210 a 215 mil veículos no país. Com essa grande demanda, a redução no consumo de energia é essencial para atingir maior produtividade.

Quando a empresa enfrentou uma quebra de equipamentos, assim como dificuldades de mão de obra, foi observado que o consumo de energia era bastante alto, o que exigiu traçar metas de otimização nesse sentido.

O Gerente de Facilidades da Hyundai no Brasil, Cesar Henrique dos Santos, conta que já havia trabalhado para outras indústrias automotivas e que encontrou na Hyundai máquinas bastante diferentes daquelas disponíveis no mercado nacional, bem como as usualmente utilizadas na indústria automotiva.

“Um grande ruído foi observado no entorno da área de utilidades. Foi um incômodo, porque era um desperdício de dinheiro. Portanto, contatamos a Atlas Copco para nos ajudar a entender como poderíamos melhorar a eficiência energética na geração de ar comprimido. E foi assim que tudo começou”, afirma Cesar.

“Detectamos um grande gasto de energia por conta do dimensionamento incorreto dos compressores centrífugos que havia na planta e que acabavam jogando ar comprimido fora. Isto era um incômodo ao cliente, pois também significava um desperdício de dinheiro”, afirma José Penna, gerente de vendas da Atlas Copco.

Um estudo foi realizado para oferecer novas alternativas de equipamentos e a Hyundai optou por utilizar quatro compressores ZR 250 VSD, isentos de óleo, e que permitiram mais flexibilidade para alta e baixa pressão, assim se um problema ocorresse em uma máquina, haveria outras três opções de aplicação.

“Com essa flexibilidade, nós também aumentamos a produção com melhor desempenho, pois – com o crescimento do mercado e a proposta da Hyundai de aumentar o volume de produção – pudemos atender com as máquinas novas um volume de produção maior”, avalia Cesar.

O resultado do projeto foi um sucesso, garantindo o retorno do investimento em apenas um ano, com uma economia de cerca de US$ 1,2 milhão neste período apenas em energia elétrica, além de uma redução de 40% a 50% nos custos de manutenção.

O gerente conta ainda que em termos de confiabilidade e quebras, as taxas da Hyundai caíram para zero, garantindo 100% de disponibilidade. Além disso, houve uma redução no consumo de água de resfriamento, com uma economia mantida ao longo de todo o de operação.

“A Atlas Copco não vendeu apenas uma máquina, não é um fornecedor de produtos, mas sim entrega uma solução e checa constantemente essa solução em parceria com o nosso departamento de engenharia. Esses fatores são os mais importantes para nós, porque nos deixaram tranquilos em relação à decisão que tomamos”, finaliza César.

SOBRE ATLAS COPCO

Grandes ideias aceleram a inovação. A Atlas Copco transforma ideias industriais em benefícios estratégicos aos negócios desde 1873. Ao ouvir seus clientes e conhecer suas necessidades, a empresa entrega valor e inova com o futuro em mente. A Atlas Copco está sediada em Estocolmo, na Suécia, com clientes em mais de 180 países e cerca de 37.000 funcionários. Receitas da BSEK 95/9 BEUR em 2018. Para mais informações: www.atlascopcogroup.com


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo